Ir para o conteúdo
Dr_Lion

Script cifrar ficheiros

Mensagens Recomendadas

Dr_Lion

Ora bem, lembrei-me que poderia ser uma brincadeira interessante e com alguma utilidade, visto que guardar ficheiros na cloud é cada vez mais um aspecto duvidoso, e como há algumas coisas que se pretendem manter pessoais..

O script funciona, a questão é mais a nível de optimização de código, coisas que achem interessantes/relevantes. O "algoritmo de cifra é apenas a título de exemplo, pois é dos mais básicos, mas isso é outra história..

#!/usr/bin/env python
import os
import sys
#cifra
opt = sys.argv[1]
fich = open(sys.argv[2], "rb")
if opt == "-c":
nomefc = sys.argv[2]+".fdd"
fich_c = open(nomefc, "wb")
for chunk in fich:
 for byte in chunk:
  byte2 = chr(ord(byte) + 10)
  fich_c.write(byte2)
fich.close()
fich_c.close()
print "Terminado!"
elif opt == "-d":
#decifra
fich = open(sys.argv[2], "rb")
nometmp = sys.argv[2]
nomefc = nometmp[:-4]
fich_c = open(nomefc, "wb")
for chunk in fich:
 for byte in chunk:
  byte2 = chr(ord(byte) - 10)
  fich_c.write(byte2)
fich.close()
fich_c.close()
print "Terminado!"
else:
print "Errr, provavelmente nos parametros!"

Editado por Dr_Lion

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Pedro C.

Bem para um uso ainda mais especializado seria bom que o script corre-se mais ficheiros de uma virada. Talvez usando os comandos dos modulos "os" e/ou "glob" (ver: http://stackoverflow.com/questions/3207219/how-to-list-all-files-of-a-directory-in-python).

Ainda mais para a frente no acto de cifração poderias criar uma key (um sinal qualquer no ficheiro) que indicasse que aquele ficheiro tinha sido encriptado pelo teu software. Depois ele poderia ler todos os ficheiro de um caminho, identificar aqueles que têm a key e aplicar a decifração.

Ainda mais para a frente poderias considerar um modulo especializado de encriptação (por exemplo, ver: https://www.dlitz.net/software/pycrypto/,https://pypi.python.org/pypi/pycrypto).

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Dr_Lion

Boas pedro, relativamente a não ter incluido pesquisas por directório tem uma razão simples, subtendo á partida que pontualmente o método se pode aplicar a um ficheiro, ou no caso de serem vários num directório para mim seriam todos, e nesse caso o script seria aplicado após zipar a pasta, pelo que seria da mesma forma apenas um ficheiro.

Na verdade aquilo que falas relação a distinguir o ficheiro, fi-lo pela extensão que adiciono ao ficheiro no final do nome ".fdd" significa que foi cifrado com o meu script.

Quanto ao módulo de cifra não me ocorreu fazer a pesquisa, e também porque a ideia era fazer algo mais baixo nível, mas é uma ideia a ter em conta, ogbrigado pelas dicas.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.