Jump to content
leia

Lista de lista com elementos sucessivos de uma lista

Recommended Posts

leia

Boa tarde ,

Ca ando eu as voltas com as listas outra vez .

Quero fazer uma lista de listas que tem elementos sucessivos da lista original.Tendo listSeq2 3 1 [1,2,3,4,5,6,7,8].Obtendo [[1,2,3][2,3,4],[3,4,5][4,5,6],[5,6,7],[6,7,8]]

Apesar de perceber o que pede o exercício me faz muita confusão quando tento escrever o código.

Acho muito complicada esta resolução e ao mesmo tempo bastante comprida

listSeq2 _ _ [] = []
listSeq2 y w xs | length xs >= y+1 =(seqAux y xs): (listSeq2 y w(drop w xs))
              | otherwise = (seqAux (length xs) xs): (listSeq2 y w [])

seqAux 0 _ = []
seqAux y (x:xs)= x: (seqAux(y-1) xs)

obgd

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

thoga31

Vê este tópico

Bem, essa solução não se pode chamar de legível :/

Isso resolve-se com apenas uma função e com as patterns correctas. Pensemos:

• A função recebe uma lista e devolve uma List of List, ou seja:
    listSeq :: [a] -> [[a]]

• Se a lista tiver só 3 elementos, devolvemos a dita lista - esta vai ser a nossa condição de paragem da função recursiva.
    listSeq (x:y:z:[]) = [[x,y,z]]

• Se a lista tiver mais do que 3 elementos, então pegamos nos primeiros 3 e fazemos com eles uma lista, e unimos ao resto da lista que há-de ser construída recursivamente. Ou seja, juntamos [x,y,z] a uma [[a]] que será calculada a partir de y:z:zs, sendo zs o resto da lista:
    listSeq (x:y:z:zs) = [x, y, z] : listSeq (y:z:zs)

Se olhares para o tipo da função, isto faz sentido pois estamos a fazer isto:

[a] : [[a]]  ->  [[a]]  -- o tipo de retorno é [[a]]

• Caso a lista tenho menos elementos, devolvemos a respectiva List of List:
    listSeq l = [l]

Teste:

Prelude> listSeq [1..10]
[[1,2,3],[2,3,4],[3,4,5],[4,5,6],[5,6,7],[6,7,8],[7,8,9],[8,9,10]]

Não precisas de nenhum length, só precisas mesmo da própria lista. Tu tentaste simular um ciclo do paradigma estrutural com essa solução.

Está-te a faltar o pensamento recursivo, ainda. ;)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

leia

Boa tarde thoga31,

E verdade eu comencei a muito pouco tempo na programação e me baralho muito ainda com coisas que são basicas ate. Eu percebi esta resolução mas o tipo da função que eu quero e diferente

listSeq:: Int -> Int -> [a] -> [[a]]

Quero obter:

Main> listSeq 3 1 [1,2,3,4,5,6,7,8]

[[1,2,3],[2,3,4],[3,4,5],[4,5,6],[5,6,7],[6,7,8]]

listSeq 4 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]

[[1,2,3,4],[3,4,5,6],[5,6,7,8]]

Obrigada

Sem querer apaguei o que eu publiquei e a sua resposta (thoga31) da conversa principal e não sei por de volta sem ter que escrever de novo :\

thoga31

Isso já muda um pouco a conversa... :D

Então tens de pensar assim: eu tenho de obter n elementos da lista e juntar ao resto (que será calculado recursivamente), desde que a lista tenha esses n elementos. Caso tenha só n ou menos do que n elementos, então tenho a condição de paragem.

Trocado por miúdos: obter uma lista de 4 sucessivos da lista [1..8], de 3 em 3:

• [1,2,3,4,5,6,7,8] - temos os 4 elementos e ainda sobra: pegamos em [1,2,3,4] e fazemos o mesmo para [4..8], ou seja, descartámos os 3 primeiros elementos na análise seguinte;
  • [4,5,6,7,8] - temos 4 elementos, e juntamos [4,5,6,7]. Voltamos a descartar 3 elementos;
  • [7,8] - só temos 2 elementos de sobra, simplesmente devolvemos [[7,8]], sendo aqui a condição de paragem

Portanto, tu fazes um take de n elementos, e fazes um drop dos elementos que queres descartar para a análise seguinte. Para saberes se tens elementos suficientes, comparas n com o length da lista, à qual vou dar o nome de xs.

Não faz sentido que os dois valores passados por argumento sejam menores ou iguais que zero, pelo que convém controlá-los.

Desta vez será melhor fazer uma análise com pattern guards:

• Se n<=0 ou jump<=0, então devolvemos [[]] (jump será o número de elementos a descartar para a próxima análise);
  • Se n>=length(xs) então temos menos elementos do que os necessários, pelo que devolvemos a lista inserida noutra lista: [xs];
  • Noutros casos, é fazer a "marosca": fazemos um take de n elementos da lista, e juntamos ao resultado de listSeq passando a lista "cortada", ou seja, com um drop de jump elementos.

Acho que te disse tudo, tenta lá ver se percebeste e ver se chegas ao código ;)

EDIT: o nº de elementos a descartar pode ser maior do que o nº de elementos a juntar? Ou seja, posso fazer listSeq 4 5 [1..10]?

Sem querer apaguei o que eu publiquei e a sua resposta (thoga31) da conversa principal e não sei por de volta sem ter que escrever de novo :\

Não apagaste nada. Eu é que movi os posts para um novo tópico, esqueci-me de dizer, pois esta é uma dúvida diferente. Dúvidas novas, tópicos novos. ;)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

leia

Acho que não segui bem o seu raciocínio mas assim funciona também. Queria era ver a sua versão pk não consegui por ela de pê para encaixar a função ...:\

listSeq4 n m = if m == 0
                      then error "deslocamento tem de ser >= 1"
                      else takeWhile (not.null) .map(take n). iterate (drop m)

obgd

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

motherFFH

É isso mesmo. Isso é uma solução funcional. Muitas vezes tentamos pensar iterativamente nestes casos e originamos soluções menos claras.

A condição do takeWhile deve ser substituída por (\x -> length x == n).

leia

Substituindo assim ?? me da False mas eu quero e obter a lista de listas como acima.

listSeq6 n m = if m == 0
                      else  (\x -> length x == n)

obgd

esqueci de colocar takeWhile :) desculpa

o codigo acima ficara :

listSeq6 n m = if m == 0
                     else takeWhile (\x -> length x == n) .map(take n). iterate (drop m)

jà agora como poderei resolver sem usar if ,then, else...? Usando recursiva,guards!!!!

obgd.

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

thoga31

@leia, vê este tópico por favor, se não para a próxima serei obrigado a tomar medidas mais sérias. Não estou para estar sempre a editar os teus posts a colocar as tags CODE.

Bem, essa solução não me tinha passado pela cabeça pois eu pensei em algo mais simples, repara que eu vou aplicar exactamente aquilo que eu estava a dizer por pontos:

listSeq n jump xs | n <= 0 || jump <= 0 = [[]]
                 | n >= length xs      = [xs]
                 | otherwise           = (take n xs) : listSeq n jump (drop jump xs)

Knowledge is free!

thoga31

listSeq6 n m = if m == 0

Já agora, vamos identar isto bem, que o Haskell é sensível, e vamos simplificar a condição do takeWhile. ;)

E como não gosto muito do error, vou colocar um output padrão que depois poderá ser tratado devidamente num main (a haver um).

E a condição deverá referir-se não só ao m mas também ao n, e deverá ser para menor ou igual a 0!

listSeq6 n m = if m <= 0 || n <= 0
              then [[]]
              else takeWhile ((== n) . length) . map (take n) . iterate (drop m)

Pessoalmente prefiro ver, sempre que possível, funções compostas do que funções lambda na condição.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

leia

Hum ,me esta a dar erro quando tento compilar.

ERROR "test2.hs":51 - Type error in conditional
*** Expression : if m <= 0 || n <= 0 then [[]] else takeWhile (flip (==) n . length) . map (take n) . iterate (drop m)
*** Term : takeWhile (flip (==) n . length) . map (take n) . iterate (drop m)
*** Type : [b] -> [[b]]
*** Does not match : [[a]]

E tambem descobri que duas das funções a cima não me estão a dar resultados coretos em todos os casos

listSeq6 n m = if m == 0

listSeq4 n m = if m == 0
		  else takeWhile (not.null).map(take n).iterate (drop m)

porque obtenho

Main> listSeq4 3 1 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2,3],[2,3,4],[3,4,5],[4,5,6],[5,6,7],[6,7,8],[7,8],[8]]
Main> listSeq4 4 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2,3,4],[3,4,5,6],[5,6,7,8],[7,8]]
Main> listSeq4 2 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2],[3,4],[5,6],[7,8]]
Main> listSeq4 3 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2,3],[3,4,5],[5,6,7],[7,8]]

Main> listSeq6 3 1 [1,2,3,4,5,6,7,8]
Main> listSeq6 3 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2,3],[3,4,5],[5,6,7]]
Main> listSeq6 4 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
Main> listSeq6 2 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]

em lugar de

Main> listSeq 3 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
[[1,2,3],[3,4,5],[5,6,7],[7,8]]
Main> listSeq 3 1 [1,2,3,4,5,6,7,8]
Main> listSeq 2 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]
Main> listSeq 4 2 [1,2,3,4,5,6,7,8]

Edited by Rui Carlos
GeSHi

leia

Ja agora para meter o codigo as cores qual a opção ??? para não voltar a levar nas orelhas!!!!

Edited by leia

thoga31

Porque fizeste um flip na condição do takeWhile?

Ja agora para meter o codigo as cores qual a opção ??? para não voltar a levar nas orelhas!!!!

No link diz que, após "code", se mete "=LP", onde "LP" é o nome da linguagem. Neste caso, é "haskell", logo, será "code=haskell":

[ code=haskell ]  <-- sem os espaços
código aqui
[ /code ]  <-- sem os espaços

Knowledge is free!

leia

Boa noite,

aquele flip foi uma sugestão que me foi dada mais acima para fazer a troca do que tinha com a lambda.Podia me dizer faz favor porque não funcionou em todos os casos alterando meu resultado.?

leia