Jump to content
Ricardo Sousa Pio

Análise de Sistema de Informação

Recommended Posts

Ricardo Sousa Pio

Ola..

sou o Ricardo Sousa Pio e gostaria de receber uma ajuda vossa sobre analise de um sistema de informação -- Carpooling--

carpooling - significa boleia solidaria.

como sou um programador pricipiante quero receber ajuda sobre como posso implementar um sistema de pagamento na rede, onde

cada cliente que quiser utilizar tem que ter um saldo, esse saldo pode ser creditado por um carregamento por um sistema de pagamento (ex. PayPal) ou debitado de cada vez que o cliente se inscrever num dos serviços oferecidos pelo sistema.

Ajudem a idealizar esta implementação em diagrama de fluxos de dados. Agradeceria..

CC Ricardo Pio!

Warrior

Isto parece-me um trabalho escolar.

O que já fizeste? Em que parte do diagrama tens dúvidas?

• Vote 1

Ricardo Sousa Pio

Warrior isto é mesmo um trabalho escolar.

a minha duvida esta como implementar ou representar a actuação do sistema de pagamento no meu sistema

apartir do DFD, como é que sera feito o debito o carregamento com o sistema de pagamento. ex. Paypal.

eu ja fiz uma parte do DFD so n posso terminar porque falta a representação do sistema de pagamento.. eis a minha questão.

esta o projecto: simplesmente pra receber ideias.

CC Ricardo Pio!

Warrior

Acho que não há uma só resposta. Depende do resto do teu sistema e depende da granularidade do teu DFD.

Tipicamente será algo como teres um actor externo (e.g. Paypal) ao qual comunicas um valor a debitar e recebes uma confirmação. Eu diria que o pagamento não estaria acoplado a uma única transacção mas sim ou a um conjunto ou ao utilizar em si (permitir abater uma conta corrente).

• Vote 1

Ricardo Sousa Pio

Warrior propriamente utilizando o paypal acho q teriamos q ter uma conexao com um banco onde faz a transferencia do dinheiro.

Nos processos eu identifiquei assim:

O cliente ao inscrever-se numa boleia tera q ter um saldo na conta, tendo um saldo quer dizer q existe uma conta do cliente e do condutor. Cada vez q o cliente se inscrever, sera debitado na sua conta o valor da boleia inscrita, e creditado n conta do condutor. Mas pra isso temos q utilizar o paypal. E n sei como posso implementar.

CC Ricardo Pio!

Warrior

Warrior propriamente utilizando o paypal acho q teriamos q ter uma conexao com um banco onde faz a transferencia do dinheiro.

Nos processos eu identifiquei assim:

O cliente ao inscrever-se numa boleia tera q ter um saldo na conta, tendo um saldo quer dizer q existe uma conta do cliente e do condutor. Cada vez q o cliente se inscrever, sera debitado na sua conta o valor da boleia inscrita, e creditado n conta do condutor. Mas pra isso temos q utilizar o paypal. E n sei como posso implementar.

O teu sistema nunca comunicará com o banco mas sim com o Paypal, portanto nenhum dos teus diagramas deve incluir os bancos.

Já agora, consigo pensar em vários motivos que te levam a nunca transferir dinheiro do cliente para o condutor mas sempre para uma conta intermédia da tua empresa, mas isto parece-me um detalhe neste caso.

Edited by Warrior

Ricardo Sousa Pio

Hamm.. Pois consigo também análisar os riscos q podem ocorrer, pois estou a entender as sugestões q esta criar. Teria uma outra maneira de simular sem utilizar o paypal?

CC Ricardo Pio!