Jump to content
tacurtir

jornal online através de pdf

Recommended Posts

tacurtir

Boas pessoal,

tenho uma aplicação desenvolvida em php que gere assinantes de um jornal. todas as semanas envio um email com a nova ediçao em pdf. Como devem perceber esse pdf espalha-se e perco o controlo, ou seja as pessoas que o recebem disponibilizam-no aos amigos.

Gostaria de saber uma forma de contornar esta situação...Podem ajudar a arranjar uma solução?

Obrigado.

Pivot

Se estás a enviar ficheiros, ou estás a disponibilizá-lo de alguma forma, tens sempre esse problema...

E mesmo que não tenhas o jornal num ficheiro, tens sempre o "risco" de alguém copiar o texto ou print screens seja o que for, para os amigos... :)

Não sei ao certo o que pretendes...

Abraço,

Rafael.

tacurtir

boas rafael,

o que pretendo é minimizar a distribuição do pdf. implementar algo, como por exemplo uma password própria no pdf para cada assinante. Algo assim.

Preciso mesmo é seguir a melhor forma...preciso de ideias...

Pivot

Mas se reparares, ao adicionares uma password para cada assinante, basta o "pirata" enviar junto com o ficheiro a password...

A única forma, que vejo mais plausível nestes casos é a leitura do ficheiro online, sem ser em PDF...

E utilizas javascript para bloquear algumas funcionalidades do teclado (print screen, CTRL + C, MOUSE2, etc)...

Acho que é a forma melhor para evitares a distribuição indevida!

Abraço,

Rafael

tacurtir

já tenho meia implementação feita com a solução sugerida rafael...inicialmente foi o caminho que segui, vou finalizar...

abraço e obrigado.

Virneto

Tenho estado a desenvolver/matutar algo semelhante no passado recente...

o que pretendo é minimizar a distribuição do pdf.

(...)

Preciso mesmo é seguir a melhor forma...preciso de ideias...

Eu, para já, aceitei que não será possivel impedir por completo a disseminação do conteúdo, mas estou convencido que que é possivel minimizá-la.

Aqui ficam 2 ideias:

1- Personaliza o pdf com opções escolhidas por cada utilizador. E se for possível também podes incluir/dar destaque no pdf aos conteúdos em função dos tópicos escolhidos pelos teus utilizadores. por exemplo: Se o jornal for desportivo, pergunta-lhes se querem conteúdos de todas as modalidades? de que clubes? de que competições?.... até a formatação do jornal pode ser escolhida por eles :P .

2- Para cada edição do jornal incluis para cada utilizador um códido promocional único. Na mesma edição lanças uma espécie de promoção/sorteio ou quizz para a edição seguinte. Para participar têm de introduzir o seu code, e quando o code entrar repetido...

Mas a médio prazo estuo convencido que a solução passa mesmo por encontrar outros modelos de receita para a tua aplicação como sugeriu o @Lfscoutinho. Quando os encontrares tás à vontade para vir cá partilhar :cheesygrin::D

Have fun! :thumbsup:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Rui Carlos

A única forma, que vejo mais plausível nestes casos é a leitura do ficheiro online, sem ser em PDF...

E utilizas javascript para bloquear algumas funcionalidades do teclado (print screen, CTRL + C, MOUSE2, etc)...

Assumindo que conseguias fazer isso tudo com Javascript, o que tenho algumas dúvidas, bastava desactivar o Javascript para resolver o problema. Suspeito que seria necessário ir para algo baseado em Flash/Silverlight para se ter algo minimamente seguro.

Ainda assim, acho que o printscreen, por exemplo, seria muito complicado de contornar.

• Vote 1

I-NOZex

Assumindo que conseguias fazer isso tudo com Javascript, o que tenho algumas dúvidas, bastava desactivar o Javascript para resolver o problema. Suspeito que seria necessário ir para algo baseado em Flash/Silverlight para se ter algo minimamente seguro.

Ainda assim, acho que o printscreen, por exemplo, seria muito complicado de contornar.

ou por exemplo, criar uma api, e ter uma aplicação propria para ler o jornal, de modo a requerer o login... tambem é uma solução boa, pois assim duvido que andem a distribuir o username e password...

ou entao usar um sistema de confirmação por email/sms...

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Pivot

Sim eu sei disso, mas já é mais uma dificuldade para quem quer fazer a cópia.

Todos sabemos, que se não é por um lado, é por outro!

Simples...

Eu se quiser partilhar uma coisa, também posso utilizar a ferramenta de corte do windows, e pronto, já está...

Mas são apenas mecanismos para dificultar quem quer fazer essa cópia.

Abraço,

Rafael.

Virneto

ou por exemplo, criar uma api, e ter uma aplicação propria para ler o jornal, de modo a requerer o login...

Sim, esta solução parece-me interessante.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Pivot

Sim, esta solução parece-me interessante.

No entanto, vão conseguir sempre fazer a cópia...

Percebes?

Pode ser interessante, ou até a melhor solução, mas nunca será infalível...

Até porque a pirataria hoje em dia...

Abraço,

Rafael.

pikax

A pirataria sempre ira' existir, acho que nao estou errado em dizer que e' impossivel parar a pirataria, mesmo assim existem solucoes muito boas para haver menos, acho que a aplicacao ou a chave do sorteio e' uma boa ideia.

acho que se deve pensar em como minimizar a pirataria em vez de pensar-se como parar a pirataria.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

I-NOZex

No entanto, vão conseguir sempre fazer a cópia...

Percebes?

Pode ser interessante, ou até a melhor solução, mas nunca será infalível...

Até porque a pirataria hoje em dia...

Abraço,

Rafael.

LoL, em que mundo vivemos?

isso é obvio que nao!

mas com uma app, podes cancelar a tecla print, no entanto vai ser possivel usar tipo ferramenta de recorte do windows e assim

se bem que é possivel usar alguma extrategia que quando a janela fiqe inactiva, oculte a info...

Parar a pirataria? No way! Nao vou ser eu, acampor, ou o fbi que vai parar, B-A-B da internet, mas é sempre possivel dificultar... ;)

beat2revolution.net

Pivot

Mas se reparares, ao adicionares uma password para cada assinante, basta o "pirata" enviar junto com o ficheiro a password...

Abraço,

Rafael

Sim eu sei disso, mas já é mais uma dificuldade para quem quer fazer a cópia.

Todos sabemos, que se não é por um lado, é por outro!

Simples...

Eu se quiser partilhar uma coisa, também posso utilizar a ferramenta de corte do windows, e pronto, já está...

Mas são apenas mecanismos para dificultar quem quer fazer essa cópia.

Abraço,

Rafael.

LoL, em que mundo vivemos?

isso é obvio que nao!

mas com uma app, podes cancelar a tecla print, no entanto vai ser possivel usar tipo ferramenta de recorte do windows e assim

se bem que é possivel usar alguma extrategia que quando a janela fiqe inactiva, oculte a info...

Parar a pirataria? No way! Nao vou ser eu, acampor, ou o fbi que vai parar, B-A-B da internet, mas é sempre possivel dificultar... ;)

Voltamos ao mesmo I-NOZex :P

Já tinha dito isso, e concordo em tudo naquilo que dizes...

E as soluções mais interessantes e desafiantes até, é mesmo criar uma nova forma de "rendimento" e oferecer o PDF...

É que distribuir conteúdo na internet é difícil, sobretudo por causa da pirataria.

Mas devemos nós, enquanto programadores, pensar em estratégias e juntarmos o pessoal de marketing para ter uma oferta apelativa e que seja rentável...

A pirataria pode parecer um obstáculo, mas mais do que um obstáculo é um desafio para o ultrapassar! ;)

Abraço,

Rafael.

I-NOZex

np :thumbsup:

mas sem ser publicidade, nao é assim tao facil ter rendimento, e publicidade requer muito (bastante trafego)

beat2revolution.net

Pivot

A publicidade hoje em dia não é solução...

Tem de existir criatividade, mas sei que é difícil.

Abraço,

Rafael.