Jump to content
Pedro Vieira

OpenCL e C - multiplicação de matrizes

Recommended Posts

Pedro Vieira

Boa tarde,

Encontro-me neste momento com um projeto "simples" em mãos que consiste em multiplicar 2 matrizes em OpenCL devido ao poder que o OpenCL tem no ramo de MultiThreading.

Nunca ouvi falar de OpenCL e é a primeira vez que pego numa coisa destas, no entanto o meu professor falou-me que tenho que utilizar a linguagem C neste projeto para interagir com o OpenCL .

De uma forma simples, alguém me consegue explicar como é que isto funciona ? se tenho que criar a app em openCl primeiro e depois chamar a app em OpenCL ou crio uma app em C que usa codigo OpenCL ?

Cumprimentos,

PV

Rui Carlos

Não tenho experiência com OpenCL, mas penso que segue um estilo semelhante ao CUDA, em que basicamente tens um programa em C aumentado com extensões específicas do CUDA (OpenCL). A função main está encarregue de chamar o kernel computacional que irá tirar partido do multithreading acessível pelo CUDA (OpenCL).

Pedro Vieira

Obrigado pela vossa ajuda, já tinha visto o link apresentado aquie já andei a tentar mais um pouco e consegui fazer alguma coisa no entanto, preciso de efetuar uma multiplicação de matrizes utilizando C++ e opencl

Se alguém tivesse um exemplo de codigo para isso que pudesse analisar seria excelente.

O que necessito é de um codigo em C++ que envie 3 matrizes para o opencl em que 2 delas serão multiplicadas e a 3ª terá o resultado da multiplicação para enviar por buffer para o c++..

Cumprimentos,

PV

Rui Carlos

Vê se estes slides ajudam. Mostram várias implementações em OpenCL, a primeira bastante simples, mas pouco eficiente, e depois apresenta várias optimizações que podem ser feitas para o modelo de memória dos GPUs.