Jump to content
Volpix

Exercício com Teorema de Lagrange

Recommended Posts

Volpix

Boa tarde

Tenho este exercício para resolver, mas não faço ideia de por onde começar.. Alguém me pode dar uma ajuda?

fuGCRqO.jpg

Desde já obrigado :)

car4321

Boa tarde

Tenho este exercício para resolver, mas não faço ideia de por onde começar.. Alguém me pode dar uma ajuda?

fuGCRqO.jpg

Desde já obrigado :)

Aplica o teorema no intervalo [35,x] , com a função sqrt(x+1) ,e depois, isola a expressão sqrt(x+1)-6 e majora-a.

Começa pela aplicação do teorema. depois, pede ajuda se precisares.

Edited by car4321
  • Vote 1

Volpix

Aplica o teorema no intervalo [35,x] , com a função sqrt(x+1) ,e depois, isola a expressão sqrt(x+1)-6 e majora-a.

Começa pela aplicação do teorema. depois, pede ajuda se precisares.

Não sei o que é majorar, portanto presumo que ainda não tenha dado essa matéria / não seja suposto fazer assim.. continuo na mesma :s

Edited by Volpix

Rui Carlos

Era útil indicar qual dos teoremas de Lagrange é que era para usar :D Aquele que me veio à cabeça quando vi o título do tópico foi o da Teoria de Grupos, mas pressuponho que aqui se refiram ao teorema do valor médio.

Não sei o que é majorar, portanto presumo que ainda não tenha dado essa matéria / não seja suposto fazer assim.. continuo na mesma :s

Ignora a parte da majoração, e faz o resto, i.e. "Aplica o teorema no intervalo [35,x] , com a função sqrt(x+1) ,e depois, isola a expressão sqrt(x+1)-6".

Depois disso não andarás longe da solução, e se tiveres dúvidas, coloca aqui o que tens, que fica mais fácil indicar os próximos passos.

car4321

No fundo, é na parte da majoração que se verifica se o teorema de Lagrange está percebido. Sabes que ele se refere a um "c" pertencente ao intervalo ]x,35[. A ideia consiste em encontrar um valor que seja sempre superior ao segundo membro da equação que vais obter, considerando que o "c" está limitado àquele intervalo. Isto chama-se "majorar" uma expressão.

Por exemplo, um majorante da função sin x será 4, porque sin x<=4, para qualquer valor de x.

É impossível não teres aprendido o que é um majorante de um conjunto (neste caso, majorante do contradomínio de uma função)!

De qualquer modo, não começar porque não se sabe fazer o último passo, é desistir antes da hora... toca esforçar. Matemática não é imitação.

Edited by car4321