Jump to content
Sign in to follow this  
Pedro Vieira

Boundary Value Problem (1 dimension)

Recommended Posts

Pedro Vieira

Boa tarde,

Encontro-me de erasmus neste momento e estou inscrito a uma cadeira de matemática, o professor pediu que estudasse estes dois temas em casa e depois marcar outra reunião com ele para fazer o acompanhamento.

Os temas são:

• Boundary Value Problem (1 dimension)
  • Three-point scheme for second order BVP

Já andei a procurar pela internet mas é sempre mais complicado entender os termos em inglês desta matéria, se alguém me conseguir enviar algum material para que consiga estudar de uma forma mais fácil, agradecia..

Cumprimentos.

car4321

Em que ramo da matemática? Equações diferenciais? Cálculo integral?

Por outro lado, repara que mais tarde ou mais cedo vais ter de dominar o inglês. A verdade é que o inglês da matemática é excelente para entrar na ciências nesta língua, por ser muito básico. Mas o que aconselhava será o estudo por livro e não por internet. Normalmente, na internet, as coisas são apresentadas de modo pouco formal, ou a faltar algumas bases, conceitos, definições.

Edited by car4321

Pedro Vieira

Equações diferenciais . . . o professor deu-me estes temas para ir estudando em casa. . .

Se me conseguirem aconselhar um bom livro para isto, era bom. .

Cumprimentos

car4321

Equações diferenciais . . . o professor deu-me estes temas para ir estudando em casa. . .

Se me conseguirem aconselhar um bom livro para isto, era bom. .

Cumprimentos

Sinceramente, o tema é tão básico que qualquer livro que escolhas é bom.

O teu Erasmus é aonde? Se fores à biblioteca da escola tens lá de certeza milhões de livros sobre o assunto.

A questão é:

saber o que é uma equação diferencial;

perceber que pode ter uma infinidade de soluções;

entender que a obtenção de soluções particulares entre essas infinitas só é possível se nos derem certos valores para as variáveis dependentes (p.e. x) e para a variável independente e suas derivadas (y, y' etc...).

As equações lineares de primeira e segunda ordens são muito básicas e mecânicas. Por isso, começa. Se tiveres alguma questão, cá estaremos.

Edited by car4321

Pedro Vieira

Obrigado pela ajuda, sim .. não me parece ser muito complicado, no entanto os termos em Inglês fazem-me alguma confusão, estive a seguir este video também e não me parece nada complicado:

https://www.youtube.com/embed/AnyGw-gOY0U?feature=oembed

No entanto, em relação ao tema "Three-point scheme for second order BVP" já é mais dificil encontrar alguma matéria na net e que seja resumida de forma a entender os conceitos..

Obrigado. já agora, estou na República Checa..