Jump to content
oxyzero

[Ajuda/Sugestão] Cache de ficheiro de configuração

Recommended Posts

oxyzero

Olá a todos,

Estou aqui com uma dúvida, passo a explicar a situação.

Eu tenho um sistema que lê ficheiros, e armazena informação em variáveis de sessão (por exemplo: $_SESSION['nome'] => exemplo), assim como processa outras acções necessárias (isto tudo é realizado a partir do interpretador que estou a desenvolver em conjunto, ele lê e executa os comandos nos ficheiros).

Isto é tudo feito no momento em que o utilizador faz login.

O que pensei, que também de certa forma deve aliviar em server-side, seria meter toda esta informação (que não muda sozinha, logo não vai ser mudada muito frequentemente) num ficheiro de cache, e quando se fizesse login, verificava-se o ficheiro:

- Se estivesse editado, realizava o processo inicial, que seria ler todos os ficheiros, e atualizar o ficheiro de cache.

- Caso não estivesse editado, ele lia a informação do ficheiro de cache.

Mas eis a questão. Ao fazer o ficheiro de cache, eu vou literalmente meter toda a informação lá, ou seja, no que realmente acabo por poupar com este sistema é que só tenho de ler 1 ficheiro, ao invés de muitos (mas este ficheiro vai ser muito maior, como é óbvio).

Por isso, será que vai demorar o mesmo tempo? Ou é possível notar-se alguma diferença (nem que seja pouca)?

Acham que esta é a melhor forma de resolver isto? Fariam de outra forma?

Ficaria grato pelas vossas opiniões, e caso não tenham entendido bem alguma coisa no problema avisem.

Edited by oxyzero

oxyzero

quanto tempo demora a fazer o todo o procesos de login ?

Isso depende do servidor, neste momento estou a desenvolver em localhost, nem 1 segundo demora, mas por exemplo, tenho uma versão num servidor de alojamento gratuito, e demora 1-2 segundos por aí.

Não acho que no futuro (quando tiver mais ficheiros) isto vá provocar um enorme impacto, o que eu queria era reduzir o número de vezes que o servidor tem de ler os ficheiros para dar o output (e registar as variáveis), porque neste momento ele lê os ficheiros sempre que cada utilizador faz login.

Edited by oxyzero

HappyHippyHippo

mas ele demora 1-2 segundos a ler os ficheiro ou isso é o tempo de :

- o teu browser enviar o pedido

- o servidor receber o pedido

- o servidor ler os ficheiros

- o saervidor responder

- o teu browser receber a respost

?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

oxyzero

mas ele demora 1-2 segundos a ler os ficheiro ou isso é o tempo de :

- o teu browser enviar o pedido

- o servidor receber o pedido

- o servidor ler os ficheiros

- o saervidor responder

- o teu browser receber a respost

?

Correto, 1-2 segundos é o tempo de eu enviar e receber no browser.

HappyHippyHippo

Correto, 1-2 segundos é o tempo de eu enviar e receber no browser.

conclusão : o tempo de abertura desses ficheiros é irrelevante

oxyzero

Então não valerá a pena meter isto em cache?

De qualquer forma, a ideia que tinha de meter em cache, não estaria mal, ou melhor, não seria errada?

HappyHippyHippo

ah? não percebi, como é que o tempo é irrelevante?

é tudo uma questão de escala. faz ping ao servidor e vais ver que o tempo de ida e volta de um pacote será de 0.5~1 segundo (isto é só o tempo que leva o pedido a chegar ao servidor e voltar). depois disso tens de adicionar o tempo do servidor de abrir o ficheiro PHP pedido e interpreta-lo. depois tem que correr o código interpretado, etc, etc, etc.

como podes ver, o incremento do tempo levado no processamento dos ficheiro que o criado do tópico refere é irrelevante no tempo total do processo, tempo esse que refere ser de 1-2 segundos

se a resposta dele tivesse sido "demora cerca de 5-7 segundos", então era caso de ponderar se o problmea no atraso da resposta era realmente o processamento dos ficheiros no momento da autenticação.

Devexz

é tudo uma questão de escala. faz ping ao servidor e vais ver que o tempo de ida e volta de um pacote será de 0.5~1 segundo (isto é só o tempo que leva o pedido a chegar ao servidor e voltar). depois disso tens de adicionar o tempo do servidor de abrir o ficheiro PHP pedido e interpreta-lo. depois tem que correr o código interpretado, etc, etc, etc.

como podes ver, o incremento do tempo levado no processamento dos ficheiro que o criado do tópico refere é irrelevante no tempo total do processo, tempo esse que refere ser de 1-2 segundos

se a resposta dele tivesse sido "demora cerca de 5-7 segundos", então era caso de ponderar se o problmea no atraso da resposta era realmente o processamento dos ficheiros no momento da autenticação.

ah ok, obrigado pelo esclarecimento ;)

Contador de calorias: caloriaspordia.com