oxyzero Posted October 10, 2013 at 07:15 PM Report #528392 Posted October 10, 2013 at 07:15 PM (edited) Olá a todos, Estou aqui com uma dúvida, passo a explicar a situação. Eu tenho um sistema que lê ficheiros, e armazena informação em variáveis de sessão (por exemplo: $_SESSION['nome'] => exemplo), assim como processa outras acções necessárias (isto tudo é realizado a partir do interpretador que estou a desenvolver em conjunto, ele lê e executa os comandos nos ficheiros). Isto é tudo feito no momento em que o utilizador faz login. O que pensei, que também de certa forma deve aliviar em server-side, seria meter toda esta informação (que não muda sozinha, logo não vai ser mudada muito frequentemente) num ficheiro de cache, e quando se fizesse login, verificava-se o ficheiro: - Se estivesse editado, realizava o processo inicial, que seria ler todos os ficheiros, e atualizar o ficheiro de cache. - Caso não estivesse editado, ele lia a informação do ficheiro de cache. Mas eis a questão. Ao fazer o ficheiro de cache, eu vou literalmente meter toda a informação lá, ou seja, no que realmente acabo por poupar com este sistema é que só tenho de ler 1 ficheiro, ao invés de muitos (mas este ficheiro vai ser muito maior, como é óbvio). Por isso, será que vai demorar o mesmo tempo? Ou é possível notar-se alguma diferença (nem que seja pouca)? Acham que esta é a melhor forma de resolver isto? Fariam de outra forma? Ficaria grato pelas vossas opiniões, e caso não tenham entendido bem alguma coisa no problema avisem. Edited October 10, 2013 at 07:16 PM by oxyzero
HappyHippyHippo Posted October 10, 2013 at 07:55 PM Report #528399 Posted October 10, 2013 at 07:55 PM quanto tempo demora a fazer o todo o procesos de login ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
oxyzero Posted October 10, 2013 at 08:20 PM Author Report #528408 Posted October 10, 2013 at 08:20 PM (edited) quanto tempo demora a fazer o todo o procesos de login ? Isso depende do servidor, neste momento estou a desenvolver em localhost, nem 1 segundo demora, mas por exemplo, tenho uma versão num servidor de alojamento gratuito, e demora 1-2 segundos por aí. Não acho que no futuro (quando tiver mais ficheiros) isto vá provocar um enorme impacto, o que eu queria era reduzir o número de vezes que o servidor tem de ler os ficheiros para dar o output (e registar as variáveis), porque neste momento ele lê os ficheiros sempre que cada utilizador faz login. Edited October 10, 2013 at 08:21 PM by oxyzero
HappyHippyHippo Posted October 10, 2013 at 08:27 PM Report #528410 Posted October 10, 2013 at 08:27 PM mas ele demora 1-2 segundos a ler os ficheiro ou isso é o tempo de : - o teu browser enviar o pedido - o servidor receber o pedido - o servidor ler os ficheiros - o saervidor responder - o teu browser receber a respost ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
oxyzero Posted October 10, 2013 at 08:31 PM Author Report #528411 Posted October 10, 2013 at 08:31 PM mas ele demora 1-2 segundos a ler os ficheiro ou isso é o tempo de : - o teu browser enviar o pedido - o servidor receber o pedido - o servidor ler os ficheiros - o saervidor responder - o teu browser receber a respost ? Correto, 1-2 segundos é o tempo de eu enviar e receber no browser.
HappyHippyHippo Posted October 10, 2013 at 08:33 PM Report #528412 Posted October 10, 2013 at 08:33 PM Correto, 1-2 segundos é o tempo de eu enviar e receber no browser. conclusão : o tempo de abertura desses ficheiros é irrelevante IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
oxyzero Posted October 10, 2013 at 08:43 PM Author Report #528415 Posted October 10, 2013 at 08:43 PM Então não valerá a pena meter isto em cache? De qualquer forma, a ideia que tinha de meter em cache, não estaria mal, ou melhor, não seria errada?
Devexz Posted October 10, 2013 at 09:28 PM Report #528421 Posted October 10, 2013 at 09:28 PM conclusão : o tempo de abertura desses ficheiros é irrelevante ah? não percebi, como é que o tempo é irrelevante? Contador de calorias: caloriaspordia.com
HappyHippyHippo Posted October 10, 2013 at 09:40 PM Report #528428 Posted October 10, 2013 at 09:40 PM ah? não percebi, como é que o tempo é irrelevante? é tudo uma questão de escala. faz ping ao servidor e vais ver que o tempo de ida e volta de um pacote será de 0.5~1 segundo (isto é só o tempo que leva o pedido a chegar ao servidor e voltar). depois disso tens de adicionar o tempo do servidor de abrir o ficheiro PHP pedido e interpreta-lo. depois tem que correr o código interpretado, etc, etc, etc. como podes ver, o incremento do tempo levado no processamento dos ficheiro que o criado do tópico refere é irrelevante no tempo total do processo, tempo esse que refere ser de 1-2 segundos se a resposta dele tivesse sido "demora cerca de 5-7 segundos", então era caso de ponderar se o problmea no atraso da resposta era realmente o processamento dos ficheiros no momento da autenticação. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Devexz Posted October 11, 2013 at 09:27 PM Report #528598 Posted October 11, 2013 at 09:27 PM é tudo uma questão de escala. faz ping ao servidor e vais ver que o tempo de ida e volta de um pacote será de 0.5~1 segundo (isto é só o tempo que leva o pedido a chegar ao servidor e voltar). depois disso tens de adicionar o tempo do servidor de abrir o ficheiro PHP pedido e interpreta-lo. depois tem que correr o código interpretado, etc, etc, etc. como podes ver, o incremento do tempo levado no processamento dos ficheiro que o criado do tópico refere é irrelevante no tempo total do processo, tempo esse que refere ser de 1-2 segundos se a resposta dele tivesse sido "demora cerca de 5-7 segundos", então era caso de ponderar se o problmea no atraso da resposta era realmente o processamento dos ficheiros no momento da autenticação. ah ok, obrigado pelo esclarecimento 😉 Contador de calorias: caloriaspordia.com
Recommended Posts