Gonkali Posted October 10, 2013 at 05:21 PM Report #528383 Posted October 10, 2013 at 05:21 PM Boa Tarde, Gostaria de saber qual é a melhor IDE a utilizar por um iniciante a linguagem Java, iniciei o estudo de Java por iniciativa própria e de momento estou a utilizar o NetBeans, mas acho um pouco confuso, pelo menos para um iniciante por causa da selecção automatica de chavetas e outros caracteres. Obrigado " The quieter you become, the more you are able to hear" "Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte." "A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade." "Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."
saca-rolhas Posted October 10, 2013 at 09:06 PM Report #528417 Posted October 10, 2013 at 09:06 PM (edited) Han? Isso é o que um IDE faz, e muito mais (se é o que entendi). No entanto o IDE que se deve utilizar vai depender do que queres explorar. Na minha opinião eu classifico a utilização dos IDEs que conheço desta maneira: Java EE/Web: NetBeans Java FX: IntelliJ + JavaFX Scene Builder Java SWT/Hibernate/Android/e muitas outras coisas: Eclipse No entanto cada um usa o IDE que achar melhor e que seja mais ao seu gosto para trabalhar. Contudo nada melhor como um editor de texto para se aprender a programar e saber como as coisas funcionam realmente, sem automatismos. Os IDEs são ferramentas usadas para aumentar a produtividade na programação das linguagens, não são ferramentas de aprendizagem. Tens de definir o teu nível de iniciante e analisar o que pretendes realmente. Aqui deixo a minha opinião e apenas isso, sê livre de escolher o que gostares mais, experimenta-os e tira as tuas conclusões. Edited October 10, 2013 at 09:06 PM by saca-rolhas The worst part of censorship is ****
Flinger Posted October 11, 2013 at 11:18 AM Report #528473 Posted October 11, 2013 at 11:18 AM Eu comecei por usar o BlueJ que era porreiro para aprender os conceitos da linguagem, mas rapidamente senti a necessidade de outra IDE para fazer aplicações gráficas (Também recomendo o Netbeans, já que acho facílimo fazer GUI's com swing). Podes sempre experimentar isso, ou mesmo bater o código num bom editor de texto, mas rapidamente vais perceber que essas características das IDE's são o que mais as torna úteis no desenvolvimento, poupando-te um tempo danado. Eu acho uma questão de hábito. Por exemplo, demorei um pouco a adaptar-me ao intellisense mas agora não consigo viver sem ele 😄
Gonkali Posted October 11, 2013 at 11:56 AM Author Report #528487 Posted October 11, 2013 at 11:56 AM Antes de mais, obrigado pelas repostas. Começei a utilizar um editor de texto, acho que nesta fase de inicio de aprendizagem é me mais facil comprender a programação ao utilizar um simples editor de texto do que uma IDE. De momento estou a utilizar o Notepad2 e já sinto que consigo ter uma melhor percepção do que estou a fazer doq ue quando estaria a utilizar o NetBeans, talvez com mais prática também me seja mais facil voltar a utilizar o NetBeans. Obrigado pelas dicas 🙂 " The quieter you become, the more you are able to hear" "Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte." "A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade." "Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."
bioshock Posted October 11, 2013 at 10:34 PM Report #528613 Posted October 11, 2013 at 10:34 PM Não prescindo do Eclipse. Tens um conjunto de ferramentas de customização impecáveis. O que eu faço sempre nele é assemelhá-lo o mais próximo possível ao notepad++ 😛 .
FireBlade Posted October 16, 2013 at 03:32 PM Report #529244 Posted October 16, 2013 at 03:32 PM DrJava, interface simples e muito prático de usar. Recomendo.
shumy Posted October 16, 2013 at 07:32 PM Report #529290 Posted October 16, 2013 at 07:32 PM Eclipse for ever. Para utilizações mais avançadas tenho plugins que não encontro em mais lado nenhum. De qualquer forma não deixa de ser uma preferência. Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!
brunof Posted October 18, 2013 at 01:56 AM Report #529546 Posted October 18, 2013 at 01:56 AM Uso o NetBeans e estou satisfeito
Pivot Posted October 18, 2013 at 10:24 AM Report #529570 Posted October 18, 2013 at 10:24 AM Eu utilizo NetBeans, e acho um grande IDE, contudo existem muitas outras ferramentas do mesmo nível ou até mais superiores que o NetBeans... Como também já foi aqui dito, é uma questão de preferência, funcionalidades, e sobretudo que faça aquilo que tu necessites, ou aches necessário. Em tempos já utilizei o eclipse, mas no entanto não gostei muito... Aliás, até comecei a programar em eclipse, mas não me satisfez, e virei-me para o NetBeans, que até agora, tem correspondido, e tem dado resposta às minhas necessidades. Aproveito para te dar a sugestão, de em vez de seguires a maioria, ou ires por opiniões, aventura-te! 😉 Explora, sem medos tudo o que possas encontrar! 🙂 Abraço, Rafael.
Rui Carlos Posted October 18, 2013 at 10:35 AM Report #529574 Posted October 18, 2013 at 10:35 AM Eu uso Eclipse quando preciso de certas frameworks/ferramentas que não existem para outros IDEs (o que no meu trabalho actual é habitual). Se for para desenvolvimento Java mais básico, prefiro NetBeans, pois acho que as funcionalidades básicas funcionam melhor que no Eclipse, e sempre me pareceu mais leve e fluído do que o Eclipse. Resumindo, para quem está a aprender, recomendo o NetBeans 😄 (Na verdade, até recomendo que comecem com o Terminal e um simples editor de texto com syntax highlighting, para terem uma noção de como é que as coisas funcionam por trás do IDE.) Rui Carlos Gonçalves
kayla Posted October 19, 2013 at 04:34 PM Report #529693 Posted October 19, 2013 at 04:34 PM Eu costumo usar o eclipse.. Um IDE que ainda não foi mencionado nesta thread foi o IntelliJ IDEA - http://www.jetbrains.com/idea/
Recommended Posts