Jump to content
Gonkali

Iniciação de Programação Java - IDE

Recommended Posts

Gonkali

Boa Tarde,

Gostaria de saber qual é a melhor IDE a utilizar por um iniciante a linguagem Java, iniciei o estudo de Java por iniciativa própria e de momento estou a utilizar o NetBeans, mas acho um pouco confuso, pelo menos para um iniciante por causa da selecção automatica de chavetas e outros caracteres.

Obrigado

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

saca-rolhas

Han? Isso é o que um IDE faz, e muito mais (se é o que entendi). No entanto o IDE que se deve utilizar vai depender do que queres explorar.

Na minha opinião eu classifico a utilização dos IDEs que conheço desta maneira:

Java EE/Web: NetBeans

Java FX: IntelliJ + JavaFX Scene Builder

Java SWT/Hibernate/Android/e muitas outras coisas: Eclipse

No entanto cada um usa o IDE que achar melhor e que seja mais ao seu gosto para trabalhar.

Contudo nada melhor como um editor de texto para se aprender a programar e saber como as coisas funcionam realmente, sem automatismos.

Os IDEs são ferramentas usadas para aumentar a produtividade na programação das linguagens, não são ferramentas de aprendizagem.

Tens de definir o teu nível de iniciante e analisar o que pretendes realmente. Aqui deixo a minha opinião e apenas isso, sê livre de escolher o que gostares mais, experimenta-os e tira as tuas conclusões.

Edited by saca-rolhas

The worst part of censorship is ****

Flinger

Eu comecei por usar o BlueJ que era porreiro para aprender os conceitos da linguagem, mas rapidamente senti a necessidade de outra IDE para fazer aplicações gráficas (Também recomendo o Netbeans, já que acho facílimo fazer GUI's com swing).

Podes sempre experimentar isso, ou mesmo bater o código num bom editor de texto, mas rapidamente vais perceber que essas características das IDE's são o que mais as torna úteis no desenvolvimento, poupando-te um tempo danado. Eu acho uma questão de hábito. Por exemplo, demorei um pouco a adaptar-me ao intellisense mas agora não consigo viver sem ele :D

Gonkali

Antes de mais, obrigado pelas repostas.

Começei a utilizar um editor de texto, acho que nesta fase de inicio de aprendizagem é me mais facil comprender a programação ao utilizar um simples editor de texto do que uma IDE.

De momento estou a utilizar o Notepad2 e já sinto que consigo ter uma melhor percepção do que estou a fazer doq ue quando estaria a utilizar o NetBeans, talvez com mais prática também me seja mais facil voltar a utilizar o NetBeans.

Obrigado pelas dicas :)

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

bioshock

Não prescindo do Eclipse.

Tens um conjunto de ferramentas de customização impecáveis. O que eu faço sempre nele é assemelhá-lo o mais próximo possível ao notepad++ :P .

shumy

Eclipse for ever. Para utilizações mais avançadas tenho plugins que não encontro em mais lado nenhum. De qualquer forma não deixa de ser uma preferência.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Pivot

Eu utilizo NetBeans, e acho um grande IDE, contudo existem muitas outras ferramentas do mesmo nível ou até mais superiores que o NetBeans...

Como também já foi aqui dito, é uma questão de preferência, funcionalidades, e sobretudo que faça aquilo que tu necessites, ou aches necessário.

Em tempos já utilizei o eclipse, mas no entanto não gostei muito... Aliás, até comecei a programar em eclipse, mas não me satisfez, e virei-me para o NetBeans, que até agora, tem correspondido, e tem dado resposta às minhas necessidades.

Aproveito para te dar a sugestão, de em vez de seguires a maioria, ou ires por opiniões, aventura-te! ;)

Explora, sem medos tudo o que possas encontrar! :)

Abraço,

Rafael.

Rui Carlos

Eu uso Eclipse quando preciso de certas frameworks/ferramentas que não existem para outros IDEs (o que no meu trabalho actual é habitual). Se for para desenvolvimento Java mais básico, prefiro NetBeans, pois acho que as funcionalidades básicas funcionam melhor que no Eclipse, e sempre me pareceu mais leve e fluído do que o Eclipse.

Resumindo, para quem está a aprender, recomendo o NetBeans :D (Na verdade, até recomendo que comecem com o Terminal e um simples editor de texto com syntax highlighting, para terem uma noção de como é que as coisas funcionam por trás do IDE.)