Jump to content
PMSF

Acelerar procedimento para gravação na base dados

Recommended Posts

PMSF

boa tarde,

vou explicar de uma forma genérica e assim que possivel coloco os comandos.

tenho uma aplicação lê um ficheiro .txt com dados, faz-lhe o respetivo tratamento e mostra os resultados numa datagridview.

os dados processados são então gravados numa base de dados para consulta e referencia.

é neste processo que noto, quando faço testes com apenas 50 linhas, que o tempo de gravação do conjunto fica cada vez mais lento.

ex:

1ª gravação - 218.7836 milisegundos

2ª gravação - 562.5936 milisegundos

3ª gravação - 843.8904 milisegundos

e só volta a baixar o tempo após reiniciar a aplicação.

podem dar-me ideias de como manter o processo sempre com um tempo identico?!

obrigado

He B TeMy

boa tarde,

vou explicar de uma forma genérica e assim que possivel coloco os comandos.

tenho uma aplicação lê um ficheiro .txt com dados, faz-lhe o respetivo tratamento e mostra os resultados numa datagridview.

os dados processados são então gravados numa base de dados para consulta e referencia.

é neste processo que noto, quando faço testes com apenas 50 linhas, que o tempo de gravação do conjunto fica cada vez mais lento.

ex:

1ª gravação - 218.7836 milisegundos

2ª gravação - 562.5936 milisegundos

3ª gravação - 843.8904 milisegundos

e só volta a baixar o tempo após reiniciar a aplicação.

podem dar-me ideias de como manter o processo sempre com um tempo identico?!

obrigado

Isso depende do código como esteja a ler, é sempre a mesma tabela?

Tens a certeza que o que está a ler, não é a soma de tudo ? (O tempo deles todos, tipo o 2º esses milisegundos que estão aí serem a soma do 1º + 2º?)

Mas mesmo assim, se não for uma base de dados extensa, esses milisegundos não é muita coisa, ou isso é sempre nessa escala? É que se for é estranho... com uns 50 dados ficava-te 20s não ? lol

PMSF

ok... o intervalo de tempo que estou a medir corresponde ao seguinte loop... para as 50 linhas

For CadaLinha = 1 To QuantasLinhas - 2
'gravar linha na base de dados
strSql = "insert into tLista (Campos) values ("valores")"
		    If ExecutaComando(strSql) > 0 Then
		    Else
			    MsgBox("Não foi possível Inserir o registo")
		    End If
Next

na 1ª vez que corre este loop, para o mesmo numero de dados, demora 218.7836 milisegundos, na 2ª - 562.5936 e continua a aumentar até reiniciar a aplicação.

o problema é que é um teste, em situações reais, são de 8000 a 12000 linhas, e estou a tentar diminuir o tempo do prosseço.

e entre tratamentos de dados estar a sair e voltar entrar na aplicação torna-se chato, mas necessário para que o tempo de gravação não duplique :(

pensei se terei que limpar a memória em uso ou outra solução, mas os meus conhecimentos são pouquinhos e não consigo resolver