Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Noite,

Gostava de saber, se me puderem ajudar que livros,artigos e software são mais aconselhados para alguém que por iniciativa própria pretenda começar a estudar e a praticar programação.

Obrigado

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Posted

Louvo a iniciativa, mas antes de te podermos sugerir livros, convém saber em que linguagem pensas aventurar-te.

Existe um sem fim de linguagens, umas melhores para umas coisas, outras melhores para outras... Umas mais na moda, outras nem por isso!

Tens alguma ideia de por onde queres começar?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Louvo a iniciativa, mas antes de te podermos sugerir livros, convém saber em que linguagem pensas aventurar-te.

Existe um sem fim de linguagens, umas melhores para umas coisas, outras melhores para outras... Umas mais na moda, outras nem por isso!

Tens alguma ideia de por onde queres começar?

Ouvi dizer que a linguagem Python seria a mais simples para começar, mas eu já comecei a ler uma perninha de JAVA apesar de saber que é mais complicado, gostava de aceitar o desafio e começar por JAVA, mas também aceito sugestões

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

Posted

Ouvi dizer que a linguagem Python seria a mais simples para começar, mas eu já comecei a ler uma perninha de JAVA apesar de saber que é mais complicado, gostava de aceitar o desafio e começar por JAVA, mas também aceito sugestões

Não te vou demover se é isso que queres.

Nessa pessoalmente não te posso ajudar, enveredei por outra via.

Mas entretanto aparecerá alguém.

Se preferires, pode-se mover o tópico para dentro do quadro de Java, o que aumentará as hipoteses de alguém da área te responder.

Para "memória futura", já tens ideia de que tipo de programas queres fazer?

Esta análise pode muitas vezes influenciar a linguagem a usar!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Não te vou demover se é isso que queres.

Nessa pessoalmente não te posso ajudar, enveredei por outra via.

Mas entretanto aparecerá alguém.

Se preferires, pode-se mover o tópico para dentro do quadro de Java, o que aumentará as hipoteses de alguém da área te responder.

Para "memória futura", já tens ideia de que tipo de programas queres fazer?

Esta análise pode muitas vezes influenciar a linguagem a usar!

Para ser sincero, ainda não tenho ideia de que tipo de programas quero fazer, acho que iria começar a ter ideias mais concretas quando começa-se a aprofundar o meu conhecimento.

Seria melhor concentrar-me neste aspecto de inicio?

A nível da linguagem, sendo neste momento um quanto leigo nesta matéria, estou aberto a qualquer sugestão ou conselho.

Posted

Não digo concentrares toda a atenção nisso.

Um programador não está limitado a um determinado tipo de programa.

Mas ajuda a dissipar dúvidas iniciais.

Aconselhar uma linguagem sem ter essa base inicial é complicado. Há pessoas que fazem das LP quase um clube, e começa aquela cena de cada um puxa para o seu, como se a qualidade dos programas aumentasse por isso.

Eu por exemplo, sou programador de Delphi e Object Pascal. Para mim, não há linguagem mais fácil que esta. Mas já ouvi um programador de Java dizer que a vantagem do Java sobre Delphi é a menor curva de aprendizagem.

É a velha história, quando já se sabe, é tudo mais fácil!

No teu caso, tens um livro aberto. Se queres mesmo aprender, e tiveres força de vontade, podes aprender qualquer uma.

Posted

Não digo concentrares toda a atenção nisso.

Um programador não está limitado a um determinado tipo de programa.

Mas ajuda a dissipar dúvidas iniciais.

Aconselhar uma linguagem sem ter essa base inicial é complicado. Há pessoas que fazem das LP quase um clube, e começa aquela cena de cada um puxa para o seu, como se a qualidade dos programas aumentasse por isso.

Eu por exemplo, sou programador de Delphi e Object Pascal. Para mim, não há linguagem mais fácil que esta. Mas já ouvi um programador de Java dizer que a vantagem do Java sobre Delphi é a menor curva de aprendizagem.

É a velha história, quando já se sabe, é tudo mais fácil!

No teu caso, tens um livro aberto. Se queres mesmo aprender, e tiveres força de vontade, podes aprender qualquer uma.

Sinceramente e correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira, acho que gostava entender um pouco de todas as linguagens de programação e foi esse o motivo que me levou a inclinar para o JAVA pois pelo que li tem uma sintaxe semelhante a C/C++ e outros aspectos que valorizo, nomeadamente o facto de suportar caracteres Unicode e a independência da plataforma.

Para ser sincero, a minha matemática está um pouco enferrujada o que me levou a rever alguma matéria dada nos meus tempos de liceu, se existir alguma linguagem de programação menos exigente neste sentido seria óptimo, no entanto tenho perfeita noção que em qualquer linguagem de programação a matemática lógica é crucial.

Posted

Há conceitos, como a lógica, que se aplicam a qualquer LP.

Nisso terás de apostar.

A matemática é importante, mas poderás ir aplicando à medida que necessites.

Unicode já há várias, assim como independência da plataforma.

Se tens uma preferência por Java, não tens porque não apostar nela.

Saberás que ao inicio não é fácil, mas que se tiveres gosto, chegas lá.

É uma linguagem que está na moda, e inclusivamente há muita saida profissional, se algum dia pensares nisso.

Posted

Há conceitos, como a lógica, que se aplicam a qualquer LP.

Nisso terás de apostar.

A matemática é importante, mas poderás ir aplicando à medida que necessites.

Unicode já há várias, assim como independência da plataforma.

Se tens uma preferência por Java, não tens porque não apostar nela.

Saberás que ao inicio não é fácil, mas que se tiveres gosto, chegas lá.

É uma linguagem que está na moda, e inclusivamente há muita saida profissional, se algum dia pensares nisso.

Acho que sim, vou apostar no JAVA de inicio e quando tiver algum conhecimento vou partir para outras LP's, e assim com mais conhecimento tentar perceber as características de outras LP's

Posted

Após o excelente aconselhamento feito pelo @nunopicado, ao qual nada posso apontar a não ser a extrema imparcialidade que falta a muito boa gente, apenas faço um apontamento:

Sinceramente e correndo o risco de estar a dizer uma grande asneira, acho que gostava entender um pouco de todas as linguagens de programação e foi esse o motivo que me levou a inclinar para o JAVA pois pelo que li tem uma sintaxe semelhante a C/C++ e outros aspectos que valorizo, nomeadamente o facto de suportar caracteres Unicode e a independência da plataforma.

Bom, de todas as linguagens vai ser um pouco difícil, havendo centenas delas. O que podes dizer é que gostarias de experimentar o maior número possível de paradigmas.

Por exemplo, Java é do Paradigma da Programação Orientada aos Objectos (OOP). C é do Paradigma Imperativo/Estrutural. Pascal é essencialmente do Paradigma Estrutural, sendo que Object Pascal e Delphi são de OOP. Haskell, por outro lado, é do Paradigma Funcional (que é fascinante, IMO). Lisp tem (quase) de "tudo um pouco" 😄

Java será potencialmente mais difícil pois toda ela assenta em objectos - o Hello World inclui logo classes, apesar da sua concepção não exigir conhecimentos profundos em classes.

Eu costumo recomendar a iniciação numa LP do Paradigma Estrutural/Imperativo por ensinar de forma consistente a construção, modularização e organização de código. No entanto, se estás mesmo decidido em Java, não serei eu a demover-te e desejo-te um bom trabalho nesta aventura. Vais dar cabeçadas na parede, mas no final podes acreditar que compensa imenso "ver a luz" 😉

Knowledge is free!

Posted

Aproveitando este tópico e depois de passar quase 8 horas a estudar a parte teórica do Java, gostava de saber se existem exercicios práticos para ir acompanhando a parte teórica, existem alguns aspectos onde sinto algumas dificuldades, que penso que podem ser ultrapassadas se for treinando tambem a parte prática.

Obrigado

PS: Estou a seguir o tutorial Java do P@P

https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral/java/tutorial/

Posted

O pessoal do quadro de Java, melhor que ninguém, te poderão passar uns exercícios para começares.

Mas há alguns que são típicos em qualquer linguagem.

- Cria um programa que diga um "Olá mundo"

- Cria um programa que calcule a área de um triângulo

- Cria uma pequena calculadora

Logicamente isto são só os exercícios, e não a sua resolução.

Mete as questões que te forem aparecendo no quadro de Java.

Posted

Faço só notar (mais uma vez 😛 ) que a programação é feita de muita prática. Acho que de nada vale ler 8 horas de teoria sem escrever na primeira hora um simples "Hello World". Muita teoria não serve de muito se não soubermos aplicar. Quando se l~e a teoria fica-se sempre com a ideia de "percebi e já sei fazer", mas quando chega a hora da verdade (aka do código) é que a porca torce o rabo.

O meu conselho é sempre acompanhar a teoria com a prática, e não fazer 8 horas de teoria e depois prática.

Knowledge is free!

Posted

My 2 cents:

1. Esquece o Java, já foi. Morreu quando a Sun foi comprada pela Oracle. Está cada vez mais lento e pior. Deve ser a linguagem de programação que perdeu mais programadores no último par de anos. praticamente, só é usada em servidores web de (muito) grandes empresas.

2. Para começar, definitivamente, o Python. Tens tudo o que precisas disponível livremente na net. Mais tarde podes (deves) experimentar outras, mas para começar, acho que é o mais simples ao mesmo tempo que te 'obriga' a adquiri bons hábitos de progamação.

Disclaimer: fui um dos que trocou o Java por Python ;-)

Posted

Para dar a minha opinião pessoal, também não acho Java como uma boa linguagem para começar. Nem preciso de ir às compras entre empresas ou à sua performance, basta ver o código e a sintaxe: aquilo transforma-nos em verdadeiros Saramagos a escrever belos romances sem fim e cheios de descrição - é muito texto.

Eu aprecio, para iniciação, o Paradigma Estrutural/Imperativo, pelo que, de facto, Python entra na minha lista pessoal de boas LP's de iniciação. Outra seria o Pascal.

No entanto, não quero influenciar escolhas. Cada um dará a sua opinião, e muitos dirão que C é a melhor para começar, coisa que eu não concordo - acho que é óptima como 2ª LP.

Knowledge is free!

Posted (edited)

"Todos os caminhos vão dar a Roma" --> qualquer linguagem que aprendas a programar, iras realmente aprender a programar, mesmo que o caminho seja mais dificil do que se escolhesses outra linguagem.

there-is-no-programming-language.jpg

Edited by pikax

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted (edited)

Eu comecei há pouco tempo e concordo com a generalidade dos conselhos que te foram deixados aqui. E acho que Python é um excelente ponto de partida.

Não vejas a questão "Em que Linguagem começar a Programar" como se fosse determinante porque não o é.

Para te pôr a coisa assim num sentido mais figurativo...

Escolher a 1.ª Linguagem de programação não é um casamento tradicional com votos de fidelidade e exclusividade. 😛 Dificilmente te ficarás só por uma linguagem.

E enquanto decides em que linguagem vais começar... nada te impede de começares já a brincar... tipo preliminares!! 😁😄

Por exemplo, eu adorei fazer este curso: http://cscircles.cemc.uwaterloo.ca/

e sempre que posso vou tentando avançar no checkio.org. É um estilo diferente [game com desafios em python], mas muito pedagógico na minha opinião.

have fun! 👍

Edited by Virneto

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Posted

Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões.

Realmente foi minha intenção aprender a programar em Java, mas após alguns dias a "marrar" e a bater com a cabeça nas paredes, fui ler relativamente a linguagem Python, tendo tambem em consideração todas as sugestões que me foram passadas sendo eu novato nestas andanças, o que aconteceu foi que, efecivamente a linguagem e lógica de programação começou a fazer mais sentido, também porque me foi mais fácil com o Python iniciar a parte prática e começar a fazer "objectos" como uma calculadora, uma tabela de conversão de USD para € e utilizar o pygame.

• 2 weeks later...
Posted (edited)

my 5 cents

Se vais querer ser:

1. Profissional:

C#, JAVA, Objective-C

2. Hobby:

PHP, Javascript

Edited by ruiribeiro

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

Posted (edited)

my 5 cents

Se vais querer ser:

1. Profissional:

C#, JAVA, Objective-C

2. Hobby:

PHP, Javascript

então eu sou um 1/2 proficional (sei Java e dou toques em C#) e sou um hobbista a tempo inteiro ... além de que o meu hobby vai pagando-mee as contas

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p