Jump to content
Hercles

Lazarus e Mysql Linux....

Recommended Posts

Hercles

Olá!!!

caros,

estou aprendendo a programar em Lazarus Linux e tenho que lincar um programa que fiz no Lazarus ao Banco que fiz no Mysql. Fiz no Mysql do Windows é possível lincar com projeto feito no Lazarus do LINUX? Senão qual o MYSQL LINUX eu Baixo? quando eu tento baixar aparecem os seguintes: Workbench, Cliente Mysql e Servidor Mysql...

nunopicado

Quase todos as distros de Linux já trazem o MySQL instalado.

Caso não, tens de instalar o MySQL Server.

De notar que, se tiveres o servidor num computador, seja windows ou linux, podes aceder com o programa a partir de outro computador, independentemente do seu SO.

Mesmo que o servidor esteja em windows, e o teu programa em linux, tudo terá de funcionar, com a seguinte chamada de atenção:

Em Windows, o MySQL não é case-sensitive. Se definires na tabela o campo 'nome', e no teu programa chamares 'NOME', tudo funciona.

Mas se o server estiver em linux, se estiver definido 'nome', e chamares 'NOME', vai dar um erro de campo desconhecido.

Por isso, toma em atenção que, se for para usar em Linux, tens de chamar os campos (dentro do Lazarus) tal e qual eles foram gravados no servidor.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Hercles

Nuno esta difícil concluir este projeto, ainda não sai da parte um... ainda não sei como alterar os dados no arquivo .txt.....

nunopicado

Não sabes, mas eu já te disse.

Até já te dei o link de um post com toda a explicação de como usar a TStringList... ;)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pwseo

Hercles,

Os títulos dos tópicos dispensam reticências; diz-se "linkar" e não "lincar".

De qualquer forma, qual é o Linux que utilizas? Seguramente haverá alguma forma simples de instalar o mysql que te poupa ao download e instalação manual (por exemplo, no ubuntu seria algo como sudo apt-get install mysql-server, ou parecido).

Quanto à parte 1 do teu projecto, tens que ter atenção ao que te dizem, penso que a solução já te foi indicada.

Hercles

Nuno, não percebi quando mandou a mensagem sobre as TStringList... vou verificar aonde foi que voce postou

Hercles

Estava lendo link... Mas então estas listbox ou combobox (são aquelas que tem la no menu do lazarus TListBox e TComboBox?) mesmo que eu não vá exibir para o usuário todo o conteúdo do ficheiro eu tenho que criar para armazenar os dados lá e dela conseguir altear os dados... é isso?

pwseo

Hercles,

E que tal dizeres isso no tópico correspondente? Este é sobre "Lazarus e MySQL em Linux", por isso não me parece que seja apropriado colocares aqui questões sobre um tema que está em discussão noutra thread.

thoga31

Bom, para evitar a tentação de dispersar a informação por vários sítios, este tópico fica trancado.

Knowledge is free!

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.