Jump to content
tcms

Enviar variavel para e-mail

Recommended Posts

tcms

Boas pessoal,

Criei um pequeno shellscript que gera uma password. Depois executo dentro de outro SH esse SH generador.

Neste ultimo, ao executar guardo a pass numa variavel. Depois ao tentar enviar o conteudo dessa variavel uso o seguinte comando:

echo $pwd | mail - s "titulo" "e-mail"

Sendo que $pwd é a minha variavel gerada.

Mas o email enviado vai vazio...

rolando2424

Se trocares "$pwd" por uma string qualquer ela aparece no email?

Por exemplo:

echo "foobar" | mail - s "titulo" "e-email"

Repara também que no teu comando tens um espaço entre o "-" e o "s" o que penso ser um bug (a flag que tu queres provavelmente é "-s").

Edited by rolando2424

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

tcms

Sim se meter uma string mesmo, envia...

Mas se meter uma string gerada por um SH já nao

rolando2424

Se executares só o script que gera a password, ele funciona?

Onde é que ele coloca a password? No stdout?

Como é que estás a criar a variável "$pwd"? Com algo do estilo isto?

pwd=`sh ./script_gera_password.sh`

echo $pwd | mail - s "titulo" "e-email"

Experimenta mudar o nome da varíavel. É que a bash tem uma variável $PWD (que guarda o teu diretorio atual) e pode estar alguma coisa a correr mal por causa disso. Apesar que as variáveis da shell costumam ser case-sensitive.

Experimenta ir à segunda linha de ambos os script e meteres o seguinte código:

set -x;

Fazer isto deve fazer com que a shell gere um output de debug e possas ver os passos que o programa segue.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente :D

eatg75

Penso que o problema persiste porque nao estas a colocar a string entre aspas, suponhas que

a string na variavel $pwd contem espacos ao ser interpolado apenas parte da string e utilizada

no contexto onde ela e excutavel.

Nas shells TCSH e CSH os nomes das variaveis de ambiente sao em lowercase e a variavel

que contem o nome da directoria actual e o $pwd, alterando o $pwd poderas estar a fazer com

que a implementacao do comando pwd comporte mal, apesar de existirem variaveis de ambiente

que sao so de leitura e ao serem atribuidos valores geram um erro, e sempre boa pratica nao

atribuir valores a elas porque existem alguns que nao sao so de leitura. As chances de estares a

utilizar a BASH sao bastante elevadas e no BASH o problema mencionado nao se verifica, mas

e sempre bom seguir boas praticas.

O que e a SH? Estao falar da Bourne Shell?

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.