Jump to content
Hercles

Lazarus: Runtime Error 217

Recommended Posts

Hercles

Erros que aparece no Lazarus quando se copila. Que tipo de erro seria este?

Projeto project1 elevou classe exceção 'RunError(217)'.

no endereço 7FEFD08940D

I-NOZex

so diz esse erro? o depurador nao aponta nenhuma linha onde está a causa do problema, ou que linhas correu antes de dar erro?

isso é um erro ao nivel da execução...e

entretanto deixo aqui uma boa resposta a explicar o que sao os tipos de erro run-time e compile-time

http://stackoverflow.com/a/846421

quanto ao problema em si, nao te posso ajudar mais, tens que dar mais informação...

codigos que tejam no build do form ou no onshow...

Edited by I-NOZex

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

nunopicado

É, isso é um erro de acesso à memória.

Uma qualquer instrução que lá tens que está a aceder ao que não deve.

Muito possívelmente, estás a usar um comando num evento de um qualquer componente, que ao ser criado executa o evento antes do que tu estás à espera, e logo, o tal comando é executado, dando origem ao erro.

Tenta o seguinte:

A cada evento que estejas a usar, um de cada vez, comenta o código que lá está.

Quando deixar de dar erro, é porque é esse evento que está a ser executado mal.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Hercles

erro nesta linha //filedata.loadfromfile(filename); mas é porque eu estou aprofeitando o codigo de outro projeto e esta linha não se aplicaria a esse que estou fazendo, eu acho.... :)

nunopicado

Então está resolvido, certo?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Claro que sim... Mas para ti, isso deve ser invisivel.

Queres copias a base de dados, usas os comandos respectivos ou um utilitário de gestão, como o HeidiSQL, nos ficheiros não deves mexer.

Hercles

é porque vou ter que enviar o projeto e se tiver que enviar o arquivo do MYSQL não se aonde ele vai esta....

nunopicado

é porque vou ter que enviar o projeto e se tiver que enviar o arquivo do MYSQL não se aonde ele vai esta....

Volto a dizer, tu não copias o ficheiro do MySQL. Copias um backup da base de dados.

Este será depois reposto no servidor do professor, e funcionará a partir de lá.

Por isso é que te falei ao inicio em usares o SQLite. Aí sim, era um ficheiro que mandavas com o programa.

No MySQL tens de executar um backup da base de dados (há várias formas, como o HeidiSQL ou o MySqlDump) que será reposta. No lado do teu software, terás de permitir que o utilizador escolha o endereço do servidor, username e password, porta TCP e nome da base de dados.

É assim que o MySQL funciona.

Também já o disse, preocupa-te agora a fazer a versão 1 do programa.

Quando a concluires, voltamos a falar sobre o MySQL.

Só para não morreres de ansiedade até lá, procura o ficheiro mysqldump.exe que está na pasta do MySQL.

Depois, executa-o assim:

mysqldump -h127.0.0.1 -uroot -padmin --single-transaction  --default-character-set=utf8  --result-file="c:\copia_bd.sql" BDNome

Onde 127.0.0.1 é o IP do computador que tem o MySQL instalado (se executares isto no próprio PC, podes deixar o 127.0.0.1)

root é o nome de utilizador do servidor MySQL - Substitui pelo que tiveres configurado

admin é a password do utilizador escolhido - Substitui pela que tiveres configurado

c:\copia_bd.sql é o caminho e nome do ficheiro onde queres gravar o backup

BDNome é o nome da base de dados que queres copiar - Substitui pela que tiveres configurado

Para repor a base de dados com este ficheiro, precisarás por exemplo do mysql.exe, que está geralmente na mesma pasta do mysqldump.exe

mysql -h127.0.0.1 -uadmin -padmin BDNome < c:\copia_bd.sql

Hercles

pensei que a parte dois do trabalho fosse mais fácil, estava pensando entregar incompleto mesmo... fiquei o dia todo pesquisando a parte um e não consegui fazer nada... :(

nunopicado

Até parece que não conheces o pessoal aqui do forum! :P

Diz as tuas dúvidas que nós ajudamos.

Recomendação: Não tentes fazer a parte 2 sem concluir a 1... Uma casa não se começa pelo telhado.

Esquece agora o MySQL, e vamos aos ficheiros. Em quê concretamente é que tens dúvidas?

Hercles

bom! sei que vou ter uma variável para cpf , nome, idade e salario (acho que todas podem ser do tipo string porque não vou fazer nenhum calculo).

vou ter que escolher um algoritmo de busca para o primeiro caso "achar funcionário".

sei que vou ter que usar o eof e writeln ....

if txtcpf:= cpf then

frmfuncionario.txtnome:= nome

frmfuncionario.txtidade:= idade;

frmfuncionario.txttxtsalario:= salario;

como eu faço para ligar o arquivo txt como estas variáveis e separar as string por string e jogar dentro de cada variável?

nunopicado

Sabes ler do ficheiro uma string?

Imagina que tens a seguinte definição:

cpf=11 caracteres

Nome=40 caracteres

Idade=3 caracteres

salario=10 caracteres

Cada registo vai-te ficar com um total de 11+40+3+10 = 64 caracteres

//Reg1: '12345678901Nuno Miguel Picado                       36   5000.00' <-- 64 caracteres
//Reg2: '21335456513Hercles                                  22   6500.00' <-- 64 caracteres

.
.
.
  readln(arquivo,Reg);
  cpf     := Trim(Copy(Reg,1,11));  // O Copy extrai uma substring de outra. A substring começa no primeiro valor (ex.: 1) e tem o tamanho do 2º valor (ex.: 11)
  Nome    := Trim(Copy(Reg,12,40)); // O Trim elimina eventuais espaços que possa haver à esquerda ou direita da substring
  Idade   := Trim(Copy(Reg,52,3));
  Salario := Trim(Copy(Reg,55,10));

Convém saberes que há outras formas, muito mais eficientes, de leres um ficheiro de texto.

Pessoalmente fazia isto com records e ficheiros tipados, mas a fazer em ficheiro de texto, seria com uma stringlist para carregar todo o arquivo em memória e trabalhar com ele daí.

Hercles

No menu tem Abrir que seleciona o arquivo texto que eu quero este reg vai ser a variável que recebe este arquivo... no pascal lembro que usava o assign

nunopicado

Sim, e aqui podes usar algo parecido. Em Delphi é AssignFile e CloseFile (tudo o resto é igual a Pascal), em Lazarus creio ser igual, se bem que nunca usei ficheiros dessa maneira em Lazarus.

Eu pessoalmente usava uma TStringList. É uma classe que te carrega todo o ficheiro em memória e te permite percorrer como se fosse um array (é efectivamente um array de strings, embora com algumas funções associadas para ajudar ainda mais).

Hercles

seria algo parecido com isso? ah declarei filedata como variável global do tipo Tstringlist;

procedure Tfrmmeusfuncionarios.Button1Click(Sender: TObject);
var reg: string;
begin
AssignFile(filedata);
while not eof(filedata) do
readln(filedata,Reg);
  cpf	 := Trim(Copy(Reg,1,11));  // O Copy extrai uma substring de outra. A substring começa no primeiro valor (ex.: 1) e tem o tamanho do 2º valor (ex.: 11)
  if cpf =  txtcpf.text then
  begin
  Nome    := Trim(Copy(Reg,12,40)); // O Trim elimina eventuais espaços que possa haver à esquerda ou direita da substring
  txtnome.text:= nome;
  Idade   := Trim(Copy(Reg,52,3));
  txtidade.text:= idade;
  Salario := Trim(Copy(Reg,55,10));
  txtsalario.text:= salario;
  end;
  CloseFile
end;  

ah fiz este código pra escolher o arquivo que quero usar:

procedure Tfrmmeusfuncionarios.mnuprincipalabrirClick(Sender: TObject);
begin
 //tipo de aquivo
 dlgarquivoabrir.filter:='Aquivos texto (*.txt)|*.txt|'+
 'imagens(*.bmp;*.ico)|*.bmp;*.ico|'+
 'Todos os Arquivos (*.*)|*.*';
 dlgarquivoabrir.filterindex:=1; //seleciona tipo.txt
 //somentes arquivos existentes podem ser selecionados
   dlgarquivoabrir.options:=[ofshowhelp,offilemustexist];
   if (dlgarquivoabrir.execute) then //abrir alguma arquivo?
   begin
 filename:= dlgarquivoabrir.filename; // txtnome do arquivo que
									    //foi aberto
   showmessage ('Aquivo: '+ filename +'foi aberto.');
   Panel1.caption:='Contectado ao: '+ filename;
   //carrega o arquivo na lista de strings
//    filedata.loadfromfile(filename);
   //exibe o arquivo no memobox
   // ativa o botao salvar
   mnuprincipalsalvar.enabled := true;
   end else
begin
 showmessage('Abrir Arquivo foi cancelado');
 end
end;														 

mas isto ==:> AssignFile(filedata); não é aceito pelo copilador....

nunopicado

Pois não... :)

Primeiro porque o AssignFile, assim como o Assign do Pascal tradicional, precisa de dois argumentos: A variável do ficheiro, e o caminho para o mesmo:

AssignFile(f,'c:\teste.txt');

Agora, quando eu falei em TStringList, era de esperar que fosses ver como funciona, e não simplesmente fazer código à toa!

A TStringList é um mundo à parte no que toca a manuseio de ficheiros de texto. Esqueces Assign's, Reset's, Rewrite's e tudo o resto.

Ex:

Queres abrir um ficheiro de texto chamado c:\teste.txt:

var
  lst:TStringList;
  Idx:Integer;
begin
  lst:=TStringList.Create;  // Crias uma instância da TStringList. Lembra-te, uma classe não basta definir o tipo, é preciso criá-la, neste caso, assim

lst.LoadFromFile('c:\teste.txt');  // Com isto, todo o ficheiro está carregado. A partir daqui é quase como trabalhar com um array

// Exemplo: percorrer o ficheiro

for Idx:=0 to lst.Count-1 do  // A primeira linha do ficheiro começa em 0. A última é dada pelo método Count - 1 (Count é o número total de linhas)
     begin
          ShowMessage( lst[idx] ); // Para acederes à linha, metes o índice à frente da StringList dentro de parentesis rectos

cpf:=Trim(Copy(lst[idx],1,11));
          .
          .
          .
     end;

lst.Free;  // Ao trabalhar com classes, devemos libertar a memória por elas ocupadas quando deixam de fazer falta. Logo, o último comando é o Free
end;

Aprofunda aqui:

https://www.portugal-a-programar.pt/topic/51671-trabalhar-com-ficheiros-de-texto-em-delphi/page__hl__tstringlist

Edited by nunopicado

Hercles

acho que estou entendendo..... me respondi uma coisa quando quero munda de inteiro para string eu uso inttoint e no caso do TStringList

nunopicado

É exactamente igual.

Se tiveres uma TStringList chamada lst e quiseres por exemplo alterar a primeira linha (posição 0):

Lst[0]:= IntToStr(2013);

A 1. linha ficará com o valor '2013'.

A propósito, para adicionar uma linha usas o método Add.

Lst.Add('blá blá blá');

E para gravares as alterações no ficheiro fazes:

Lst.SaveToFile('c:\teste.txt');