Jump to content

Recommended Posts

• 3 weeks later...
Posted (edited)

Eu não vi o vídeo que a minha net está lastimável, consigo andar no P@P e já estou com sorte 😄

1ª técnica: se te aparece um número par e uma opção em binário que termine em 1, esquece. Os números pares terminam em 0 e os ímpares em 1.

2ª técnica: potências de 2 (2^n) só têm um 1 no início e o resto à frente é tudo 0's. Excepção para o 0b1, que é 1 em decimal.

3ª técnica: eu somo da direita para a esquerda. Por exemplo, 0b11000101 -> 1 + 0 + 4 + 0 + 0 + 0 + 64 + 128 = 197. O mais complicado poderá ser ir fazendo as somas e ter em mente qual é o próximo número a somar, mas com treino chegamos lá.

4ª técnica: não ter pressa, por isso I can't do binary under pressure 😄

EDIT: não sei como está no vídeo nem como ensinam nas escolas, mas eu comecei por fazer este género de contas quando comecei a aprender por mim: 0b11000101 = 1*1 + 0*2 + 1*4 + 0*8 + 0*16 + 0*32 + 1*64 + 1*128 = 197. Se reparares, eu tenho aquilo na forma b*2^n, em que b é o dígito em binário, e tudo da direita para a esquerda. Com treino deixas de fazer estas contas e começas a fazer tudo de cabeça.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Eu uso algo parecido à 3.º técnica do @thoga31 e acaba por ser viciante:

de binário para décimal é mais fácil. Somas o número equivalente aos 1 e passas por cima dos 0

132
1 0 0 0 0 1 0 0
128......+4 .... = 132

de décimal para binário é para mim mais divertido e até viciante. só tenho de "semear" 😛 o número da esquerda para a direita:

vê com o numero 186

186=>_ _ _ _ _ _ _ _ || sabes que o octeto é 128 64 32 16 8 4 2 1

186 preenche 128? sim? leva 1
1 _ _ _ _ _ _ _

restam 58. preenche 64? não?-> zero
1 0 _ _ _ _ _ _

continuo com 58 e avanço. 58 preenche 32? sim? -> 1
1 0 1 _ _ _ _ _

restam 26. cabem em 16? yap. -> 1
1 0 1 1 _ _ _ _

restam 10. preenche 8. yap. ->1
1 0 1 1 1 _ _ _

já só tenho 2. preenchem 4. nop->0
1 0 1 1 1 0 _ _

os mesmo dois cabem em 2? ->1
1 0 1 1 1 0 1 _
chegaste ao teu número. o resto é zero.
1 0 1 1 1 0 1 0

assim que chegas ao teu número, o resto é zero. ex: 192 é 1 1 0 0 0 0 0 0 (128+64)

experimenta com outros números. vais ver a pica 👍

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Posted

Viciante para mim foi um desafio único que me propus a mim mesmo resolver: com os meus conhecimentos básicos em electrónica, criar uma máquina de somar de n+1 bits. Quando nos metemos a ver como funciona a soma em binário e nos apercebemos de como é simples, ainda mais viciados podemos ficar nesta brincadeira, believe me 😄

Quando desenhei a dita maquineta, que iria funcionar com uma série de interruptores para meter o input, comecei a perceber como é possível processar dados de forma tão única usando apenas 0's e 1's. Quem se lembrou disto há umas décadas atrás era simplesmente genial!

Knowledge is free!

Posted

Quem se lembrou disto há umas décadas atrás era simplesmente genial!

You're absolutely right, Sir!!

👍

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...