Jump to content
miguel5655

Verificar se uma aplicação tem permissões de ligação á internet

Recommended Posts

miguel5655

Boas pessoal.

É assim desenvolvi uma aplicação teste para clientes, que nos informa a nós através de email se a máquina deles consegue aceder a 3 websites alojados nos nossos servidores. A situação é que falhou nos 3 websites e não foi enviado qualquer email, já estou a rever o código. No entanto a minha dúvida é a seguinte sei que um dos websites foi acedido pelo cliente com sucesso, pois foi através dele que descarregou esta aplicação a minha dúvida é se a firewall possa ter bloqueado o acesso á internet á nossa aplicação, daí não conseguir receber nenhum email. Qual seria a melhor forma de implementar na aplicação uma forma de verificar isso. Pensei em fazer um webRequest ao google através da aplicação, mas se a firewall bloquear o acesso á internet fico sempre na mesma. Nem recebo os email's , nem consigo "checkar" os links.

Alguma sugestão ??

miguel5655

É possível que se uma máquina só conseguir aceder á internet com proxy, a aplicação não consiga ter acesso á internet ??

He B TeMy

Boas pessoal.

É assim desenvolvi uma aplicação teste para clientes, que nos informa a nós através de email se a máquina deles consegue aceder a 3 websites alojados nos nossos servidores. A situação é que falhou nos 3 websites e não foi enviado qualquer email, já estou a rever o código. No entanto a minha dúvida é a seguinte sei que um dos websites foi acedido pelo cliente com sucesso, pois foi através dele que descarregou esta aplicação a minha dúvida é se a firewall possa ter bloqueado o acesso á internet á nossa aplicação, daí não conseguir receber nenhum email. Qual seria a melhor forma de implementar na aplicação uma forma de verificar isso. Pensei em fazer um webRequest ao google através da aplicação, mas se a firewall bloquear o acesso á internet fico sempre na mesma. Nem recebo os email's , nem consigo "checkar" os links.

Alguma sugestão ??

Não tens hipotese se a firewall bloquear o acesso da tua aplicação á internet.

Caso contrário era como estavas a dizer, Webrequest e verificas a resposta, se houver, existe conexão, se não, não existe.

programadorvb6

''' <summary>
''' Função para verifica a veracidade do Link, mostrando se está activo.
''' </summary>
''' <remarks></remarks>
Public Function Testa_Link(ByVal Indicar_Link As String) As Boolean
 Dim Obj_Url As New Uri(Indicar_Link)
 Dim Solicita_Lig As WebRequest
 Dim Solicita_Resp As WebResponse = Nothing
 Solicita_Lig = WebRequest.Create(Obj_Url)
 Try
	 Solicita_Resp = Solicita_Lig.GetResponse
	 Solicita_Resp.Close()
	 Return True
 Catch ex As Net.WebException
	 Select Case ex.Status
		 Case Net.WebExceptionStatus.NameResolutionFailure,
			 Net.WebExceptionStatus.ConnectFailure,
			 Net.WebExceptionStatus.Timeout
			 Return False
		 Case Else
			 Return True
	 End Select
 Finally
	 Solicita_Lig = Nothing
 End Try
End Function

''' <summary>
   ''' Funçao para indicar se existe conexão do computador á internet.
   ''' </summary>
   ''' <remarks></remarks>
   Public Function Existe_Internet() As Boolean
    If My.Computer.Network.IsAvailable Then
	    Existe_Internet = True
    Else
	    Existe_Internet = False
    End If
   End Function

Edited by programadorvb6

Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.

He B TeMy

Que eu tenha conhecimento, a 2ª opção só diz se tens conexão por LAN...

miguel5655

Boas.

Obrigado pela ajuda. A lógica que apliquei para verificar se o link está activo e se consigo aceder foi mais ou menos essa, somente também implemento a parte do proxy.

Quanto a verificar se tem alguma ligação activa, sendo que isto não implica que tenha ligação á internet ou não, foi uma API do windows:

<DllImport("wininet.dll", CharSet:=CharSet.Auto)> _
   Private Shared Function InternetGetConnectedState(ByRef lpdwFlags As InternetConnectionState_e, dwReserved As Integer) As Boolean
   End Function
   <Flags> _
   Private Enum InternetConnectionState_e As Integer
    INTERNET_CONNECTION_MODEM = &H1
    INTERNET_CONNECTION_LAN = &H2
    INTERNET_CONNECTION_PROXY = &H4
    INTERNET_RAS_INSTALLED = &H10
    INTERNET_CONNECTION_OFFLINE = &H20
    INTERNET_CONNECTION_CONFIGURED = &H40
   End Enum