Jump to content
Ruka284

Windows form

Recommended Posts

Ruka284

Boas.

Gostaria de saber uma opinião da vossa parte.

Tenho dois forms.

1º Form tem nome x neste form tenho uma grid, label, textbox, button,.

Na grid vai apareçer os dados.

label tem nome, morada, etc.

textbox e para preencher os dados.

button e para criar,eliminar,alterar, limpar.

Minha questão vem agora

Na 2º grid so o que muda e o nome do form, de resto tem de ser igual a primeira form.

Para não estar a fazer tudo de novo na form, qual a maneira que aconselham para ir buscar tudo o que esta feito na 1º form, ir buscar grid,label,textbox,button.

nelsonr

Resumindo, queres abrir um novo form igual ao primeiro?

Caso seja isso, basta criares uma nova instancia:

formx y=new formx();

nelsonr

Não percebi bem o que pretendes, mas se é teres 2 forms iguais mas independentes, quando queres abrir o novo form usas o codigo que indiquei em cima.

Flinger

Os dados que te vão aparecer no 2.º são os mesmo que os do primeiro, ou é suposto ires buscar a uma tabela diferente?

Ruka284

as duas forms são iguais, uma chama-se x e a outra y, ja tenho criado a x e agora tenho de criar a y e buscar tudo o que criei na form x

nelsonr

Se as forms são para ter funcionamentos diferentes, apesar do mesmos controls, cria a form y, seleciona todos os controls da x e faz copy/paste.

Ruka284

a única diferença e na introdução dos dados.

vou dar ex. tenho form com nome formador a outra formandos, crio a form formador com grid, label, textbox, buttun, agora quero meter tudo igual na form formandos.

nelsonr

Tens as duas hipoteses indicadas acima.

Podes usar o primeiro exemplo e definires algum tipo de informação dentro do form para indicar se estás a inserir formador ou formandos (visto que isso deve afetar de alguma forma a gravação dos dados).

Podes usar o segundo exemplo e ficas com duas forms totalmente independentes, é provavel que tenhas de repetir algum código.

Flinger

Como disse o Nelson, depende muito como tenhas a tua BD e a aplicação estruturada.

Até podes ter uma tabela chamada pessoas, onde inseres tanto os formando como os formadores, e depois teres outra tabela onde fazes a ligação entre a pessoa e o papel que desempenha (formador ou formando). Se tiveres tabelas diferentes, uma para formadores outra para formandos, tanto podes o mesmo form, passando um argumento que indica qual é o papel, e ao iniciar o form alterar o título e as queries para inserir numa tabela ou noutra, ou ter forms distintos para cada.

Se calhar aconselhava-te a segunda, já que mais tarde podes chegar à conclusão que necessitas de mais campos em alguma das tabelas, e assim já tens pelo menos tudo separado.

Ruka284

a estrutura nas duas forms vai ser igual, o que quero e quando criar a form 2 ir buscar tudo a form1 para não estar a fazer tudo de novo na form2