Jump to content
alves077

[Dúvida] Scanf python

Recommended Posts

alves077

Boa noite,

Sou iniciado em python, alguém me sabe dar uma ideia como leio um input até EOF em python com scanf? Com o scanf ou com qualquer função equivalente. Já fiz algumas experiencia mas não correram muito bem..

Obrigado pela atenção,

alves077

thoga31

Até EOF? Isso é de um ficheiro.

Explica melhor o que pretendes. Não estou a perceber a ideia de "ler até EOF".

E não existe um scanf em Python.

Knowledge is free!

Pedro C.

End Of File (EOF). É possível e muito utilizado se não encontrares uma função de alto nível que o faça automáticamente. Também o scanf (estou a assumir o paralelo com o scanf do C++) pode ser feito (de maneira mais simples que o C).

Dado que essa é uma pergunta muito recorrente nos foruns a resposta aparece muitas vezes. Vou seguir o exemplo deste:

linha = []	  # Estou a declarar uma lista vazia
with open('caminho_do_ficheiro.ext') as ficheiro:   # Estou a abrir uma variável (classe) de ficheiro
 for linha in ficheiro:	 # Este é um ciclo para fazer o loop sobre todas as linhas de ficheiro.
	  a.append(linha)	   # Estou a acrescentar a linha (literalmente toda a informação dessa linha) à minha lista

Com este código ficarias com um objecto lista (é como um array em C mas mais flexivel pois pode guardar informações de vários tipos no mesmo array alem de ter funções de pop, remove, etc.; ah, é também bastante mais pesado na memória portanto se o teu ficheiro for extenso avisa pois convem ter outro tipo de soluções). Cada posição da lista é uma string com tudo o que está nessa linha.

Agora é importante perceber como funcionam os ciclos em Python. O ciclo "for" é diferente do "while", por exemplo. Repara neste seguinte exemplo:

lista = ['a','b','c','d','e'] # lista com strings de letras
for i in lista:   # ciclo que tem uma variável "i" que não é um contador mas sim o próprio elemento da lista.
print i	# fazer o print (cout) para ver o que é o "i".

O resultado do "print i" seria:

a
b
c
d
e

Isto implica que o "i" é na verdade o equivalente ao "lista" se o "i" fosse um contador (que não é...). Para usar um "for" com contador teriamos de fazer:

for i in xrange(10): # o 10 é só para exemplo
 print i

Este código faria print de numeros de 0 até 9 (o limite superior não pertence à contagem). Ou então utilizar o mais que comum ciclo "while":

i=0
while i<10:
 print i
 i = i + 1

Isto tudo para se perceber como o código deste post está a funcionar. Outros comandos que te possam interessar são conversões de string (o que vai esta na lista são strings) para números.

Para fazer a conversão de uma string de inteiro para um inteiro utiliza o comando "int" ( int(linha) ). Isto se apenas houver um inteiro por linha.

Para doubles (float em Python) farias float(linha). E o mesmo para qualquer outro tipo de dados.

Se tiveres mais um número por linha tens de fazer uma lista de listas onde a cada linha farias isto: linha.split(' ') (estou a separar uma string numa lista de strings separadas por whitespace),

e depois converteres cada um individualmente.

Se saires do Python nativo estas operações já estão feitas automaticamente em inúmeras bibliotecas (ver: http://www.numpy.org/). Qualquer dúvida avisa.

alves077

Boas,

thoga31 o que queria dizer, se calhar não expliquei lá muito bem, fazendo a analogia com C, posso fazer um input até uma linha em branco por exemplo.

Em C podia fazer um ciclo que percorre-se as linhas preenchidas até EOF. Sendo ficheiro ou não, por exemplo podia chegar a linha de comandos e com o executável de um ficheiro fazer teste > teste.txt. Onde o ficheiro teste.txt têm casos de input para o programa em C em questão. Basicamente é um input para o programa até uma linha em branco, até não encontrar mais nada, por isso chamei pelo EOF.

Obrigado pela atenção,

alves077

thoga31

Não sei se entendi bem o que queres, mas para ler o conteúdo de um ficheiro tens isto:

f = open("directório", "r")
# se já abriste o ficheiro e fizeste coisas com ele, tens de voltar ao início:
f.seek(0)
conteudo = [line[:-1] for line in f.readlines()]

Knowledge is free!

alves077

Acho que com um exemplo explico melhor. Por exemplo quero ler uma sequencia do tipo

1 2

3 4

5 6

7 8

Até ele deixar uma linha em branco.

thoga31

Acho que com um exemplo explico melhor. Por exemplo quero ler uma sequencia do tipo

1 2

3 4

5 6

7 8

Até ele deixar uma linha em branco.

Para facilitar a interpretação da tua última frase, podias dizer qual ser o resultado da leitura. De repente vejo duas leituras possíveis: lia apenas "1 2" ou lia tudo até ao fim, altura em que encontrava uma linha desprovida de conteúdo.

Para quem está do lado de lá as coisas parecem simples e bem explicadas, mas o problema é que do lado de cá a cabeça não é a mesma e a sua actividade não é a mesma, e podem-se gerar várias interpretações, todas elas fundamentadas.

Knowledge is free!

alves077

Tens razão, tenho explicado um bocado mal...

O que o programa têm que fazer é simples, verificar sempre qual a diferença entre no número da coluna da esquerda com o número da coluna da direita.

O que queria é que ele inseri-se a primeira linha e eu dentro de um ciclo lê-se o input tratando essa linha e desse logo o ouput e assim sucessivamente. E o programa acabava com uma linha em branco. Por exemplo

1 2

<

3 4

<

5 6

<

7 8

<

(linha em branco)

E acaba-se. Os simbolos é o output do programa e os números são o input.

Obrigado pela atenção,

alves077

Edited by alves077

thoga31

Isto para começar, a partir daqui deverás ser capaz de terminar.

s="1 2\n3 4\n5 6\n7 8"
linhas = s.split("\n")
# linhas = ["1 2", "3 4", "5 6", "7 8"]

Knowledge is free!