Jump to content
miguel5655

Dúvida sobre memória utilizada por aplicação

Recommended Posts

miguel5655

Boas.

É assim, desenvolvi uma aplicação em vb.net em que a principal funcão dela é monitorizar se um determinado serviço está a correr e sempre que esse serviço do windows mude de estado é lançado um aviso. A aplicação está sempre a correr e verificar o estado do serviço. Até aqui está tudo feito. A minha dúvida é quanto á memória consumida pela aplicação, pois o objectivo é ter a aplicação a correr 24 sobre 24 horas no servidor. A memória é gerida pelo próprio windows ou devo eu implementar no código? É dúvida de iniciante eu sei, mas como a maioria das aplicações nunca precisei de me preocupar com isto, nunca me suscitou curiosidade.

Cumprimentos

nelsonr

Boas,

isso depende um bocado do que estás a fazer na aplicação, mas em principio não tens de te preocupar.

miguel5655

A aplicação verifica se existem dois ficheiros numa directoria, e tem um backgroundworker que está sempre a verificar se o serviço existe e qual o estado do mesmo. É a única coisa que faz para já e só me preocupei em colocar a aplicação funcional, não estive com muito cuidado em escrever o código. Estive a olhar para a memória utilizada pela aplicação e durante uns 10 minutos a memória usada chegava a um limite e descia um bocado e assim sucessivamente.

Mas por curiosidade quais seriam as opções que tenho disponíveis?

Obrigado

nelsonr

Estás a criar/destruir constantemente alguns objectos ou tens tudo o que precisas para a aplicação funcionar definido ao inicio?

miguel5655

Sim tenho tudo definido para a aplicação funcionar e depois não me preocupei em destruir objectos nem nada do género. Mas essa será uma forma de utilizar menos memória certo??

nelsonr

Em principio não precisas de te preocupar em destruir.

Em algumas situações é aconselhado o uso do using para forçar logo a chamada ao dispose e libertar a utilização dos recursos.

Aponta quanta memoria a aplicação está a usar e passado um dia ou dois, vê se continua mais ou menos na mesma.