Jump to content
Nuno Teixeira

Executar macro dentro de outra macro VBA

Recommended Posts

Nuno Teixeira

Boa tarde a todos,

Sou novo neste fórum, pelo que desconheço se já foi aberto um tópico com este tema. Se assim foi, peço desculpa pelo facto. A minha questão é esta: na sequência de uma funcionalidade para uma aplicação que estou a desenvolver em VBA, criei uma macro para inserir uma autoshape numa dada posição da folha de excel. Até aqui tudo simples. Agora, gostaria que essa autoshape, quando clicada, executasse uma nova macro (inserir nova autoshape noutra posição da folha. Já tentei usar os comandos Application.Run e Call, mas até ao momento sem sucesso. Alguém consegue ajudar-me?

O códio da 1ª macro é este:

ActiveSheet.Shapes.AddShape(msoShapeRectangle, Range("j1").Left, Range("j1").Top, 8, 8).ZOrder msoBringToFront

A 2ª macro que quero que seja executada tem estas propriedades:

ActiveSheet.Shapes.AddShape(msoShapeRectangle, Range("h78").Left, Range("h78").Top, 8, 8).ZOrder msoBringToFront

Obrigado a todos.

Cumprimentos

FreiNando

Para fazeres isso tens de indicar a macro a executar ao fazer click no shape.

Insere um modulo e coloca as macros seguintes lá:

Public Sub Macro1()
   Dim SH As Shape
   Set SH = ActiveSheet.Shapes.AddShape(msoShapeRectangle, Range("j1").Left, Range("j1").Top, 8, 8)
   SH.ZOrder msoBringToFront
   SH.OnAction = "Macro2"

SH.Name = "Shape1" 'para futura referência
End Sub

Public Sub Macro2()
   Dim SH As Shape
   Set SH = ActiveSheet.Shapes.AddShape(msoShapeRectangle, Range("h78").Left, Range("h78").Top, 8, 8)
   SH.ZOrder msoBringToFront

ActiveSheet.Shapes("Shape1").OnAction = "" ' para desligar nova execução desta macro
End Sub

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Nuno Teixeira

Boa tarde,

Antes de mais muito obrigado pelo código. Funcionou perfeitamente bem. Queria pedir-lhe apenas mais um favor: se quiser que a 2ª macro esteja sempre pronta a ser executada, quais são as alterações a fazer à última linha do código?

ActiveSheet.Shapes("Shape1").OnAction = "" ' para desligar nova execução desta macro

Já tentei alguns procedimentos, mas sem sucesso (aparece sempre mensagem de erro).

Obrigado pela sua valiosa ajuda.

Um abraço

Nuno Teixeira

Já descobri o procedimento. Apenas tinha que apagar esta última linha:

Obrigado.

FreiNando

É isso mesmo.

Só coloquei essa linha para evitar a repetição, visto o 2º shape ser desenhado numa posição fixa e qualquer outro novo shape ficaria sobreposto.

Por isso comentei essa linha de código, que está ligada à outra da primeira macro. Nomear os objectos traz a vantagem de os poder aceder quando bem entender.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Nuno Teixeira

Muito obrigado de qualquer forma, fiquei a conhecer códigos que não dominava e que serão bastante úteis no futuro. Tenho ainda algumas macros que não consegui operacionalizar por desconhecimento dos códigos necessários. Estou a tentar solucionar as questões lendo tutoriais e fazendo experiências. Se achar que não é abuso da minha parte, gostaria de lhe pedir ajuda em breve acerca de outros códigos.

Obrigado.

Um abraço