Jump to content
Kline777

Delphi XE5 - capacidade para Android, Modern UI, iOS, etc

Recommended Posts

nunopicado

Por acaso estou com vontade de pegar nele para ver o que sai.

Tenho aí uns projectos pendentes para Android que andava a adiar às espera da há tanto anunciada versão Android do Delphi.

Código nativo, reutilizável... A coisa promete.

Mas por enquanto não há tempo. Isto da AT está-me a levar até o tempo de me coçar.

Quando acalmar, vou ver isso!

Entretanto, vai dando novidades sobre o estado daquilo. Estou curioso!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

Tenho pena que o pessoal ande todo virado para Android ou iOS e esqueça o Windows RT.

A verdade é que mataram o RT antes sequer de nascer, e o pessoal anda um pouco a desistir.

Seja RT seja 8, ambos têm Windows Store, e a Store precisa de mais e melhores aplicações.

Portanto, o Delphi XE5 permite fazer aplicações Modern UI?

Knowledge is free!

nunopicado

Tenho pena que o pessoal ande todo virado para Android ou iOS e esqueça o Windows RT.

A verdade é que mataram o RT antes sequer de nascer, e o pessoal anda um pouco a desistir.

Seja RT seja 8, ambos têm Windows Store, e a Store precisa de mais e melhores aplicações.

Portanto, o Delphi XE5 permite fazer aplicações Modern UI?

Já desde o XE3 que é possível fazer aplicações "Metropolis", a implementação da Embarcadero para o ambiente Metro.

Mas o RT foi um tiro no pé. Tanta coisa a apostar no 8, e depois dividem outra vez.

De qualquer maneira, a Windows Store falhou porque a Microsoft não apostou nela. Ficaram com medo, ou pensaram que aquilo não era de grande importância. De qualquer forma, pensaram mal.

Vamos ver se conseguem dar a volta!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

A Microsoft não apostou nela? LOL

Os experts e reviewers do mundo todo mataram o RT antes de sair, e um dos grandes argumentos foi a Windows Store e a sua falta de aplicações.

Mais, essa história da divisão...

Uma pergunta: quando o iPad saiu, havia milhões de apps? Pois não.

Quanto o iPad saiu, perguntou-se se se necessitaria daquilo quando havia PC's. Mostrou-se que são úteis e, em última análise, cools. Nascera o mercado de tablets. Alguém se queixou até hoje que não dá para correr no iOS coisas do Mac OS? Pois não. A Apple Store cresceu, entretanto.

Saiu o Android. Queixaram-se de novo das apps, mas vingou. E alguém se queixou que não executava programas típicos de certas distribuições Linux? Pois não. O Google Play cresceu, entretanto.

Chega a Microsoft, e divide RT de 8, da mesma forma em que se dividiu iOS de Mac OS.

Mas como o pessoal está todo habituadinho às Desktop Apps, achou estranho.

Mas c'uma porra, onde está a estranheza? Tablet é tablet e sempre foi tablet, agpra é que há comichão? E só para os lados do RT/8? Ai... que raciocínio reina aqui, meus caros?

Windows RT, é um tablet? Sim. Tem uma Store? Sim. É grande? É nova, portanto não. Há que dar tempo ao tempo? Claro.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Kline777

Se te estás a referir ao Metro Style sim tem... mas nunca testei muito.

Tem uma skin para aplicares aos controlos e fica tudo com aquele aspecto do Metro e tens um componente novo que te faz as animaçoes de transiçao de conteudos. acho que é o TTiles ou assim

Quanto à conversa sobre a microsoft a resposta é: MODA! Passei a adolescência toda a ouvir criticar a MS por ser interesseira e isto e aquilo e agora a Apple faz igual ou pior mas como está na moda anda tudo a correr atrás de qq cagalhoto que façam... Já deixei de tentar compreender as tendencias de moda nesta area :P

Uma coisa boa que o XE5 permite é fazeres uma app e depois escolheres se a queres correr em IOS, Android ou windows. Ou seja, fazes uma vez e corres logo em todo lado.

Perderam-se funçoes da VCL, mas se queremos algo comum a todas as tecnologias só podemos usar as funçoes que lhes sao comuns tambem claro.

Edited by Kline777

nunopicado

Como em tudo, a sorte também conta um pouco.

Mas a MS manteve, como é hábito, tudo à porta fechada. A estruturação para criar aplicações para o 8 tinha de ser aberta aos programadores com tempo. Mas ao fazer isso, iam acabar com o segredo, que por marketing quiseram preveligiar.

Mas é como dizes. Ainda há tempo, é nova (só tem o quê, 1 ano?).

thoga31

Sim, só tem 1 ano.

Eu tenho vindo a testar aquilo que é o RT no meu Windows 8 no PC - instalar e experimentar aplicações Modern UI -, e tenho a dizer que acho fantástico. Pena pena é eu não ter a disponibilidade para fazer aplicações, se não até aprendia a fazê-las.

Knowledge is free!

nunopicado

Aquilo é giro, mas é caro.

O iPad é uma moda, como diz o Kline777, como tudo o que é Apple, nem que seja a pior coisa do mundo.

O Android tem alguns defeitos, mas no geral é muito bom, e arranja-se a preços da chuva.

Um tablet com RT dá para comprar alguns 4 com Android.

Sim, a qualidade não tem nada a ver. Mas as pessoas vão ver a etiqueta do preço, pois do resto não percebem.

thoga31

Eu percebo, e prefiro pagar 700€ por um RT completo do que 250€ por um Android que me vai deixar a espumar.

Eu preciso de algo produtivo, e neste momento o Android está muito para lazer.

O RT traz o Office RT activado e pronto-a-usar, traz o OneNote, há aliás um OneNote Touch muito bom em Modern UI que recomendo vivamente, e tudo o que preciso para o trabalho. E o navegador de Internet não tem problemas com sistemas como o Moodle, como eu já vi no Android no Google Chrome e no Firefox (em ambos, sim) - no IE10 correu que foi um mimo, e eu não aprecio o IE :D

Mas isto já é off-topic, mas serviu para saberque desde o XE3 que dá para fazer Metropolis :P

Knowledge is free!

bioshock

Esses valores do Delphi XE5, são um bocado um tanto-exagerados, mesmo compreendendo que atinge todas as plataformas.

A ideia de se querer desenvolver para todas as áreas não passa de um conceito não implementado a nível empresarial. As empresas desenvolvem as aplicações de acordo com as exigências do cliente.

Kline777

Quantas empresas de jogos terão 2 pessoas a programar, uma para android e outra para IOS? ou se for a mesma tem que perder o dobro do tempo em implementações.

eu acho uma ideia poderosa... agora depende do que se conseguir fazer. Acho que para aplicaçoes simples traz bastante mais produtividade... e deixa quem sabe mais de delphi entrar um pouco no mercado movel :P

nunopicado

E por exemplo, o Delphi é forte na área de software de gestão, facturação, contabilidade, etc.

E agora começa a ser moda, em software de facturação, usar tablets e smartphones para complementar.

Imagina o restaurante em que o cliente pode fazer o pedido a partir do seu proprio telemovel.

Ou o transportador, cujo tablet ou smartphone do mororista é quanto basta para fazer uma guia de transporte.

bioshock

Quantas empresas de jogos terão 2 pessoas a programar, uma para android e outra para IOS? ou se for a mesma tem que perder o dobro do tempo em implementações.

E agora nomeia as empresas Portuguesas que se dirigem exclusivamente para o mercado dos jogos?

As soluções mobiles empresariais são numa percentagem quase máxima dirigidas para o que o @nunopicado referiu. No entanto, o que as empresas pretendem é a interligação entre o seu software de facturação e a aplicação mobile. Isto pode ser obtido pela via de uma aplicação cujo objectivo é a sincronização dos dados, nada mais.

Edited by bioshock

nunopicado

E agora nomeia as empresas Portuguesas que se dirigem exclusivamente para o mercado dos jogos?

hehehe, mas o Delphi não é só para Portugal.

As soluções mobiles empresariais são numa percentagem quase máxima dirigidas para o que o @nunopicado referiu. No entanto, o que as empresas pretendem é a interligação entre o seu software de facturação e a aplicação mobile. Isto pode ser obtido pela via de uma aplicação cujo objectivo é a sincronização dos dados, nada mais.

Mas se essa aplicação puder ser feita pelo proprio programador que faz a versão Desktop, que ao mesmo tempo pode meter o programa principal a funcionar em Windows e Mac, e pode meter o complemento a funcionar em Androis e iOS, tudo de uma assentada só...

Tem vantagens. :)

thoga31

Mas se essa aplicação puder ser feita pelo proprio programador que faz a versão Desktop, que ao mesmo tempo pode meter o programa principal a funcionar em Windows e Mac, e pode meter o complemento a funcionar em Androis e iOS, tudo de uma assentada só...

That's the American dream! :D

Knowledge is free!

bioshock

hehehe, mas o Delphi não é só para Portugal.

Bem, não é isso que eu presencio.

Na empresa onde trabalho também temos vários softwares de facturação desenvolvidos todos eles em Delphi, linguagem que desconheço por completo. Não há nem houve, pelo que consegui compreender, qualquer tipo de intenção de adaptar o código a todos os sistemas operativos, pelo menos até agora. Isto porque o mercado centra-se em Windows.

Existe sim a necessidade de criar pequenos aplicativos que interajam com o software de facturação. Mas esta necessidade vai também de encontro ao mercado mobile e ao seu núcleo, que, pelo que vejo, é Android. Eventualmente por causa da relação preço > qualidade.

nunopicado

Na empresa onde trabalho também temos vários softwares de facturação desenvolvidos todos eles em Delphi, linguagem que desconheço por completo. Não há nem houve, pelo que consegui compreender, qualquer tipo de intenção de adaptar o código a todos os sistemas operativos, pelo menos até agora. Isto porque o mercado centra-se em Windows.

Existe sim a necessidade de criar pequenos aplicativos que interajam com o software de facturação. Mas esta necessidade vai também de encontro ao mercado mobile e ao seu núcleo, que, pelo que vejo, é Android. Eventualmente por causa da relação preço > qualidade.

Sim, a realidade portuguesa é um bocado essa. Não há muito essa vontade de diversificar.

Mas a possibilidade está lá, para alguém que queira aproveitar.

Quanto ao Android, é esse relação preço/qualidade que o torna tão apelativo, e é isso que torna esta nova versão do Delphi tão importante.

Mas quem faz aplicativos para Android, podendo fazer o mesmo para iPhone/iPad, sem trabalho extra, não deixará de o fazer.

Se muitos dos utilizadores das empresas começam a ter Android, muitos dos seus administradores continuam a apostar no item da moda: iPhone.

thoga31

(thoga31 levanta a mão no meio da sala e pede licensa para falar) Não se esqueçam do RT :D

Knowledge is free!

bioshock

Mas a possibilidade está lá, para alguém que queira aproveitar.

Mas quem faz aplicativos para Android, podendo fazer o mesmo para iPhone/iPad, sem trabalho extra, não deixará de o fazer.

Se muitos dos utilizadores das empresas começam a ter Android, muitos dos seus administradores continuam a apostar no item da moda: iPhone.

Sim. Para te ser sincero, relativamente ao Delphi, chegou-se a falar do desenvolvimento para mobile, mas quando se constataram os preços..a conversa muda logo. Em Portugal não é fácil obter uma aplicação com este preço.

Por exemplo, existe uma outra aplicação (http://xamarin.com/), onde o desenvolvimento cross-platform também é obtido, mas neste caso pela via do C#. O preço centra-se nos 1000$/ano.

O que cada empresa tem de verificar é se vale a pena o desenvolvimento para todas as plataformas. Tens um range de 5 clientes que te pedem uma aplicação suplementar para os Androids dos seus trabalhadores e tens um cliente que te pede o desenvolvimento para iOS, o que é que achas que as empresas, que não tem poderio financeiro para responder a todos os pedidos, vão fazer? Pois..:P