Jump to content

[Resolvido] Iniciante-Problema com código

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

Eu estou a iniciar a minha aprendizagem em c e hoje quando estive a tentar fazer umas coisas bastantes simples deu-me erro. Ora bem a unica coisa que eu queria era que o utilizador escolhe-se a opção que mais lhe convinha... Depois eu iria fazer um if para verificar a opção que ele escolheu... No entanto o programa deixa simplesmente de responder. Ja agora aproveito para esclarecer uma duvida que certamente sera importante No scanf eu tenho que colocar %c porque? sei que tambem posso colocar %f mas nao entendo o que se quer dizer com isso. Deixo o codigo abaixo para que alguem me indique os problemas que tem.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
char escolha ;
printf("1-Mostrar Todas as Combinaçoes Euromilhoes\n2-Sair\n");
scanf("%c",&escolha);
if (escolha=1){
  int numeros[6];
  numeros[0]=1;numeros[1]=2;numeros[2]=3;numeros[3]=4;numeros[4]=5;numeros[5]=1;numeros[6]=2;
printf(numeros[0]);

}else{
printf("Adeus ");
}
}
Posted

Acerca do %c e do %f, vê isto: http://www.cplusplus.com/reference/cstdio/scanf/

São parâmetros que indicam ao scanf o que é que ele deve esperar ler.

btw, porque estás a fazer isto?

numeros[0]=1;numeros[1]=2;numeros[2]=3;numeros[3]=4;numeros[4]=5;numeros[5]=1;numeros[6]=2;

Boas,

estou dar valores ao array. Sei que havia uma forma melhor de se fazer mas já nao me recordo.

Posted (edited)

Nota: estás a declarar uma array de 6 elementos e estás a atribuir 7. O nº indicado na declaração é a dimensão e não o nº do último índice!

Como estás a atribuir logo após a sua inicialização, podes fazer logo assim:

int numeros[7] = {1,2,3,4,5,1,2};
// ou então...
int numeros[] = {1,2,3,4,5,1,2};
Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

(...)

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char** argv) { // a forma correta e standard de declarar a funcao main() e assim
 char escolha  = '0'; // e sempre uma boa pratica inicializar as variaveis!
 puts("1-Mostrar Todas as Combinaçoes Euromilhoes\n2-Sair"); // a funcao puts() aqui e melhor.

scanf("%c", &escolha);
 // aqui na condicao do if estavas a fazer a atribuicao do inteiro 1 a escolha e nao a comparacao do caracter '1'
 // como o valor da variavel escolha.
 if (escolha == '1') {
   int numeros[6] = {1, 2, 3, 4, 5, 6}; // como o Thoga31 disse a forma correta de inicialiazar numeros e com uma
   // initializer list.

// uma das formas correctas de escrever cada elemento do array e algo como :
   size_t const len = 6;
   for (size_t i = 0; i < len; ++i) printf("%i ", *(numeros + i));

puts("");
 }
 else
   puts("Adeus ");
}

Aqui o teu objectivo e criar um menu, e a forma correcta de faze-lo e atraves do ciclo do ... while

pesquisa por esse ciclo e enventuais duvidas que surgirem pergunte-as aqui no forum que ha sempre

pessoal disponivel em ajudar.

Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him.

Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see.

Moqorro's dark eyes seemed to shine.

Moqorro - I see dragons.

Posted

Nota: estás a declarar uma array de 6 elementos e estás a atribuir 7. O nº indicado na declaração é a dimensão e não o nº do último índice!

Como estás a atribuir logo após a sua inicialização, podes fazer logo assim:

int numeros[7] = {1,2,3,4,5,1,2};
// ou então...
int numeros[] = {1,2,3,4,5,1,2};

Eu há uns anos quando dei uma vista de olhos no C fiz a declaração assim. Mas estava na ideia que era necessario adicionar " antes das {. Sendo assim realmente é mais facil. Muito obrigado...

Posted

Eu há uns anos quando dei uma vista de olhos no C fiz a declaração assim. Mas estava na ideia que era necessario adicionar " antes das {. Sendo assim realmente é mais facil. Muito obrigado...

Isso é para uma String...

char s[100] = "Exemplo\0";

Knowledge is free!

Posted

Aqui o teu objectivo e criar um menu, e a forma correcta de faze-lo e atraves do ciclo do ... while

pesquisa por esse ciclo e enventuais duvidas que surgirem pergunte-as aqui no forum que há sempre

pessoal disponivel em ajudar.

Antes de mais agradeço pelos conselhos e pelas reparações no código. Hoje infelizmente já não terei oportunidade de ver o ciclo do while no entanto amanha já o estudarei.