Jump to content
Alen

Erro em pequeno ficheiro Access

Recommended Posts

Alen

Boa tarde a todos

Em primeiro lugar quero informar que não me considero um informático, mas tenho de dar um jeito em muita coisa, mas não sou expert em quase nenhuma e muitas vezes as coisas acontecem sem conseguir perceber porquê.

Para além disso sou novato.

Mas vamos ao caso concreto.

Aqui na empresa onde trabalho existia uma necessidade de controlar o arquivo, pois existem alguns milhares de pastas em que é necessário saber a localização por estante, fila de prateleira e prateleira e conteudo.

Devido a essa necessidade no já longíquo ano de 2002 desenvolvi com ajudas externas em foruns (para solucionar alguns problemas de programação) uma pequena aplicação sobre Acess 2000. (algumas vezes socorri-me também da funcionalidade de gravar macros).

A aplicação encontra-se num servidor que tem o Sistema Operativo SBS 2003, e no incio todas as maquinas que tinham o Acess instalado conseguiam chamar aquele ficheiro e retirar dele a informação pretendida, bem como acrescentar informação quando se arquivava novas capas.

É um facto que a aplicação ainda hoje se mantêm instalada e a funcionar, sem alterações até ao momento.

É um facto que duas maquinas clientes evoluiram, de SO, e de versão do Microsoft Office, e deixaram de conseguir aceder à aplicação recebendo uma mensagem de falta de memoria.

Isto sucedeu com duas maquinas e actualmente somente temos uma maquina que continua a ter acesso ao ficheiros e a conseguir retirar dele a informação pretendida.

Algum tempo a trás adquirimos uma nova maquina com o SO Win7 a 32 bits, Office 2013 e com 16 GB de Ram.

Quando fomos aceder ao referido ficheiro obtivemos a mesma mensagem de erro. "Não há memória suficiente para executar essa operação. Feche as aplicações desnecessárias e tente a operação novamente".

Conclui que a mensagem não correspondia à verdadeira razão, e conclui que o erro se deve à versão do Office, ou seja, somente a maquina que tem o Office 2000 instalado, é que consegue aceder. Para além desta maquina, temos mais duas que teem o Office 2002, e não conseguem, a que tem o Office 2013 também não.

Assim pretendia obter informação de como poderei converter a aplicação de forma a que a mesma funcione nas versões recentes do Office, sem ter de a desenvolver novamente, pois como vos disse no inicio não me sinto com conhecimentos suficientes para isso. Mesmo que deixe de funcionar na versão 2000, não tem problema, pois essa maquina tem de ser descontinuada devido aos anos que tem e à incompatibilidade a nivel de SO com os novos sistemas.

Obrigado pela atenção que vierem a dispensar,

Share this post


Link to post
Share on other sites
passarito

Como resolves esse caso concreto não sei, mas como podes resolver o problema já é outra história!

No inicio dos anos 90 deparei-me com um problema +/- semelhante, ie, queria gerir bases de dados através de sistemas operativos da M$ e Linux.

Solução: Criei uma intranet pois ambos os SO's comportam browsers. Ainda hoje a minha intranet gere Bases de Dados Access '97. Mais, não necessito do Access instalado em nenhum computador, exceto se eu quizer fazer alterações directas ou criar novas bases de Dados.

Nem necessitas de um windows server para instalar o IIS da M$,

O IIS já tras recursos para a gestão de Bases de Dados Access e ASP.

Edited by passarito

Share this post


Link to post
Share on other sites
Alen

Obrigado Try-Catch User pela tua resposta.

Vou pensar na solução que me apresentas-te, mas na base de dados que tenho, actualmente necessito de lhe acrescentar registos (por exemplo quando se arquiva novas pastas), e de alterar registos (por exemplo quando se, inclui novos documentos numa pasta já arquivada) e pelo que percebi nesse caso não seria uma solução, somente a poderiamos utilizar para realizae consultas.

Vou aprofundar, mas vou continuar a fazer esforços para descobrir a solução para este problema.

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites
passarito

Boas,

percebeste mal, podes adicionar, alterar, consultar e eliminar registos, o que eu me referia era no caso de se tu quizeres fazer alguma acção nas tabelas, isto é, adicionar uma tabela nova ou adicionar um campo novo numa tabela existente.

Aí sim, tens de ter pelo menos 1 pc com acesso ao(s) ficheiros(s) mdb.

No meu caso, por exemplo, tenho um SO virtual com o Office 97 instalado para realizar essas tarefas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.