Jump to content
Mortalmdsl

Data type mismatch in criteria expression VB10(express)

Recommended Posts

Mortalmdsl

Boas,

sou novo neste forum j+a visitei algumas veses e gostei das respostas propostas por isso istou aqui a relatar o meu erro.

Quando faço debug no visual basic 10 (express) apaece-me o seguinte err: "Data type mismatch in criteria expression.", se me podessem corrigir aradecia.

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\Database3.accdb")

Dim query As String = "INSERT INTO Registos([Nome], [Apelido], , [Password], [DataNascimento], [DataRegisto]) VALUES (@Nome, @Apelido, @Email, @Password, @DataNascimento, @DataRegisto)"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

command.Parameters.Add("@Nome", OleDbType.VarChar).Value = NomeTextBox.Text

command.Parameters.Add("@Apelido", OleDbType.VarChar).Value = ApelidoTextBox.Text

If RadioBtnMasculino.Checked = True Then

command.Parameters.Add("@Masculino", OleDbType.VarChar).Value = "Masculino"

Else

command.Parameters.Add("@Feminino", OleDbType.VarChar).Value = "Feminino"

End If

command.Parameters.Add("@Email", OleDbType.VarChar).Value = EmailTextBox.Text

command.Parameters.Add("@Password", OleDbType.VarChar).Value = PasswordTextBox.Text

command.Parameters.Add("@DataNascimento", OleDbType.VarChar).Value = DataNascimento.SelectionRange.Start.Date.ToShortDateString()

command.Parameters.Add("@DataRegisto", OleDbType.VarChar).Value = Date.Today

ConnectionString.Open()

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery() ->ERRO

If x < 1 Then

MessageBox.Show("Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)

Else

MessageBox.Show("Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

End If

ConnectionString.Close()

command = Nothing

Edited by Mortalmdsl

nelsonr

Boas,

não será ai mistura no tipo de dados, nomeadamente o campo data de nascimento que tens como varchar ou o dataregisto que tens como varchar e estas a passar uma data

Mortalmdsl

Muito obrigado consegui resolver o erro.

Logo depois surgiu outro mas consegui-o corregir, nao tinha implementado o masculino e feminino..

Neste momento consigo gravar a base de dados, mas se esperar uns 10 minutos ela volta para o ID=1... Este e agora o meu button de "Registo"(adiiona dados a base de dados),

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\Database3.accdb")

Dim query As String = "INSERT INTO Registos([Nome], [Apelido], [sexo], , [Password], [DataNascimento], [DataRegisto]) VALUES (@Nome, @Apelido, @Sexo, @Email, @Password, @DataNascimento, @DataRegisto)"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

command.Parameters.Add("@Nome", OleDbType.VarChar).Value = NomeTextBox.Text

command.Parameters.Add("@Apelido", OleDbType.VarChar).Value = ApelidoTextBox.Text

If RadioBtnMasculino.Checked = True Then

command.Parameters.Add("@Sexo", OleDbType.VarChar).Value = "Masculino"

Else

command.Parameters.Add("@Sexo", OleDbType.VarChar).Value = "Feminino"

End If

command.Parameters.Add("@Email", OleDbType.VarChar).Value = EmailTextBox.Text

command.Parameters.Add("@Password", OleDbType.VarChar).Value = PasswordTextBox.Text

command.Parameters.Add("@DataNascimento", OleDbType.Date).Value = txtDataNascimento.Text

command.Parameters.Add("@DataRegisto", OleDbType.Date).Value = Date.Now

ConnectionString.Open()

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then

MessageBox.Show("Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)

Else

MessageBox.Show("Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)

End If

ConnectionString.Close()

command = Nothing

nelsonr

Ou seja,

inseres uma data de registos, vais ao Access e estão lá.

Passados 10 minutos, vais ao Access novamente e despareceram?

nelsonr

Se o ID volta a um, duvido que seja do teu programa (se removesse registos, o ID continuava).

Que sistema operativo estás a usar? Não estás a repor a base de dados?

Algo semelhante acontecia com o Shadow Copy do Windows.

Mortalmdsl

Estou a usar o windows7, se criar registos diretamente no access e remover os registos e voltar a criar registos o ID nao recomeça.

nelsonr

Tenta fazer isto:

- adiciona registos pela tua aplicação

- entras com o access e fazes alterações (se possivel em alguma tabela que a tua aplicação nao mexa)

- esperas 10 minutos

- entras na aplicação e inseres registos

- verifica se os registos iniciais desapareceram e se a alteração que fizeste directamente no access tambem desapareceu

Mortalmdsl

Já exprimentei varias vezes e já não me remove os registos, será que foi de editar um registo diretamente na base dados?

nelsonr

Então agora já não desaparecem os registos?

O utilizador que está ligado é administrador do windows?

A base de dados foi criada pelo utilizador em utilização?

Mortalmdsl

Apos mudificaçao do codigo e execuçao do programa o access apaga os registos.

Eu criei a base de dados na escola, neste momento estou noutro PC