Jump to content
vsilvanf

Arquivo Tipado - Pascal

Recommended Posts

vsilvanf

Fala galera...sou novo em pascal e preciso de uma ajuda para desenvolver o seguinte programa.

Um programa em Pascal que leia um arquivo do tipo string (apenas palavras), exiba o conteúdo do arquivo em tela, e logo depois inverta as linhas, e por fim inverta também os caracteres de cada linha.

Por exemplo:

Escrever o Arquivo Original em tela:

Linha A

Linha B

Linha C

Logo Depois Inverter as linhas:

Linha C

Linha B

Linha A

E por fim inverter as linhas e as palavras:

C ahniL

B ahniL

A ahniL

Cheguei até aqui:

Type
Palavra = string[60];
Arquivo = File of Palavra;
Var
Dados         : Arquivo;
Imprimir o arquivo original:
    assign(Texto, 'c:\1.txt');
    reset(Texto);
    while not eof(Texto) do
    begin
        read(Texto, Linha);
        writeln(Linha);
    end;
Para imprimir as linhas ao contrario tentei assim(Mas não consegui, o programa nem roda, compila mas dá erro e não roda):
    assign(Texto, 'c:\1.txt');
    reset(Texto);
    for i:=filesize(Texto) downto 1 do
    begin
        seek(Texto, i);
        read(Texto,Linha);
        writeln(Linha);
    end;

Para inverter as linhas e palavras não consegui nada, pq nem consegui inverter as linhas.

PS: Utilizo o Dev-Pascal.

Obrigado Galera.

Edited by thoga31
GeSHi

thoga31

Bem-vindo.

Não chega dizer que tens um erro, deves dizer exactamente qual é o erro que estás a obter.

Estás a obter erro pois não se pode usar readln e writeln com ficheiros binários, como estás a tentar fazer (File Of). Tens a certeza que deves fazer um file of string? Não será um text?

Knowledge is free!

nunopicado

Para começar, uma coisa a perceberes:

O Assign só se usa uma vez para cada variável de ficheiro.

No inicio do programa fazes o Assign e depois é só usar o ficheiro, não voltas a atribuir nada.

Depois, há muitas formas de fazer o que pretendes. A mais simples será por ventura, usar um array.