Jump to content
vsilvanf

Arquivo Tipado - Pascal

Recommended Posts

vsilvanf

Fala galera...sou novo em pascal e preciso de uma ajuda para desenvolver o seguinte programa.

Um programa em Pascal que leia um arquivo do tipo string (apenas palavras), exiba o conteúdo do arquivo em tela, e logo depois inverta as linhas, e por fim inverta também os caracteres de cada linha.

Por exemplo:

Escrever o Arquivo Original em tela:

Linha A

Linha B

Linha C

Logo Depois Inverter as linhas:

Linha C

Linha B

Linha A

E por fim inverter as linhas e as palavras:

C ahniL

B ahniL

A ahniL

Cheguei até aqui:

Type
Palavra = string[60];
Arquivo = File of Palavra;
Var
Dados         : Arquivo;
Imprimir o arquivo original:
    assign(Texto, 'c:\1.txt');
    reset(Texto);
    while not eof(Texto) do
    begin
        read(Texto, Linha);
        writeln(Linha);
    end;
Para imprimir as linhas ao contrario tentei assim(Mas não consegui, o programa nem roda, compila mas dá erro e não roda):
    assign(Texto, 'c:\1.txt');
    reset(Texto);
    for i:=filesize(Texto) downto 1 do
    begin
        seek(Texto, i);
        read(Texto,Linha);
        writeln(Linha);
    end;

Para inverter as linhas e palavras não consegui nada, pq nem consegui inverter as linhas.

PS: Utilizo o Dev-Pascal.

Obrigado Galera.

Edited by thoga31
GeSHi

thoga31

Bem-vindo.

Não chega dizer que tens um erro, deves dizer exactamente qual é o erro que estás a obter.

Estás a obter erro pois não se pode usar readln e writeln com ficheiros binários, como estás a tentar fazer (File Of). Tens a certeza que deves fazer um file of string? Não será um text?

Knowledge is free!

nunopicado

Para começar, uma coisa a perceberes:

O Assign só se usa uma vez para cada variável de ficheiro.

No inicio do programa fazes o Assign e depois é só usar o ficheiro, não voltas a atribuir nada.

Depois, há muitas formas de fazer o que pretendes. A mais simples será por ventura, usar um array.

Lês todo o ficheiro para um Array, e memorizas quantas frases tens ao todo (vais incrementando um contador a cada leitura do ficheiro).

Convém que leias o ficheiro com o Readln, e não com o Read. Caso contrário, ele vai assumir que as palavras são separadas a cada 60 caracteres (tamanho do registo que lhe indicas) e não a cada nova linha.

Tendo todas as palavras no array, depois é só usar o FOR (com a característica DOWNTO em vez de TO) para tudo o resto.

Um FOR DOWNTO DO para leres o ARRAY do fim para o principio, e escreveres as linhas no ecrã.

Depois, outro FOR DOWNTO DO para leres as palavras de forma invertida (usa o LENGTH para saberes o tamanho das palavras).

Tens a certeza que deves fazer um file of string? Não será um text?

Há compiladores que não têm o TEXT, e nesse caso é File of String.

Não sei se é o caso, que mal testei o Dev-Pascal, mas é possível!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

O Dev-Pascal usa uma versão antiga do Free Pascal, mas a última versão dele (descontinuada) tem suporte a text.

Eu tenho na versão 2.6.0 do FPC e não consigo utilizar readln nem writeln com ficheiros binários. Tive de utilizar métodos alternativos.

Knowledge is free!

nunopicado

O Dev-Pascal usa uma versão antiga do Free Pascal, mas a última versão dele (descontinuada) tem suporte a text.

Eu tenho na versão 2.6.0 do FPC e não consigo utilizar readln nem writeln com ficheiros binários. Tive de utilizar métodos alternativos.

Ficheiros binários?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

Estas designações podiam ser uniformizadas, mas enfim.

Ficheiro binário ou ficheiro tipado ou um ficheiro declarado com file of tipo. ;)

Knowledge is free!

vsilvanf

Boa tarde thoga31 obrigado a ajuda.

Na hora de compilar com o dev pascal não da erro não, ae coloco executar e abre a tela do prompt e ja fecha automaticamente, como se chegasse em uma determinada linha e achasse um erro de execução(por testes acho que é quando chega no seek).

Para ler uso o read e não o readln(pq ja tentei usar e da erro mesmo). So uso o writeln para escrever a variavel linha, que esta definida como string.

E infelizmente tem que ser com arquivo tipado mesmo, pois pedem que seja (preferiria o tipo text também).

Abraços.

Edited by vsilvanf

nunopicado

Boa tarde Stack Overflow obrigado a ajuda.

Stack Overflow?

thoga31

O nosso @nunopicado anda enferrujado :D

Não se pode utilizar readln e writeln com ficheiro binários, apenas se pode utilizar read e write uma vez que, num ficheiro destes, não há noção de New Line.

@vsilvanf, coloca o código inteiro para podermos ver o que pode estar a correr mal.

Knowledge is free!

vsilvanf

Boa tarde nunopicado, obrigado a ajuda também.

Com relação ao Assign entendi o que você disse.

Não entendi a parte do Readln, você quer dizer ler o texto usando o Readln e não o read? Mas não dá erro ? Testei aqui e não consegui.

E quanto ao array você diz que cada linha que eu ler, gravar em um array, e apos gravado no array ler ele de traz para frente e invertendo os caracteres?

Bom acho que vou realizar uns testes com essa dica, e volto a retornar pro forum.

Abraços.

thoga31

A ideia do seek é boa e mais eficiente, a meu ver. Tens é um problema: seek é zero-based, o que significa que, para te posicionares no último elemento do ficheiro, tens de fazer isto:

seek(ficheiro, FileSize(ficheiro) - 1);

Aposto que é aqui que te ocorre o erro, não é preciso tanta volta com arrays.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

nunopicado

O Readln funciona em TEXT. Em File Of efectivamente não.

Já lá vão uns valentes anos desde que usei isto para ler ficheiros (TStringList, o meu grande amor! lol)

vsilvanf

Thoga31 Também achei que o erro era do seek, mas tentei como você disse(segue abaixo) só que imprimi na ordem normal, não inverte as linhas não.

assign(Dados, 'c:\1.txt');
 reset(Dados);
 for i:=(filesize(Dados)- 1) downto 0 do
 begin
	 seek(Dados, i);
	 read(Dados,PalavraLida);
	 writeln(PalavraLida);
 end;

To quase partindo para o array mesmo :/

Edited by nunopicado
Adicionada linguagem GeShi

thoga31

Acho que esse código está correcto. Se agora houver problemas, será noutra parte.

Knowledge is free!

passarito

Boas,

Sim o array será mais fácil, mas penso que objectivo é trabalhares os ficheiros.

O código está correcto, para verificares, altera o writeln para

writeln(i,' - ',palavralida);

isto vai-te indicar o número da posição do ficheiro para a qual ele escreve a linha

pwseo

vsilvanf,

Por vezes parece-me que tens dificuldade em explicar o que pretendes fazer -- tenho sérias dúvidas relativamente a ser necessário utilizar um file of string, por exemplo. Continuando, quando queremos ler strings de um ficheiro, utilizamos o tipo de dados text (ou textfile) que nos permite utilizar as readln e writeln sem termos que nos preocupar nós mesmos com os caracteres de mudança de linha.

Utilizar seek em ficheiros de texto não é exequível, uma vez que não é possível determinar onde começa a linha seguinte (ou anterior) sem ler todos os caracteres até lá. Essa técnica funciona para estruturas de dados com tamanho bem definido. Claro que se a nossa definição de linha for string[60], então podemos utilizar seek, mas se for esse o caso, todo o exercício acaba por me parecer inútil.

Por isso, encorajo-te a investigar a solução já mencionada: crias uma array de strings, para a qual lês o conteúdo do ficheiro em questão. Posteriormente modificas o conteúdo dessa array ao teu gosto, invertendo primeiro a ordem das strings, e depois a ordem dos próprios caracteres.

vsilvanf

Pessoal

Fiz das 2 formas utilizando os array e utilizando o arquivo.

Queria Agradecer a ajuda de todo mundo ae.

Obrigadão

Suelen Passos
program inverte(input{teclado}, output{tela}, dados{e/s});
type
  Palavra = string[30];
  ArqDePalavras = file of Palavra;
procedure mostrar(var a{e}: ArqDePalavras);
  var
     reg: Palavra;
     pos: integer;
  begin
     reset(a);
     pos:= 0;
     while not eof(a) do
        begin
           read(a, reg);
           writeln(output, 'Registro ', pos:2, ': ', reg);
           pos:= pos+1;
        end;
     writeln(output);
     close(a);
  end;
function invertePalavra(pal{e}: Palavra): Palavra;
  begin
     if pal='' then invertePalavra:=''
     else invertePalavra:= invertePalavra(copy(pal, 2, length(pal)))+pal[1];
  end;
procedure trocar(var a{e/s}: ArqDePalavras; x{e},y{e}: integer);
  var
     registro, temp: Palavra;
  begin
     seek(a,x);
     read(a, registro);
     seek(a,y);
     read(a, temp);
     seek(a,y);
     write(a, invertePalavra(registro));
     seek(a,x);
     write(a, invertePalavra(temp));
  end;
procedure inverter(var a{e/s}: ArqDePalavras);
  var
     atual: integer;
  begin
     reset(a);
     for atual:= 0 to (filesize(a)-1) div 2 do
        begin
           trocar(a, atual, filesize(a)-1-atual);
        end;
     close(a);
  end;
procedure produzAleatorio(var a{e/s}: ArqDePalavras);
  var
     posicao, letra: integer;
     gerada:  Palavra;
  begin
     rewrite(a);
     for posicao:= 0 to random(10)+1 do
        begin
            gerada:= '';
            for letra:= 1 to random(25)+1 do
               gerada:= gerada+chr(65+random(10));
            write(a, gerada);
        end;
     close(a);
  end;
var
  dados: ArqDePalavras;
  nome: string;
begin
  write(output, 'Nome do arquivo: ');
  readln(input, nome);
  assign(dados, nome);
  randomize;              {para teste - nao cobrado}
  produzAleatorio(dados); {para testar - nao cobrado};
  mostrar(dados);
  inverter(dados);
  mostrar(dados);
  readln(input);
end.

Edited by nunopicado
Adicionada linguagem GeShi

thoga31

Uma vez que o membro @vsilvanf não teve a amabilidade de fornecer a solução, fica esta para referência futura. Obrigado, @Suelen Passos.

(Nota: ao contrário do outro tópico, neste caso a colocação do código é aceitável uma vez que o OP do tópico desertou sem partilhar a solução que encontrou ;) )

Edited by thoga31

Knowledge is free!