Jump to content
thoga31

Tablet vs Ultrabook

Recommended Posts

thoga31

Pois é, pessoal... mais uma vez venho aqui ouvir as vossas opiniões. E este tópico vai ser mais longo, pelo que vou frisar os pontos importantes a negrito.

Alguns de vós lembrar-se-ão que já pedi opiniões acerca de portáteis e ultrabooks, bem como de tablets. A verdade é que quando estava prestes a tomar uma decisão senti-me impedido em adquirir o que quer que fosse. E hoje apercebo-me que fiz muito bem, pois estou numa situação nova na minha vida tecnológica: tenho de repensar quase do zero boa parte do meu arsenal tecnológico a que muitos chamam de tech ecosystem.

Tenho de mudar por razões muito simples: as minhas necessidades habituais mudaram por completo.

Até muito recentemente eu precisava de vez em quando de trabalhar com o meu computador, e o meu notebook servia perfeitamente, apesar da bateria ser lamentável e necessitar de andar com um arsenal de cabos. As vezes em que tinha de andar com aqueles 2,5kg mais acessórios não eram muitas.

Como talvez possam estar a perceber, na altura a história de um tablet seria apenas para ter um tablet para os meus tempos de lazer, que ainda os tinha, e um novo portátil seria para substituir o que tinha (e ainda tenho hoje).

Hoje em dia preciso de andar com o portátil quase todos os dias comigo, arriscando-me a nem sempre ter uma tomada a distância suficiente, e andar com uma extensão como novo extra não está a ajudar à minha felicidade.

O que preciso hoje em dia? Pois bem, preciso de ver os mails todos os dias, assim como as mensagens do Facebook, além de poder consultar a bibliografia toda para evitar andar com 3~4kg de papel todos os dias (a somar aos 2,5kg do portátil + cabos + extensão), poder tirar notas directamente nela, e dava jeito poder fazer uns documentos quando fosse necessário de repente (aka Word, Excel ou PowerPoint).

Primeiro pensamento óbvio: um tablet. Pensamento seguinte: o meu portátil ainda tem 2,5kg, necessita de cabos, ainda preciso de trabalhar com ele algumas vezes, e adoraria deixar a extensão em casa. Mais outro: o dito tem 6 anos, é meio fracote e não tenho uma bola de cristal para adivinhar quanto mais tempo viverá (espero que mais 6 no mínimo, anyway).

O que eu comecei a ponderar: tablet, ultrabook ou híbrido?

Fui fazer umas pesquisas e acho que com um híbrido não fico bem servido - aquilo nem é carne nem é peixe e também não é bacalhau, é uma teoria IMO.

De seguida fui ver os tablets e fiquei numa corda-bamba: iOS, Android ou Windows RT/8? Todos têm prós e contras, e como sou um gajo de fazer durar os equipamentos tecnológicos, o iPad acaba por ficar um pouco ao lado pois, segundo me parece, fica obsoleto em pouco tempo. Portanto, neste campo, Android ou Windows? No Windows, 8, Pro ou RT? O hardware que ainda me parece estar a fazer mais sentido nesta gama é a nova série de Surfaces que finalmente ganhou alguma lógica.

Vantagens do RT: traz um Office adaptado para touch pré-instalado, enquanto que o 8 e o Pro não. É mais leve e o tablet fica mais barato.

Desvantagens do RT: só pode executar aplicações Modern UI, e a loja do Windows ainda não está "famosa".

Para quem usa Android, podem-me contar a vossa experiência nesta área?

E temos os ultrabooks: caros como o raio, e surpreendentemente constato que a melhor relação qualidade/preço parece-me estar do lado dos MacBook Air. As outras marcas podem estar a fazer bons progressos na área, mas a verdade é que andam a despejar imenso hardware lá para dentro e a entrar numa espécie de batalha pelo melhor ultrabook, esquecendo-se que há quem precise de coisas mais simples - e os ultrabooks mais simples são, pelo que vi, afastados dos seus primos todo-poderosos. Ironicamente também vejo computadores destes com mais de 2kg serem classificados de ultrabooks, enquanto um ou outro computador classificado como notebook consegue ser... mais leve! Bom, eu preciso de um intermédio para trabalhar e viajar, e estou a encontrá-lo num MBA.

O meu budget não é grande e foi ganho com custo e tempo. Não consigo adquirir ao mesmo tempo um tablet, qualquer que seja, em conjunto com um ultrabook, apesar de essa ser a solução ideal - tablet para as coisas do dia-a-dia, o ultrabook para ter um portátil leve e com boa autonomia. Portanto, estou numa posição em que ou faço a escolha certa ou arrependo-me num futuro próximo, e tenho de fazer esta decisão antes de encarquilhar as minhas costas de vez com tanto papel (para o próximo mês os 3~4kg serão mais na ordem dos 7~8...).

Eu sei que a escolha é minha, mas umas opiniões são sempre úteis - não seria a primeira vez em que outras pessoas levantavam questões muito pertinentes que nunca me tinham passado pela cabeça.

Um abraço,

thoga31.

Knowledge is free!

Flinger

Não sei a urgência que tens, mas pelo que me descreves, parece-me que poderias dar uso a uma outra possibilidade, dentro dos tablets: http://www.ubuntu.com/tablet

Acho que ainda não saiu nenhum tablet oficial, mas parece-me uma ideia bastante versatil e atractiva.

Dentro das outras possibilidades, o android também tem várias suites de Office disponíveis, inclusive capazes de lidar com os formatos X da microsoft (xlsx, pptx, etc.). Abstraindo-me do S.O. em si, creio que tens mais possibilidade de escolha a nível de apps para o Android que para windows.

No entanto, a nível de produtividade, creio que um tablet te limitará sempre bastante mais do que um ultrabook. Eu não tenho tablet, mas tenho um telemóvel Android, e, embora já consiga fazer bastante coisa nele, ainda não consigo prescindir de um PC. Ainda não é a mesma coisa, e volta e meia lá aparece algo que não consigo fazer no telemovel. Nesse aspecto, acho que o Ubuntu poderá ajudar bastante, mas ainda não vi nenhum produto oficial, apenas algumas imagens adaptadas a produtos já existentes e ainda sem funcionarem a 100%.

thoga31

Obrigado, antes de mais, pela tua opinião ;)

Eu há séculos que ando a acompanhar o Ubuntu for Tablets, e nunca mais sai nenhum, para grande pena minha.

E, a ajudar à festa, a minha urgência é relativamente alta. A partir do dia 7 de Outubro (é verdade, isto tem "prazos") começarei a andar com muito papel atrás de mim, a não ser que tenha algo leve e móvel que me substitua aquilo. Assim terei a liberdade de levar um livro quando for necessário sem ter de pensar que já tenho a pasta cheia de papel.

Mais uma vez, ao ouvir isto assim, o tablet parece ser a solução inevitável. E claro que um tablet nunca substituirá um PC, pelo menos nos próximos tempos.

Eu até sei qual seria a solução ideal para mim: um tablet e um ultrabook, period. Arrumava o assunto sem mais demoras. A questão aqui é que o dinheiro tem demora a cair nos bolsos e não tem demora a sair deles.

Knowledge is free!

Dr_Lion

Basta falares em word, excell etc, para produzires um texto de uma página seguida num qualquer dispositivo touch, boa sorte... Daí restringiria logo a opção aos portáteis, de facto hoje têm muitos nomes, muitas siglas que a maior parte das vezes se perdem na moda dos estrangeirismos e muitas vezes sem sabermos realmente o que significam o que significam para quem as usa.

O meu conselho? um portatil 13-14" menos que 13 é complicado para teclar porque tem teclas pequenas, por outro lado 15 já se torna grande e nunca foges dos 2kgs ou mais. Normalmente os de 13" também trazem um bateria jeitosa.

O que tens que procurar é o melhor que exista para o teu orçamento com 13-14" e bateria de 5 horas ;) não dês tanta importância ao processador, ram, disco.mas sim ao teclado iluminado, á qualidade/luminusidade do ecrã e se a resolução permite uma visão clara e grande das letras...

De resto és capaz de já arranjar qualquer coisa para os 600-700€ se quiseres esticar até aos 900€ já arranjas uma coisa com um desempenho aceitável. Opções específicas não sei porque não é o que escolhoo/uso, mas para quem pode um protegé é sinónimo disso tudo e mais....

thoga31

Os documentos Word e etc seriam breves, e talvez raros.

Existe sempre a opção dos híbridos, com os quais é preciso ter cuidado pois alguns prometem muito e só fazem figura.

Híbridos como os VivoTab ou o Surface parecem-me ser uma boa opção. Outros já são tanga.

E claro que os ultrabooks são a opção completa. Neste campo tenho visto com calma nos meus tempos livres muitas reviews, tentando sempre escolher aquelas que são mais imparciais, bem como opções no mercado. Em Portugal a coisa não está bonita, há certas opções interessantes que não tenho conhecimento de estarem cá à venda. E dentro do que vi, teria, por exemplo, duas opções, uma delas é precisamente um híbrido interessante: MacBook Air e Asus Transformer Book TX300.

Problema: para o Mac ainda posso tentar lá ch€gar, para o Asus é que não ch€go mesmo lá... Com a diferença, e se possuísse tal diferença, compraria um Nexus 7 :D

Portanto, acho que a questão que eu tenho de fazer para mim mesmo é esta: precisando tanto de um tablet como de um ultrabook, compro-os por que ordem, ou vou para um híbrido?

(Porque sou tão indeciso?...)

Knowledge is free!

KTachyon

Quando falaste em híbrido, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o Surface. Acho que não há nome mais adequado para aquilo. :)

Se estiveres a pensar num tablet para escrever grandes documentos, também deves pensar no teclado (repara que o Surface base não inclui o teclado). E mesmo assim, se a intenção for virada para o "intensivo", a minha preferência acabaria por ser um ultrabook. Se for para tomar notas, não faz grande diferença não teres um teclado e um tablet é perfeitamente adequado.

A minha opinião sobre office (genérico) em tablets é a seguinte (e só vou falar daquilo que considero bem suportado, e não de material que é feito ao estilo hack&slash):

O Microsoft Office "nativo" só existe no Surface (mas, sinceramente, mesmo adaptado, aquilo é software para um computador e não para um tablet - não sei se não vais querer andar com um rato se optares pelo Surface). No iOS e no Android só existe o 365, que tem uma certa dependência de teres rede e implica pagares mensalmente.

Compatíveis com o Microsoft Office (e bem suportados), tens a suite do iOS (Pages, Numbers, Keynote) que, agora é gratuita para quem adquirir um novo dispositivo iOS. Também tens o iWork for iCloud, que depende de teres rede e que não sei se foi adequado a tablets, mas se a rede ligada não te parecer impedimento, podes experimentar e ver como se dá num outro tablet.

A alternativa é esqueceres o formato do Office e começares a trabalhar em formatos abertos (ODF). Para isso acredito que vás ter suporte em iOS e Android sem problemas. Não conheço o mercado Android nesta vertente, mas já vi maravilhas na App Store (apesar dos que vi não serem gratuitos). Sendo um formato aberto acredito que não devam faltar alternativas viáveis para Android.

No lado dos ultrabooks, MacBook Air FTW!

Relativamente à escolha. Se vais começar por um e eventualmente adquirir o outro, a ordem é ultrabook -> tablet. Isto porque em qualquer caso, o ultrabook é menos impeditivo que o tablet (sim, mesmo que um Android ou Windows). Começas por adquirir aquele que te levanta menos entraves e depois adquires o que ajuda.

• Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

Infelizmente ainda tenho professores com a pancadinha de pedir DOCX ou PPTX em vez do PDF, e aí as soluções alternativas pecam na compatibilidade. É uma infeliz realidade com a qual tenho de gramar. :D

Como a minha maior urgência é ter um dispositivo para as aulas onde posso ver facilmente a bibliografia e tomar notas, acho que um tablet poderá ser o que preciso mais agora. O Ultrabook seria um replacement do meu Notebook, e sinceramente agora uso-o "menos" (levo-o todos os dias para as aulas, é certo, mas utilizá-lo para ver a bibliografia e fazer breves pesquisas é chato, além de estar sempre a procurar o raio da tomada).

Para as aulas acho que preciso mais de um dispositivo touch com as coisas simples e intuitivas do dia-a-dia. E sendo o representante dos alunos, os mails são uma constante, e o tablet é mais útil que um Ultrabook, inclusive e principalmente on-the-move.

Poderia pensar numa opção 3G/4G uma vez que tenho um plano desses, mas são bem mais caros e sinceramente raramente iria necessitar deles. Os sítios onde vou no dia-a-dia têm Wi-Fi, e não faltam cafés com Wi-Fi "gratuito" nos sítios que frequento ao longo do ano.

Estava agora a chegar à conclusão que o Surface poderá ser aquilo que mais preciso. Não necessito de muitas aplicações, uma vez que as que mais uso até já vêm pré-instaladas, e entre o RT e o Pro acho que sinceramente não preciso do Pro. Seria uma espécie de replacement do Notebook inviável, uma vez que aquele ecrã de 10,6'' não é bom para a minha vista já por si pitosga, além de que demoraria muito mais tempo a repor o budget para avançar mais tarde num Ultrabook.

Estava a pensar que a ordem melhor para mim seria possivelmente tablet -> ultrabook, uma vez que estou servido de portátil para quando preciso mais a sério (tem os seus problemas, mas tenho vivido com eles nos últimos anos, e agora necessito menos dele), e também porque o tablet, penso, será mais prático nas aulas.

Quanto ao Ultrabook, sem dúvida que neste momento o MBA é o melhor. Não receio a mudança de sistemas - a verdade é que, na Fnac há uns meses atrás, meti-me a trabalhar na boa com o iMac numa questão de 5 minutos (sem exageros) e já estava pronto a experimentar os programas. Felizmente sou muito versátil nesta área e adapto-me rapidamente.

E dou a minha opinião acerca de outros ultrabooks baseados na tecnologia Intel - o pessoal anda todo maluco... a Dell podia investir no mercado de portas e caixilhos, aquele ecrã rotativo é simplesmente cómico :P

Também estava a pensar, confesso, em esperar pelo MBA já com o OS X Maverick, que segundo parece está prestes a sair do forno. Achas que vai sair uma nova linha "em breve" com a nova versão? Se sim, espero pacientemente. :D

Knowledge is free!

KTachyon

Eu não tenho um tablet, apesar da minha vida profissional já me ter levado a brincar com vários tablets durante dias a fio (e várias vezes levá-los para casa). Se fosse comprar um tablet, não tenho qualquer dúvida que seria um iPad. Nenhum tablet Android me convence (sinceramente, aqueles que utilizei tinham uma performance horrível, demoravam uma eternidade a carregar a bateria e a minha motivação para desenvolver para eles é quase nula). Já o Surface, peca por não terem feito um SO reduzido para aquilo... e como falha em aplicações, acaba por não ser a minha escolha.

Não tendo um tablet, ando com um MacBook Pro às costas e um iPhone no bolso. Problemas de autonomia não tenho. No máximo tenho é um problema de peso, visto que o MacBook Pro ainda pesa os seus 2.5Kg.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

@KTachyon, quais são as vantagens maiores que encontras no iPad em relação ao Surface? Coloco de lado o Android porque definitivamente ainda não me convenceu, deixando as duas opções referidas na minha mente. Como conheço o Windows mas não o iOS, pergunto a quem sabe.

Atenção, todas as aplicações que uso no dia-a-dia estão disponíveis na Windows Store, e com qualidade bastante apreciável (já as testei a todas, e nenhuma me desiludiu). Por isso, podes colocar fora a questão das apps. :D

Knowledge is free!

KTachyon

Nunca se sabe que apps é que te podem vir a dar jeito no futuro e, neste momento, o iOS é a porta de entrada. Não é apenas uma questão de ter mais software, visto que esse nunca me parece que fosse o maior argumento do mundo.

Para mim existem muitas vantagens, para além das apps e muitas vantagens em apps exclusivas. Podia falar em vantagens na tecnologia, no hardware, no software, na experiência de utilização,… mas sinceramente vejo um entrave à tua leitura dessa comparação, que é o seguinte:

E, logo à partida eu percebo imediatamente a razão porque tu estás a tender para o Surface, visto que aquilo que parece que tu queres é aquilo que te permite fazer as coisas do dia-a-dia, que no fundo é um computador, e não um tablet. Portanto, a pergunta para ti é: para que é que queres realmente um tablet?

-- Tony Hoare

thoga31

Não digo que quero realmente um tablet per se.

Apenas seria simpático poder ter um dispositivo que me permitisse de forma simples abrir a bibliografia, parte dela fornecida em DOCX ou PPTX, tirar apontamentos (à mão seria porreiro), responder massivamente a mails, ver o Facebook, e de vez em quando jogar qualquer coisa para descontrair. A possibilidade de criar alguns documentos Word, PowerPoint ou Excel seria bastante agradável, pois o Office é parte do meu top3 de software mais utilizado.

Tenho estado a comparar a plataforma que conheço: Windows. Portanto, RT vs 8 (não digo Pro). O RT é limitadíssimo, é certo, mas tem a vantagem de trazer o Office RT pré-instalado e activado. Os tablets/híbridos com Windows 8 ficam ao mesmo preço, se não abaixo, do Surface RT (em breve Surface 2). E já vi que quase todas as OEM's abandonaram o barco RT para embarcar exclusivamente no barco 8 baseado na tecnologia x86 da Intel.

A escolha não está fácil...

Knowledge is free!

Flinger

Posso-te dar o exemplo do Kingsoft Office, para o android, que é capaz de ler docx, xlsx e pptx. Não sei se é o melhor, instalei já à mais de um ano e nunca me dei ao trabalho de testar outros.

Para o que queres concordo contigo, a ordem de compra deverá ser tablet->ultrabook, até porque, caso compres o ultrabook primeiro, dificilmente vais sentir mais tarde que a necessidade de ter mais um tablet justifica o investimento :D

Por isso, a comprar os 2, seria por essa ordem.

A nível de ultrabooks, não posso ajudar muito porque ando por fora do mercado, mas pelo que tenho visto, os Macs são sempre uma aposta segura, principalmente devido à eficiência do S.O. a nível de performance, e a nível de duração de bateria.

Já a nível de tablets, aí sou assumidamente um fanboy Android :D . O contacto que tive com um iPad não me seduziu minimamente. A começar pelo ter que usar o iTunes para passar ficheiros de um lado para o outro, ao invés de ligar o tablet como um disco externo no caso dos androids. Não sei, acheio um bocado limitativo. Quanto ao surface, continuo com muitas reticências quanto a produtos microsoft, e a performance dos equipamentos... Além do que conheço imensas aplicações disponíveis para Android e IOs e que não têm versão para Windows.

Quanto à questão que o KTachyon colocou da performance, e carregamento de bateria, não tenho grande experiência nos mesmos, mas pelo preço que custa um iPad compra-se um topo de gama com Android que não há-de ter performances muito inferiores. A esse nível aconselho Samsung e Asus, nomeadamente a linha Galaxy da Samsung, a Linha Nexus da Google / Asus ou ainda as linhas da asus. Nota-se de facto uma grande diferença para os baratos, principalmente a nível de duração de bateria.

Edited by Flinger

thoga31

Obrigado pela tua opinião :)

Quanto ao surface, continuo com muitas reticências quanto a produtos microsoft, e a performance dos equipamentos... Além do que conheço imensas aplicações disponíveis para Android e IOs e que não têm versão para Windows.

Já experimentaste o Windows 8? A performance é fantástica, logo a partir do momento em que ligas. Por isso essa questão não se coloca como se colocaria antigamente ;)

Eu ando a ponderar Android vs Windows, uma vez que também não apreciei o iPad. Experimentei-o e não em senti tão bem quanto me senti com qualquer uma das outras soluções.

Basicamente parece-me que a maior "limitação" neste momento do Android, para mim, seria supostamente o Office, uma vez que até já há OneNote para o nosso boneco verde de estimação :D

Falaste da Samsung e da Asus, e eu concordo. Mas o Nexus 7 é um pouco pequeno para o que preciso. Preciso mesmo de 10', e o Nexus 10 não pára em terras tugas, o que é uma pena.

No entanto, tens alguma opinião acerca do Sony Xperia Tablet Z? Parece-me ser bastante bom a priori.

Knowledge is free!

KTachyon
Quanto à questão que o KTachyon colocou da performance, e carregamento de bateria, não tenho grande experiência nos mesmos, mas pelo preço que custa um iPad compra-se um topo de gama com Android que não há-de ter performances muito inferiores. A esse nível aconselho Samsung e Asus, nomeadamente a linha Galaxy da Samsung, a Linha Nexus da Google / Asus ou ainda as linhas da asus. Nota-se de facto uma grande diferença para os baratos, principalmente a nível de duração de bateria.

Não digas isso… Já trabalhei com um Nexus e um Note e nota-se a lentidão do sistema. O Note demora a carregar que mete impressão… Nesse aspecto, tanto o iPad como o Surface vencem indiscutivelmente.

-- Tony Hoare

thoga31

Indiscutivelmente acho que a melhor solução para mim passa pelo Windows, pois uso os seus produtos no dia-a-dia mais que qualquer outra coisa.

Só é mesmo pena o Surface ter o Windows RT, eu não preciso do Pro e o Surface Pro é a preço de ouro (uma versão decente), por menos compro um MacBook Air.

Qual é a vossa opinião acerca do Windows RT?

A não ser que um outro sistema, iOS ou Android, se revelem equivalentemente bons e úteis para mim.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

MMarques

Em Android tens várias soluções de office, muitas delas gratuitas e bem capazes de criar e/ou editar ficheiros de Word, Excel e Powerpoint tal como por exemplo o Kingsoft Office que já foi mencionado.

Em termos de performance achei-o bastante superior ao iOS a partir da versão 4.

Eu uso Android à vários anos, já experimentei o iOS e foi bastante decepcionante, extremamente limitativo e quase todas as apps são pagas.

No Android existem imensas apps gratuitas que fazem exactamente aquilo que necessitas.

Durante a minha Licenciatura usei um tablet Android onde usei o Evernote para tirar notas, Kingsoft Office para editar trabalhos ou mesmo adianta-los e é bastante intuitivo.

KTachyon

Em Android tens várias soluções de office, muitas delas gratuitas e bem capazes de criar e/ou editar ficheiros de Word, Excel e Powerpoint tal como por exemplo o Kingsoft Office que já foi mencionado.

O problema com software de terceiros que dizem suportar o Office é a parte que não é verdadeiramente suportada. Acho que, mal por mal, mais vale ir para um standard de documentos aberto e passar a produzir esse tipo de documentação, deixando de estar dependente da Microsoft.

Em termos de performance achei-o bastante superior ao iOS a partir da versão 4.

Sinceramente, depois de me terem passado alguns tablets Android pelas mãos (e de ter efectivamente desenvolvido apps para eles), nem sei como é que alguém pode afirmar isto.

Eu uso Android à vários anos, já experimentei o iOS e foi bastante decepcionante, extremamente limitativo e quase todas as apps são pagas.

"Quase todas" são 10% das apps. E, diga-se de passagem que muitas das apps por que paguei são bastante melhores que aquilo que encontrei gratuitamente.

Só peço que se informem antes de dizerem este tipo de coisas.

-- Tony Hoare

bubulindo

Eu tenho um Nexus 7 e todos os dias me flagelo (mais agora que estou a usá-lo para me entreter à noite a atravessar o Indíco) pela fraca bateria que aquilo tem. Carregá-lo, creio demorar mais ou menos o mesmo que um iPad de 10".

Em termos de software, já usei o kingsoft office nele e pareceu-me bom. Não vou dizer que fiz um uso intensivo daquilo... não, creio que abri um orcamento numa das vezes e fiz um documento básico para testar aquilo no início. Mas pode ser interessante para ti. Uma coisa que noto, e eu uso o Nexus para entertenimento, é que o conteúdo da App store da Apple é regra geral melhor que no Google Play. No Google Play, mesmo apps pagas estão carregadas de publicidade ou fazem uso do formato freemium... em que parece de borla, mas custa muito mais que o concorrente. Coisa que, infelizmente, parece-me estar a aparecer na App Store da Apple.

No entanto, eu admito que o meu uso dum tablet não é de todo igual ao que tu pretendes e na altura o Nexus era a única oferta do mercado no segmento das 7 polegadas. Antes que refiras os tablets da Samsung... eu tenho um Samsung S4 (fornecido pela empresa onde trabalho) e posso dizer que, depois dessa experiência, da Samsung só televisões e máquinas de lavar (e navios, se alguma vez tiver dinheiro para um). Aquilo é a maior cagada que me passou pelas mãos e, sinceramente, uma desgraca para o Android.

Notem que estou a criticar directamente a Samsung e não o Android ou a dizer que o iOS é melhor que o Android.

No teu caso, eu provavelmente iria pela opcão do portátil. Mesmo a minha esposa que tem um iPad e pouca utilidade para um portátil não prescinde do seu portátil para algumas coisas... suponho que tu vás encontrar essa situacão. E hoje em dia, o MacBook Air ou o Zenbook pouca diferenca fazem do iPad de 10 polegadas em termos de peso e tamanho, mas fazem uma diferenca enorme em termos de funcionalidade. Mesmo tirar notas... um teclado físico é bem mais rápido do que um virtual e muito mais preciso.

Nota também que tens o LibreOffice para OSX ou para Windows...

Por favor, respeitem a minha opinião pessoal e não comecem uma guerrinha por causa disso.

Edit: Reparei que falaram no tablet para Ubuntu... sabem se eles pretendem implementar a mesma funcionalidade que pretendiam no telefone, onde tinham uma dock e faziam dum telefone um computador pessoal?

Edited by bubulindo

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

thoga31

Obrigado pela tua opinião, @bubulindo.

Decidi esperar pelas novidades que estão prometidas para breve e ponderar bem a questão ultrabook vs tablet vs híbrido. Os híbridos são caros, e por pouco mais fico com um portátil bem melhor e não muito mais pesado, pelo que muito dificilmente serão uma opção. Se conseguisse ch€gar até lá, talvez adquiria um bom ultrabook (ou notebook, logo se vê bem) e um tablet decente. Se comprar agora um tablet, terei a tendência de procurar um Windows 8 numa tentativa (in)consciente de quase-substituir o meu notebook, e isso seria uma péssima compra.

Decidi isto assim que arrumei bem as caixinhas na minha cabeça e forcei-me a acordar para a realidade: tablet é tablet, portátil é portátil, e não posso procurar num tablet aquilo que um portátil tem. Apesar de hoje em dia haver produtos que tentam ir nesse sentido, eu não vou cair na esparrela. Não agora que esses produtos estão tão verdes.

Eu aguento-me com o papel por mais uns tempos, assim como a impressora; lembro-me de andar com muito mais peso às costas nos meus tempos do liceu do que ando hoje em dia.

Knowledge is free!

Flinger

Eu tenho um Nexus 7 e todos os dias me flagelo (mais agora que estou a usá-lo para me entreter à noite a atravessar o Indíco) pela fraca bateria que aquilo tem. Carregá-lo, creio demorar mais ou menos o mesmo que um iPad de 10".

Já agora, quanto te dura a bateria? Pelo que li são dos que mais duram, por isso fico admirado.

Edit: Reparei que falaram no tablet para Ubuntu... sabem se eles pretendem implementar a mesma funcionalidade que pretendiam no telefone, onde tinham uma dock e faziam dum telefone um computador pessoal?

Sim, permitem a ligação a um teclado, rato e monitor, transformando-se num PC.

http://www.ubuntu.com/tablet

Obrigado pela tua opinião, @bubulindo.

Decidi isto assim que arrumei bem as caixinhas na minha cabeça e forcei-me a acordar para a realidade: tablet é tablet, portátil é portátil, e não posso procurar num tablet aquilo que um portátil tem. Apesar de hoje em dia haver produtos que tentam ir nesse sentido, eu não vou cair na esparrela. Não agora que esses produtos estão tão verdes

Isso é certo. Um tablet não substitui um PC/portatil. Pelo menos ainda não :D

Eu aguento-me com o papel por mais uns tempos, assim como a impressora; lembro-me de andar com muito mais peso às costas nos meus tempos do liceu do que ando hoje em dia.

Durante o tempo de Universidade andava com um portátil de 3.5 kg, mais o carregador (era enorme, devias pesar mais meio kilo), masi 2 ou 3 calhamaços que cada um devia pesar mais 1 kilito :D e olha que não me queixava :P

De qualquer forma, qualquer tablet é uma boa opção para evitares andar com papel atrás, seja Android, Windows ou iPad. Não podes é contar com muito mais do que isso (e entertenimento nas horas mortas), e ponderar o custo/benefício.