Jump to content
Hercles

Fazer as duas imagem alternarem

Recommended Posts

Hercles

não consigo fazer as duas imagem 'flulogo.bmp' e 'rivellino.bmp' alternarem.

unit Unit1;
{$mode objfpc}{$H+}
interface
uses
 Classes, SysUtils, FileUtil, Forms, Controls, Graphics, Dialogs, StdCtrls,
 ExtCtrls;
type
 { Tfrmrelogio }
 Tfrmrelogio = class(TForm)
btnligar: TButton;
btndesligar: TButton;
Image1: TImage;
tmranimacao: TTimer;
tmrrelogio: TTimer;
txtrelogio: TEdit;
txthoras: TEdit;
txtminutos: TEdit;
GroupBox1: TGroupBox;
Label1: TLabel;
Label2: TLabel;
procedure btndesligarClick(Sender: TObject);
procedure btnligarClick(Sender: TObject);
procedure Image1Click(Sender: TObject);
procedure tmranimacaoTimer(Sender: TObject);
procedure tmrrelogioTimer(Sender: TObject);
procedure txthorasChange(Sender: TObject);
 private
txthorario: string;
{ private declarations }
 public
{ public declarations }
 end;
var
 frmrelogio: Tfrmrelogio;
implementation
{$R *.lfm}
{ Tfrmrelogio }
procedure Tfrmrelogio.txthorasChange(Sender: TObject);
begin
end;
procedure Tfrmrelogio.tmrrelogioTimer(Sender: TObject);
begin
 txtrelogio.text:=formatdatetime('hh:mm:ss', now);
 if (txtrelogio.text=txthorario) then
 begin
windowstate := wsmaximized;
caption := 'Despertador Ativado';
tmranimacao.enabled := true;
end;
 end;
procedure Tfrmrelogio.btnligarClick(Sender: TObject);
var dtmdespertar: Tdatetime;
begin
 txthorario:= txthoras.text +':'+txtminutos.text+':00';
 dtmdespertar:= strtotime(txthorario);
 caption:=formatdatetime('hh:mm:ss', dtmdespertar);
 btnligar.caption := 'Despertador Ligado' ;
 tmranimacao.tag := 0;
end;
procedure Tfrmrelogio.Image1Click(Sender: TObject);																							 A
begin
end;
procedure Tfrmrelogio.tmranimacaoTimer(Sender: TObject);
begin
  if (tmranimacao.tag = 0) then
  image1.picture.loadfromfile('flulogo.bmp');
  if(tmranimacao.tag = 1) then
  Image1.picture.loadfromfile('rivellino.bmp');
  tmranimacao.tag := (tmranimacao.tag +
  1) mod 2;
  beep;
  end;
procedure Tfrmrelogio.btndesligarClick(Sender: TObject);
begin
 txthorario:='';
 caption:='Relógio';
 tmranimacao.enabled:=false;
 btnligar.caption:= 'Liga Despertador';
 windowstate:=wsNormal;
 image1.visible:=false;
end;

end.

Edited by Hercles

nunopicado

Experimenta, antes de carregares as imagens, libertar a actual e forçar o processamento de mensagens.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

a atual é o método TImage?

TImage é uma classe, e não um método.

Experimenta, antes de começares a carregar as imagens para o TImage, usar o seguinte:

image1.Picture.Bitmap.FreeImage;
Application.ProcessMessages;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Hercles

coloquei dentro de => procedure Tfrmrelogio.tmranimacaoTimer(Sender: TObject); e continuou no mesmo

Gilson Nunes

if (txtrelogio.text=txthorario) then

pq não usa o proprio dado?

por exemplo:

01:00:00 <> '1:00'

sobre o prob.

testei assim e funcionou normalmente.

qual o interval q vc usou no timer?

o meu ta com 1000

begin
 if (tmranimacao.tag = 0) then
   tmranimacao.picture.loadfromfile('D:\d\image.bmp')
 else
   tmranimacao.picture.loadfromfile('D:\d\teste.bmp');

tmranimacao.Tag := (tmranimacao.tag +  1) mod 2;
 Beep;
end;

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

Hercles

curiosidade... Digamos que eu ofereça um programa como este a uma pessoa gratuitamente até o dia 31/12/2013 e após esta data ele não vai funcionar mais e será informado por este programa que: Sua licença expirou, "entre em contato contato como xxxx pelo telefone xxxxxx".

Sei que seria algo do tipo - se data atual igual ou maior que 31/12/2013 então o programa vai pro fim e exibe mensagem de critica.

thoga31

Nesse caso é simples: analisas qual é o ano e mais nada :D

Se o ano for maior do que 2013, apresenta uma mensagem de erro e não arranca.

Knowledge is free!

nunopicado

Sei que seria algo do tipo - se data atual igual ou maior que 31/12/2013 então o programa vai pro fim e exibe mensagem de critica.

Não precisa "ir para o fim".

Podes antecipar esse fim.

Se a data for > xx/xx/xxxx, mostra a mensagem de depois "Application.Terminate;"

thoga31

Uma técnica utilizada muitas vezes em .NET é tornar a form principal invisível no arranque, e no evento referente à abertura da Form (não me lembro do nome) mandava-se abrir logo uma segunda Form que fazia a verificação. Ou então a verificação era feita no principal no arranque, e caso estivesse tudo bem, tornava-se visível.

Depende do gosto de cada um.

Knowledge is free!

nunopicado

Uma técnica utilizada muitas vezes em .NET é tornar a form principal invisível no arranque, e no evento referente à abertura da Form (não me lembro do nome) mandava-se abrir logo uma segunda Form que fazia a verificação. Ou então a verificação era feita no principal no arranque, e caso estivesse tudo bem, tornava-se visível.

Depende do gosto de cada um.

Em Delphi/Lazarus, pelo menos, a form principal só é mostrada depois de executar o OnCreate.

Assim, se a verificação for feita aí, a form não chega a ser mostrada (ainda que apareça um flick no ecrã da dita a ser fechada).

Se for feito no programa principal, antes de chamar a form, aí tudo se passa de forma invisível, não chega a usar a memória para a form.

mas a variável é string.. quando eu transformar ela pra Tdate ela pode ser comparada >=?

Sim, os operadores relacionais funcionam tanto em String como em TDateTime.

Hercles

SHOW>>>>rsrsrsr vou criar um programinha pra a empresa que trabalho e vou sacaniar uma pessoal que acha que vai ficar com os méritos ... kkkk depois de uma certa data vou colocar uma mensagem "Prazo expirado é necessário que contactar o criador do Software, meu nome completo e telefone, para a manutenção" :)

nunopicado

SHOW>>>>rsrsrsr vou criar um programinha pra a empresa que trabalho e vou sacaniar uma pessoal que acha que vai ficar com os méritos ... kkkk depois de uma certa data vou colocar uma mensagem "Prazo expirado é necessário que contactar o criador do Software, meu nome completo e telefone, para a manutenção" :)

Pronto, mais um que vai para o desemprego! lol

thoga31

@nunopicado, é originalidade. Em vez de se despedir com carta de resignação, faz um software com data limite de uso. Até pode ser que saia na TV... ah não, espera, não é Portugal com televisão tipicamente tuga... :D

Knowledge is free!

nunopicado

hehehe

Hercles: Não sei como é a lei brasileira, mas aqui, se fazes um software enquanto funcionário de uma empresa, os direitos do software são da empresa, e não teus.

Vê lá o que fazes para não arranjares problemas.

Hercles

mas pensa comigo... um dia vou ser demitido, já pensou se a empresa ficar atrás de mim pra resolver este problema kkkkkkk seria uma retorno a altura. mas não sou da área de TI desta empresa. kkkkk

nunopicado

Há empresas que preferem mandar fazer tudo de novo do que pedir a um funcionário demitido para resolver o problema... especialmente se o problema for causado por ele.

É preferivel não abrires essa guerra.

Faz o programa, fa-lo de forma a que se torne tão imprescindivel que não possam viver sem ele.

Melhora-o, torna-o gigante, para que a sua substituição seja impensável.

E mantém-te sempre à frente do projecto.