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DoomKnight

inicação em modelos em 3d

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DoomKnight

boas

deve ser mais um topico a falar do mesmo, mas desculpem se não pesquisei primeiro

estou a pensar em começar a mexer em modelos 3d, o meu objectivo será aprofundar-me mais em geometria e tambem tanto em criação como edição de conteudos em 3d (editar modelos 3d de alguns jogos para criação de mods tambem é 1 boa escolha futura)

mas

a duvida que se prende é, com qual software devo iniciar?

vejo muita gente ainda a preferir o 3DsMax ao Blender 3D, mas estou mais interesado em começar pelo blender.

alguma outra recomendação alem do blender? isto tambem mais em termos de software livre claro, porque estar a piratear software não me anda muito na mente, nem estar a pagar a volta de tres mil e duzentos dollares por um software....

deiam me algumas recomendaçoes, tutoriais e assim se puderem

obrigado

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nelsonr

Boas,

usei o 3D Studio (depois o Max) durante bastante tempo para "brincadeiras" com o 3D, mas julgo que com o Blender consegues fazer o mesmo (e é grátis).

Podes começar por aqui:

http://en.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro

Tenho esse link guardado há algum tempo, quando também pensei em mudar do 3DMax para o Blender.

Espero que ajude

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DoomKnight

Boas,

usei o 3D Studio (depois o Max) durante bastante tempo para "brincadeiras" com o 3D, mas julgo que com o Blender consegues fazer o mesmo (e é grátis).

Podes começar por aqui:

http://en.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro

Tenho esse link guardado há algum tempo, quando também pensei em mudar do 3DMax para o Blender.

Espero que ajude

obrigado pelo livro, vou começar a ler-lo assim em conjunto com os tutoriais que tenho visto

abraço

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Knitter

Depende um pouco do tipo de modelação que queres fazer. O Blender é uma boa solução, o Wings3D é mais simples de usar, mas pessoalmente prefiro o Blender, talvez por ter sido o primeiro programa de modelação que usei.

Existem muitos tutoriais e livros sobre Blender, recomendo que comeces por saber bem "box modeling" porque te dá uma visão diferente da modelação e te permite saber optimizar os modelos através de aproximação ao objecto que queres modelar em vez de modelação mais fiel, por exemplo, em box modeling todas as formas são feitas a partir de formas básicas com boa geometria tais como cubos ou pirâmides.

Recursos gratuitos que usei:

No iTunes procura por "Jason Welsh"

No youtube, este user tem imensos vídeos (os mais recentes já não são de Blender): http://www.youtube.com/user/cannedmushrooms

E online, modelação sem box modeling, http://gryllus.net/Blender/3D.html

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