Jump to content
Sign in to follow this  
lcross

Imprimir para PDF

Recommended Posts

lcross

Boas ,

estou a tentar imprimir uns relatórios para pdf mas algo está a acontecer que eu não consigo entender...

tenho o codigo todo feito para gerar um snapshot com os dados escolher as pastas onde colocar o pdf e filtrar o relatório para imprimir 1 pdf por registo.

Funciona tudo muito bem, só que tenho um pouco menos de 500 registos, ou seja PDF's...

o codigo faz tudo gera a estrutura das pastas como definidas e imprime os pdf nos sitios certos, mas chega quase ao fim e dá um erro "maximo de tabelas abertas ".

eu uso o close ao relatorio e ao rs e a db que abri, mas parece que não resulta...

será de estar a usar snapshot?

se forem poucos registos funciona ás mil maravilhas, mas para fazer todos de uma só vez dá este erro....

If strFolderName <> "" Then
   Set db = CurrentDb()
  Set rs = db.OpenRecordset("SELECT * from [c_oferta_form] ", dbOpenSnapshot)

Do While Not rs.EOF

mypath = strFolderName & "\"
    temp = rs("Curso")
    MyFileName = rs("Nome_PDF") & ".pdf"
    DoCmd.OpenReport "print", acViewReport, , "[Curso]='" & temp & "'"
    DoCmd.OutputTo acOutputReport, "", acFormatPDF, mypath & MyFileName
    DoCmd.Close acReport, "print"
    DoEvents
    rs.MoveNext
   Loop
   rs.Close
   Set rs = Nothing
   db.Close
   Set db = Nothing

Qualquer ajuda será bem vinda, estou a ficar totalmente maluco .

nelsonr

Boas,

não sei se ajudará, mas experimenta definir o objecto DoCmd dentro do ciclo e depois do close limpa (=nothing)

Esse erro dá em que linha?

lcross

experimenta definir o objecto DoCmd dentro do ciclo e depois do close limpa (=nothing)

Esse erro dá em que linha?

acho que não entendi muito bem o que querias dizer...

podes dar-me so umas linhas gerais?

o eero dá no output do relatório mas como disse, só após ter criado muitos ficheiros... até 100 de uma vez criou sem problemas...

nelsonr

Fazer o "Set DoCmd=..." que define o object, na linha antes do "DoCmd.OpenReport"

Fazer "Set DoCmd = nothing" depois do "DoCmd.Close"

Isso era para forçar limpar o object em cada ciclo, para ver se libertava as resources que utiliza.

Mas é apenas um teste, não faço ideia se resolve

lcross

A ideia faz sentido, mas os meus conhecimentos não chegam para fazer o que sugeres, pois não faço ideia como definir o object....

ou seja :

Set DoCmd= ?????

lcross

Pois o problema é que não tenho, pensei que fosse um comando directo de vba, pois é chamado directo nas macros...

Eu copiei o codigo para abrir um relatório e nele estava exactamente assim sem definição de objecto DoCmd...

nelsonr

Pois, o DoCmd é um objecto interno.

No entanto, reparei que não estás a passar o terceiro parametro no close.

Será que não está a conseguir fechar? Experimenta usar o "acSaveYes"

lcross

infelizmente o resultado é o mesmo , até experimentei com o "acSaveNo" mas foi igual....

Realmente ao fazer o loop pelos relatórios ele parece abrir uma ou mais "tabelas" (???) e depois não a fecha... é a única explicação que me ocorre com este erro mas não consigo entender o porquê....

O dbOpenSnapshot deveria fazer só um pedido certo? e depois fazer o loop pelos registos e ai, não deviriam abrir tabelas...

O DoCmd.OpenReport mesmo que tenha que abrir a rs.RecordSource e chamar a origem do relatório de cada vez que abre , e não conseguir fecha-las, seriam menos de 500 tabelas, eu pelo que li o access suporta em simultâneo 2048 tabelas.... o que significa que estará a abrir mais de 7 tabelas por relatório....

(nem consigo imaginar como)...

nelsonr

Pelo que vi, pode ser o comando de fechar o report não esteja a funcionar porque o report ainda está a processar quando é executado.

Podes é experimentar colocar o doevents antes do close.

Uma hipotese que falam será abrir a janela em modal, mas não consigo experimentar aqui para ver se é viavel (adicionar , acDialog no final do openreport)

lcross

O doevents antes do close não produziu nenhum efeito tb...

Ao acrescentar o acDialog no final do openreport, apenas abre o 1º relatório e fica assim..., não continua a execução.

Edited by lcross

lcross

Estive a investigar noutro lado e uma das soluções propostas era a de "cortar o DoCmd.OpenReport do loop, mas assim ficava sem poder filtrar o relatório...

isto faz-te algum sentido??

será que me podes ajudar a adaptar este código proposto... isto usa os campos de um formulário para passar os valores para filtrar o relatório

mas será possível fazê-lo sem o formulário, só com código?

Dim qdf As QueryDef
Set qdf = CurrentDb.QueryDefs("qryRptS")
qdf.Parameters("[Forms!frmCompany!StartDate]") = Forms!frmCompany!StartDate
qdf.Parameters("[Forms!frmCompany!EndDate]") = Forms!frmCompany!EndDate
Dim rst As DAO.Recordset
Set rst = qdf.OpenRecordset()
rst.MoveFirst
Dim filename As String
Do While rst.EOF = False
  filename = rst.Fields("Trading Name") & " " & rst.Fields("Company ID")
  filename = Replace(filename, "/", "-")
  DoCmd.OutputTo acOutputReport, "rptQryS", "PDFFormat(*.pdf)", "\\HBSRV01\common\PROJECTS\Q1 Test\" & filename & ".pdf", False, "", , acExportQualityPrint
  rst.MoveNext
  DoCmd.SelectObject acForm, "frmCOMPANY", False
  DoCmd.GoToRecord acForm, "frmCOMPANY", acNext
Loop
End Function