Jump to content
FDomingos

iOS 7 já disponível para download em Portugal

Recommended Posts

FDomingos
A espera pelo iOS 7 terminou para os utilizadores portugueses. O software móvel da Apple vem recheado de novidades e que prometem mais luta ao Android, Windows Phone e BlackBerry.

O novo sistema operativo móvel da Apple, o iOS 7, está disponível para download desde as 18 horas de Portugal Continental, 17 horas nos Açores. A nova versão representa a maior revolução visual que o iOS já sofreu desde o lançamento inicial em 2007 e promete até 200 novas funcionalidades.

Mas antes de ir a correr para atualizar o seu iPhone, iPad ou iPod Touch, o melhor é espreitar o conjunto de razões que o TeK elaborou sobre as vantagens de não instalar de imediato o iOS 7.

Caso pretenda avançar e experimentar já o iOS 7, fique a saber que pode optar por uma atualização Over The Air (OTA), através do Wi-Fi nas definições do telemóvel, ou através do iTunes para computador. Em ambos os casos, não se esqueça de fazer uma recuperação dos dados para casos de emergência.

Apresentado há três meses, na WWDC 2013, o novo sistema operativo vai trazer funcionalidades como partilha direta de ficheiros por Wi-Fi, conhecida como AirDrop, um interface de utilização redesenhado, o serviço iTunes Radio e um centro de controlos que não existia em nenhuma versão anterior.

Para conhecer todas as novidades pode visitar a Montra TeK sobre o "Admirável mundo novo do iOS 7". Fique também a saber o que pode e não pode fazer com a nova atualização caso trabalhe numa empresa e precise do iPhone ou do iPad profissionalmente.

O mais recente software da Apple para dispositivos móveis já vem instalado de origem no iPhone 5c e iPhone 5s, mas até ao momento da publicação deste artigo a Apple ainda não anunciou a disponibilização dos equipamentos para o mercado português.

Fonte: http://tek.sapo.pt/tek_mobile/ios/ios_7_ja_disponivel_para_download_em_portugal_1338375.html

nelsonr

Fiz ontem a atualização no iPad...demorou um bom bocado (cerca de 1h).

Ainda nao me habituei àquele branco todo, mas no geral parece mais responsivo.

KTachyon

Eu já o tenho instalado há alguns meses. A versão final saiu há alguns dias para os developers e foi essa que ficou. Já sairam notícias que indicam que a taxa de adopção já vai para cima de 30% (sim, em apenas um dia).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

KTachyon

Segundo os live-stats da mixpanel, que podem ser consultados aqui, o iOS 7 já foi adoptado por 40% dos utilizadores de iOS, apenas 30 horas depois do lançamento.

400 dias para atingir 50% é para meninos :)

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

KTachyon

Nem o iOS...

-- Tony Hoare

HappyHippyHippo

Nem o iOS...

não deixa de ser idiota ...

a actualização do android está dependente de ter acesso a um rom que corra na dispositivo, que são muitos e não uma quantidade que se conta com os dedos das maõs)

ou esperas que fabricante seja bondoso e a lançe uma actualização, ou esperas que além com demasiado tempo entre mãos trabelhe na adaptacão das roms standard a enfiar drivers e configuração afins

achas que se o meu telemovel podesse ter o 4.x eu já não o teria ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

pikax

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

KTachyon
não deixa de ser idiota ...

a actualização do android está dependente de ter acesso a um rom que corra na dispositivo, que são muitos e não uma quantidade que se conta com os dedos das maõs)

ou esperas que fabricante seja bondoso e a lançe uma actualização, ou esperas que além com demasiado tempo entre mãos trabelhe na adaptacão das roms standard a enfiar drivers e configuração afins

achas que se o meu telemovel podesse ter o 4.x eu já não o teria ?

Não sei em que é que isso me contradiz...

-- Tony Hoare

HappyHippyHippo

Não sei em que é que isso me contradiz...

não sabes porque te estás a fazer idiota como a tua afirmação.

a querer comparar a taxa de adopção de um sistema para meia duzia de dispositivos diferentes com a taxa de adopção de um outro sistema para uma milhenta variedade de dispositivos onde cada qual está dependente do fabricante e/ou aficionados da compilação de ROMs

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

KTachyon

Claramente... Por um lado tens uma empresa que nos anos 80 conseguiu garantir o controlo sobre o SO que era desenvolvido para "uma milhenta variedade de dispositivos" de diferentes fabricantes. Agora dizes-me que uma empresa que, já neste milénio, lança um SO para ser utilizado por "uma milhenta variedade de dispositivos", mas que se "esqueceu" que deixou todo o controlo do lado dos fabricantes... Eu chamo a isto má implementação.

Por isso, mais uma vez, não vejo onde é que isso me contradiz...

Edited by KTachyon

-- Tony Hoare

pikax
Bad news: iOS 7's HTML5 is full of bugs

'This is the buggiest Safari version since 1.0,' says one HTML5 development expert

http://www.infoworld.com/t/html5/bad-news-ios-7s-html5-full-of-bugs-227685

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

pwseo

Alguém com um iPad 3 já actualizou para esta nova versão do iOS? Ainda tenho o 5.1.1, e se o iOS 7 for lento, não tenciono meter-me em aventuras.

nelsonr

Eu tenho o 3 e ja atualizei.

Como disse acima, no geral acho mais responsivo.

Não acho piada a tanto branco, mas deve ser questão de habito.

thoga31

Tenho estado a ver as reacções dos utilizadores, e confesso que fiquei surpreendido com algumas das reacções, such as...

I went to the Apple store, I spoke to customer service, I even went as far as thinking about buying a Blackberry! It's making me so dizzy!

Espero que o MacOS X Maverick não tenha inspirações do iOS 7, sendo assim. Caso contrário, ainda veremos alguns utilizadores do Mac a deixar fora os computadores tal como nos filmes "publicitários" da Intel acerca dos Ultrabooks. :confused:

Knowledge is free!

KTachyon

Citando o Ricardo Araújo Pereira: "Já muita gente me veio dizer... muita gente, vá... 3 pessoas (...)". Como é costume, ao envolver a Apple as coisas são levadas a proporções ridículas. Primeiro, a solução para o problema das pessoas que tem este tipo de sensibilidade está lá. E, segundo, as notícias quase que dizem que isto afecta a generalidade da população.

Para esta situação estar agora a afectar uma fatia significativa da população, teria que afectar uma fatia significativa dos milhões de developers - e "developers" - que já andam a utilizar o sistema operativo há alguns meses (e que tecnicamente passaram bastante tempo a utilizar o aparelho), que, segundo as estatísticas, estão na casa dos 10 milhões.

Existem efectivamente pessoas que têm sensibilidade a isto, bem como existem pessoas que nunca enjoaram num barco em alto mar, mas em ambos os casos, longe está se ser uma grande fatia da população.

Para além disto, não é como se a Apple tivesse ignorado essas pessoas. A opção para desactivar está lá, entre muitas outras que permitem mitigar outros problemas que afectam outros pequenos segmentos da população.

E, sinceramente... uma notícia do The Register...

-- Tony Hoare

thoga31

Eu não vi a notícia do The Register, vi sim o tópico da Apple Support Communities. Aquilo já vai em 18 páginas (269 replies) em 9 dias com muitos utilizadores diferentes a queixarem-se do mesmo. Pode não ser significativo em termos estatísticos, mas a verdade é que 1) os milhões de utilizadores não estão todos nestes fóruns, e 2) isto é mais sério do que uma queixa de falta de apps ou um bug mínimo. Há pessoas susceptíveis de ter reacções a determinados efeitos visuais, é fisiológico, e a Apple pode colocar uma opção para desactivar os efeitos.

O conforto na utilização de um produto é um ponto-chave. Nunca haverá sistemas perfeitos, mas segundo sei e vi até agora, este é o primeiro iOS a receber queixas deste género. Não considero preocupante, considero resolúvel.

E não falo por ser a Apple. Volto a lembrar que não tenho preferências. Apenas, e mais uma vez, esta história envolve a Apple. Mas também podia envolver outra empresa qualquer do mundo tecnológico - estão todas sujeitas ao mesmo.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

KTachyon

Sinceramente, cheira-me bastante a esturro... Nessa discussão os utilizadores nem se queixam do parallax. Queixam-se do zoom que é o mesmo desde, pelo menos, o iOS 4. Provavelmente porque existe uma definição para desligar o parallax, mas não o zoom... just saying...

A maioria das páginas são os mesmos utilizadores a discutir. Há pelo menos um que diz não ter um iPhone, mas um Samsung Galaxy que, no entanto já postou, pelo menos, o equivalente a 2 páginas de posts. Pelo menos dois gajos que estão a discutir com esse, possivelmente produzindo a mesma quantidade de páginas. Tens outro que anda a pedir para entupirem a linha telefónica de suporte da Apple. Tens outros que lá vão de vez em quando mandar umas larachas... Desisti de ler ao fim de algumas das últimas páginas.

E, sinceramente... a não ser que eles estejam consistentemente a abrir e a fechar apps, dificilmente conseguem obter qualquer tipo de efeito secundário com a animação do zoom... A palavra chave é a exposição. Isto é o mesmo que dizeres que ficas tonto por cortares uma esquina.

-- Tony Hoare