GRSa Posted September 18, 2013 at 08:30 PM Report #525085 Posted September 18, 2013 at 08:30 PM Olá colegas. Uma nova versão beta do Pascalzim (versão 5.2.4 beta 2 - site) acabou de ser lançada. Pelo que li, agora há suporte a units. Parece-me que ainda há limitações para este recurso, mas é uma implementação significativa. Site: http://pascalzimbr.blogspot.com.br/
pwseo Posted September 18, 2013 at 09:00 PM Report #525092 Posted September 18, 2013 at 09:00 PM De facto, um grande passo em frente no que diz respeito à capacidade de modularizar o código. Ainda assim, persiste uma grande limitação: Nessa versão a cláusula 'uses' das unidades é ignorada pelo compilador. Ou seja, os esforços de fragmentar o código ficam francamente limitados por este inconveniente. Mas claro, esta é apenas uma versão beta, nunca se sabe como ficará no futuro. Há também aspectos por esclarecer: há suporte para a divisão das units em interface e implementation? As regras de visibilidade implementadas pelo Delphi e Free Pascal também são cumpridas pelo PascalZim? Podemos referir-nos a símbolos das units de forma qualificada? (ex.: unit1.variavel). Seria interessante alguém averiguar isto (se está no site, não reparei). Já felicitei o autor do PascalZim anteriormente pelo seu trabalho, e é bom ver que continua a evoluir. Ainda assim, temo que estas pequenas (grandes) incongruências sejam prejudiciais para quem está a aprender a programar em Pascal... o futuro o dirá.
GRSa Posted September 25, 2013 at 03:20 PM Author Report #525940 Posted September 25, 2013 at 03:20 PM (edited) O problema relacionado à cláusula uses nas units parece que foi resolvido: Atualizada a versão beta para 5.2.4 beta 4: - Nessa versão a cláusula 'uses' das unidades NÃO é ignorada pelo compilador. Agora uma unit pode usar outra unit! 😉 Edited September 25, 2013 at 03:21 PM by GRSa
passarito Posted September 26, 2013 at 08:44 AM Report #526031 Posted September 26, 2013 at 08:44 AM (edited) O problema relacionado à cláusula uses nas units parece que foi resolvido:Citar Atualizada a versão beta para 5.2.4 beta 4: - Nessa versão a cláusula 'uses' das unidades NÃO é ignorada pelo compilador. Agora uma unit pode usar outra unit! 😉 A sério? Não acredito! Espetáculo... parabens... Conseguiram que o pascalzim fizesse algo que o Borland Pascal de 199X já fazia. Aliás até o Turbo Pascal 5.5 de 1989 já trabalhava com units dentro de units! Parabéns, a sério, são só 24 anos de atraso... Pelo menos! Edited September 26, 2013 at 08:46 AM by passarito
thoga31 Posted September 26, 2013 at 12:56 PM Report #526086 Posted September 26, 2013 at 12:56 PM @passarito - o PZim de facto não é brilhante, antes pelo contrário. No entanto, é um projecto que, segundo sei, é desenvolvido por apenas uma pessoa com o intuito de criar um IDE+compilador intuitivo para principiantes, e acho que ele serve bem esse propósito. Claro que recomendo a passagem rápida para um compilador a sério como o Free Pascal ou mesmo o Lazarus. Posto isto, a única coisa que ainda não sei é se o PZim já suporta de uma vez por todas um dos operadores mais básicos: o in. Se ainda não suporta, então serei obrigado a ignorar estes avanços para criticar severamente esta falha. Se já está implementado, direi Hallelujah! Knowledge is free!
passarito Posted September 26, 2013 at 01:52 PM Report #526099 Posted September 26, 2013 at 01:52 PM @passarito - o PZim de facto não é brilhante, antes pelo contrário. No entanto, é um projecto que, segundo sei, é desenvolvido por apenas uma pessoa com o intuito de criar um IDE+compilador intuitivo para principiantes, e acho que ele serve bem esse propósito. Claro que recomendo a passagem rápida para um compilador a sério como o Free Pascal ou mesmo o Lazarus. Não discordo do que disseste acima, aliás é de louvar, mas onde o lápis parte o bico é no facto de como não é um produto minimamente profissional (lá está, como tu dizes UM PROJECTO) haver professores que o usam nas suas aulas para ensinar Pascal e se calhar, ainda pior que isso, haver instituições que o permitam. É que nem se conseguem defender com os custos pois o Free Pascal é livre!
thoga31 Posted September 26, 2013 at 04:02 PM Report #526130 Posted September 26, 2013 at 04:02 PM Lá está, se eu fosse professor trataria de dar a conhecer o que é um compilador, um IDE e um editor de texto, e metia os meus alunos com o Notepad++, que é intuitivo para iniciação, linkado ao Free Pascal Compiler. IMO, esta é a melhor opção para principiantes (e não só). 🙂 Knowledge is free!
GRSa Posted September 30, 2013 at 01:58 PM Author Report #526771 Posted September 30, 2013 at 01:58 PM (edited) A sério? Não acredito! Espetáculo... parabens... Conseguiram que o pascalzim fizesse algo que o Borland Pascal de 199X já fazia. Aliás até o Turbo Pascal 5.5 de 1989 já trabalhava com units dentro de units! Parabéns, a sério, são só 24 anos de atraso... Pelo menos! Isso soou engraçadamente irônico. Por acaso você não sabe que o que falou é tão óbvio que chega a ser irritante? 😄 Thoga31, eu dei uma olhada no manual do PZim e vi que todas as operações básicas sobre conjuntos existem, inclusive o in. Hallelujah! Edited September 30, 2013 at 02:01 PM by GRSa
thoga31 Posted September 30, 2013 at 05:14 PM Report #526802 Posted September 30, 2013 at 05:14 PM Isso soou engraçadamente irônico. Por acaso você não sabe que o que falou é tão óbvio que chega a ser irritante? 😄 Mas que...? Pode ser óbvio para ti, mas pode não ser para outros. Nem todos são enciclopédias de história. Thoga31, eu dei uma olhada no manual do PZim e vi que todas as operações básicas sobre conjuntos existem, inclusive o in. Hallelujah! Óptimo, ainda bem. Obrigado pela informação, fico mais descansado. Knowledge is free!
nunopicado Posted September 30, 2013 at 05:23 PM Report #526807 Posted September 30, 2013 at 05:23 PM E o Forward, já deixa? 🙂 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
GRSa Posted September 30, 2013 at 05:43 PM Author Report #526811 Posted September 30, 2013 at 05:43 PM (edited) Mas que...? Pode ser óbvio para ti, mas pode não ser para outros. Nem todos são enciclopédias de história. Essa foi engraçada: "enciclopédias de história". Quis dizer que, é claro para todos que a "inovação" do PZim é somente para o PZim. E o Forward, já deixa? 🙂 Sim. Adicionado o suporte à definição posterior de funções e procedimento por meio da palavra reservada forward. Edited September 30, 2013 at 05:45 PM by GRSa
nunopicado Posted September 30, 2013 at 07:19 PM Report #526824 Posted September 30, 2013 at 07:19 PM Está a melhorar... Ainda assim, é bom como projecto, e bem-haja ao criador. Mas usa-lo nas escolas para ensinar Pascal, sem ao menos dizer: "Atenção que isto é só para exemplo, o Pascal é muito mais forte do que isto permite." É mau para o Pascal, mau para os programadores, mau para todos. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted September 30, 2013 at 10:09 PM Report #526902 Posted September 30, 2013 at 10:09 PM Isto está engraçado... A defesa do PZim é como eu hoje ir comprar um automóvel e o vendedor dizer-me: - Oiça, este carro está muito evoluído! Já não necessita de alavanca para por a trabalhar! Agora Vem com um pedaço de metal a que chamamos chave que se enfia numa ranhura ao pé do volante. Depois rodamos a chave e o carro começa a trabalhar automaticamente! Então eu diria: - Mas os outros carros já fazem isso aos anos! Resposta do vendedor Isso soou engraçadamente irônico. Por acaso você não sabe que o que falou é tão óbvio que chega a ser irritante? 😄
nunopicado Posted September 30, 2013 at 10:11 PM Report #526904 Posted September 30, 2013 at 10:11 PM (edited) LOOOOOL Oh Passarito, não sejas assim pá. Que coisa irritante! LOL 😉😛😄 Edited September 30, 2013 at 10:11 PM by nunopicado 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
vigonetto Posted October 1, 2013 at 03:41 AM Report #526924 Posted October 1, 2013 at 03:41 AM Acho que o passarito exagerou... Sim o PZim não é um compilador "profissional", mas ele é uma alternativa pra começar com o Pascal. Quer dizer, alguém aqui começou a ler lendo obras literárias famosas? Talvez a falta de um ambiente amigável para programação seja um entrave para a aprendizagem inicial. E nisso o PZim ganha do FreePascal por exemplo: o PZim é mais intuitivo.
nunopicado Posted October 1, 2013 at 07:27 AM Report #526926 Posted October 1, 2013 at 07:27 AM Desculpa, mas aí não concordo. Pouco existe de intuitivo num compilador/IDE. Serve para escrever código e converter em código máquina. Mas a haver alguma "intuitividade", será em recursos como o auto-complete, que o freepascal tem e tanto quanto sei (não confirmei) o Pzim não. O que assusta os iniciantes no freepascal é o facto de ter o IDE em ambiente DOS. Isso não tem a ver com ser intuitivo e sim com a formatação dos jovens para janelas e rato. Para esses, a equipa do freepascal tem o Lazarus. Aqui a questão com o PZim não é mania de implicar, é uma constatação prática do que vemos na prática dentro e fora deste fórum: Estudantes que chegam aqui, completamente despreparados e sem a mínima vontade de melhorar em pascal por acharem que é uma linguagem fraca e sem futuro. Invariavelmente esses estudantes aprendem em PZim. 2 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
I-NOZex Posted October 1, 2013 at 12:28 PM Report #526957 Posted October 1, 2013 at 12:28 PM Eu quando dei pascal na escola, usamos esta IDE: http://ims.mii.lt/fps/download/0.6.4/ feita em Delphi, acho-a 5*, pelo qe sei tem suporte a tudo, pelo menus nunca vi nada a faltar... nao tem um suporte tao facilitado a GUI como o dev pascal, mas para trabalho em consola acho que nao ha melhor... B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos beat2revolution.net
nunopicado Posted October 1, 2013 at 12:31 PM Report #526958 Posted October 1, 2013 at 12:31 PM Eu quando dei pascal na escola, usamos esta IDE: http://ims.mii.lt/fps/download/0.6.4/ feita em Delphi, acho-a 5*, pelo qe sei tem suporte a tudo, pelo menus nunca vi nada a faltar... nao tem um suporte tao facilitado a GUI como o dev pascal, mas para trabalho em consola acho que nao ha melhor... Salvo erro, esse é só IDE, e usa o FreePascal. Daí suportar tudo. É preferível do que usar compiladores de segmentos de pascal. Pelo menos o poder da linguagem está presente. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted October 1, 2013 at 01:33 PM Report #526976 Posted October 1, 2013 at 01:33 PM (edited) Esta juventude depende tanto da porcaria do rato e de uma janela toda bonita cheia de botões, cores, imagens e até algumas ads (a nova moda estúpida emergente das Desktop Apps) que chegam ao Free Pascal IDE e estranham. Eu programei durante muito tempo usando o Free Pascal IDE, e não me queixei*. Isto talvez seja porque desde a minha mais tenra idade aprendi a lidar com os mais variados sistemas - no meu tempo o auge da tecnologia era o Windows 95, e o meu primeiro computador tinha o Windows 3.1, e os computadores da escola ainda tinham DOS! Hoje em dia temos esta papa toda feita de beleza visual, e as melhores aplicações são as mais bonitas, e não as melhores. O PZim é um projecto interessante e aprecio tais iniciativas, mas também não posso concordar com o que se tem vindo a dizer acerca dele ser uma óptima solução uma vez que ainda é muito limitado e suporta a ideia dos alunos de que Pascal é fraco. Se Pascal fosse assim tão fraco, a Apple não o teria usado como linguagem de eleição no seu software dos anos 80. Alguém se recorda do MacPaint? * hoje em dia uso o Notepad++ com o plugin NppExec que linka ao FPC. Edited October 1, 2013 at 01:34 PM by thoga31 Knowledge is free!
nunopicado Posted October 1, 2013 at 01:36 PM Report #526978 Posted October 1, 2013 at 01:36 PM MacPaint, Photoshop, Skype, e blablabla Há inúmeras aplicações do dia a dia que passam em algum ponto por Pascal/Delphi. Agora, Thoga... Não sabia que eras do "meu tempo"! 🙂 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts