Jump to content
Volans

Projeto de Aptidão Profissional (ajuda)

Recommended Posts

Volans

Boas,

Sei que existem dezenas de ideias aqui no fórum e algumas muito boas até, mas o meu caso é diferente...

O meu professor quer, obrigatoriamente, um programa de gestão. Hóteis, hospitais, livraria, clinica, whatever... tem é que servir para gerir o estabelecimento em questão de uma forma especifica (desenhado especificamente para os problemas que esse tipo de estabelecimentos normalmente tem).

Não quero parecer que sei tudo, que não sei, mas parece-me que um programa deste género é bastante simples (com todas aquelas funções todas: horários, faturas, recibos, tudo isso que possam imaginar). Não é que seja propriamente simples mas é muito mainstream, muito metódico. Naquela escola já devem ter sido feitos 5 milhões de PAP's e todas eram a gestão de uma porcaria qualquer. Mudavam as palavras, mudavam as cores, mas o código ao fim ao cabo é sempre a mesma coisa...

Eu estou à procura de um desafio maior, quero algo que dê mais pica e me motive mais a trabalhar no projeto. Eventualmente se tiver que fazer um do género que referi acima farei obviamente com todo o meu empenho... mas é diferente.

Agradecia qualquer ideia que me pudessem dar que incluisse gestão mas abordada de uma maneira diferente se me entendem... Ou se não vos vier nenhuma ideia algo que possa aumentar a dificuldade dos programas acima referidos.

Com os melhores cumprimentos e votos de que vocês tenham muitos e bons brainstorms *agora*,

João

P.S.: Pensando no Raspberry PI, o que eu poderia fazer com ele para um projeto de PAP?

Edited by Volans

bioshock

Não sabendo quais são as linguagens de eleição, desenha uma dessas aplicações de gestão, com um website de rigor responsive deisgn, ou, se não estás para aí virado, desenvolve todo site de gestão com uma grande componente de backoffice que gera webservices para comunicação com mobile devices, para o administrador ter sempre tudo actualizado em qualquer parte do mundo.

• Vote 2

Volans

O meu objetivo era fazer isso mesmo que tu estás a dizer. Isso sim era o que eu realmente queria. Mas até convencer o meu professor de que fazer isso é melhor do que uma aplicação em VB pera ai... Para além de que o trabalho é feito em grupo, teria que ensinar ainda ao meu colega a programar noutras linguagens (tendo em conta que VB para ele às vezes já é dificil quanto mais estar a aprender assim em pouco tempo uma linguagem nova e começar logo a aplica-la em condições)

Eu não quero parecer egoista, mas é complicado trabalhar num projeto que não nos dá gozo nenhum simplesmente porque a dificuldade é quase nula.

bioshock

Nada te impede de fazeres a aplicação em VB, o sistema pode ser adaptado para via web na mesma.

Flinger

Podes usar o VB para fazer os webservices de qualquer forma. Além disso, podes fazer uma aplicação web, em VB, para backoffice, e complementar com aplicações mobile, como sugeriu o bioshock. O teu colega fica com a parte do VB, e tu atiras-te às mobile.

Um conselho, faz uma coisa pequena, sem demasiadas tabelas, de forma a não teres de perder muito tempo com cada aplicação, e poderes valorizar o trabalho pela diversidade de tecnologias.

Pivot

Podes também desenvolver um webservice...

E fazer um programa de gestão em VB.

Ou seja, um simples programa de gestão como o teu professor quer, mais a integração dos dados na net.

Aí é que vem o interessante! ;)

Actualizares quase ao segundo toda a informação que colocas no programa.

Claro está que tinhas de fazer um backoffice todo bonito, e o front-end também! ;)

É interessante desenvolveres isso, e acredita: Dá trabalho, muito trabalho! ;)

Atenção, dá trabalho se for uma coisa em condições e apelativa!