Jump to content

Recommended Posts

Posted

olá,

Alguém sabe como partilhar uma pasta em delphi? Estou a usar o Delphi 2010.

Já experimentei alguns exemplos que encontrei, a pasta fica partilhada, mas fica inacessivel ao tentar aceder a partir de outros pc em rede.

Posted

Como assim?

Queres criar uma partilha de Windows a partir de um software em Delphi?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Boa noite,

Se queres criar uma utilizando a implementação que o MS Windows traz, do protocolo SMB, vais ter algumas dificuldades a lidar com previlégios necessários à tua aplicação.

Se procurares bem, vais ver que encontras algumas implementações que funcionam, pelo menos no Windows 7.

type
   SHARE_INFO_2 = record
  shi2_netname : pWideChar;
  shi2_type    : DWORD;
  shi2_remark  : pWideChar;
  shi2_permissions : DWORD;
  shi2_max_uses    : DWORD;
  shi2_current_uses: DWORD;
  shi2_path	    : pWideChar;
  shi2_passwd	  : pWideChar;
   end;
   PSHARE_INFO_2 = ^SHARE_INFO_2;
   const
  NERR_SUCCESS   = 0;
  STYPE_DISKTREE = 0;
  STYPE_PRINTQ   = 1;
  STYPE_DEVICE   = 2;
  STYPE_IPC	  = 3;
  ACCESS_READ    = $01;
  ACCESS_WRITE   = $02;
  ACCESS_CREATE  = $04;
  ACCESS_EXEC    = $08;
  ACCESS_DELETE  = $10;
  ACCESS_ATRIB   = $20;
  ACCESS_PERM    = $40;
  ACCESS_ALL	 = ACCESS_READ or ACCESS_WRITE or ACCESS_CREATE or ACCESS_EXEC or ACCESS_DELETE or ACCESS_ATRIB or ACCESS_PERM;

function NetShareAdd(servername: pWideChar;
level: DWORD; buf: PBYTE; parm_err: PDWORD): NET_API_STATUS;
				    stdcall; external 'NetAPI32.dll' name 'NetShareAdd';

{Implementação}

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
 AShareInfo : PSHARE_INFO_2;
 parmError  : DWORD;
begin
 CreateDir('D:\test_folder');
 AShareInfo := New(PSHARE_INFO_2);
 try
   with AShareInfo^ do
   begin
  shi2_netname := WideString('Test_sharing');
  shi2_type    := STYPE_DISKTREE;
  shi2_remark  := nil;
  shi2_permissions := ACCESS_ALL;
  shi2_max_uses    := DWORD(-1); // Maximum allowed
  shi2_current_uses:= 0;
  shi2_path	    := WideString('D:\test_folder');
  shi2_passwd	  := nil;
   end;
   if (NetShareAdd(nil, 2, PBYTE(AShareInfo), @parmError) <> NERR_SUCCESS)then
 ShowMessage(IntToStr(parmError));
 finally
   FreeMem(AShareInfo, SizeOf(PSHARE_INFO_2));
 end;
end;
{disponivel no torry's delphi page}

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Sim quero criar uma partilha de Windows a partir de um software em Delphi.

Obrigado ApocSantos, já experimentei o seu exemplo, mas ao tentar aceder à pasta partilhada por outro pc dá acesso negado.

Posted

Bom dia,

Dependendo da versão do Windows, tal como tinha indicado, vão aparecer problemas com a segurança do Windows e com a autenticação. Penso que não se trantando de uma rede onde exista um controlador de dominio e um dominio ActiveDirectory, as maquinas têm de se autenticar umas nas outras. Mas isso são configurações do Windows.

O primeiro teste que eu faria, era deixar a aplicação criar a pasta partilhada e depois em vez de aceder directamente no "My Computer", executar o comando net use \\nome_da_maquina\nome_da_partilha, e ver se a partilha funciona. Se funcionar já se tem um ponto de partida, para resolver o problema, se não funcionar também se fica com um bom ponto de partida para encontrar uma solução.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 2

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Dependendo da versão do Windows, tal como tinha indicado, vão aparecer problemas com a segurança do Windows e com a autenticação. Penso que não se trantando de uma rede onde exista um controlador de dominio e um dominio ActiveDirectory, as maquinas têm de se autenticar umas nas outras. Mas isso são configurações do Windows.

Excelente explicação.

O que quer dizer, que mesmo que funcione no seu (Ana789) ambiente de produção, com o seu Windows, com os seus computadores, com a sua rede (c/ ou s/ domínio) pode não ser 100% garantido que funcione em todas as situações, visto que vai depender do sistema e configurações do cliente final.

Não sei qual será o objectivo de criar a tal partilha, mas se fosse eu deixava a parte de criar a partilha para um procedimento "manual" de instalação, dependendo do Windows (ou vários Windows de versões diferentes que o cliente tenha instalado no seu parque de máquinas).

• Vote 1
Posted

Excelente explicação.

O que quer dizer, que mesmo que funcione no seu (Ana789) ambiente de produção, com o seu Windows, com os seus computadores, com a sua rede (c/ ou s/ domínio) pode não ser 100% garantido que funcione em todas as situações, visto que vai depender do sistema e configurações do cliente final.

Não sei qual será o objectivo de criar a tal partilha, mas se fosse eu deixava a parte de criar a partilha para um procedimento "manual" de instalação, dependendo do Windows (ou vários Windows de versões diferentes que o cliente tenha instalado no seu parque de máquinas).

concordo!

• 5 months later...
Posted

Boa noite,

Se queres criar uma utilizando a implementação que o MS Windows traz, do protocolo SMB, vais ter algumas dificuldades a lidar com previlégios necessários à tua aplicação.

Se procurares bem, vais ver que encontras algumas implementações que funcionam, pelo menos no Windows 7.

type
SHARE_INFO_2 = record
  shi2_netname : pWideChar;
  shi2_type	: DWORD;
  shi2_remark  : pWideChar;
  shi2_permissions : DWORD;
  shi2_max_uses	: DWORD;
  shi2_current_uses: DWORD;
  shi2_path		: pWideChar;
  shi2_passwd	  : pWideChar;
end;
PSHARE_INFO_2 = ^SHARE_INFO_2;
const
  NERR_SUCCESS   = 0;
  STYPE_DISKTREE = 0;
  STYPE_PRINTQ   = 1;
  STYPE_DEVICE   = 2;
  STYPE_IPC	  = 3;
  ACCESS_READ	= $01;
  ACCESS_WRITE   = $02;
  ACCESS_CREATE  = $04;
  ACCESS_EXEC	= $08;
  ACCESS_DELETE  = $10;
  ACCESS_ATRIB   = $20;
  ACCESS_PERM	= $40;
  ACCESS_ALL	 = ACCESS_READ or ACCESS_WRITE or ACCESS_CREATE or ACCESS_EXEC or ACCESS_DELETE or ACCESS_ATRIB or ACCESS_PERM;

function NetShareAdd(servername: pWideChar;
level: DWORD; buf: PBYTE; parm_err: PDWORD): NET_API_STATUS;
					stdcall; external 'NetAPI32.dll' name 'NetShareAdd';

{Implementação}

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
 AShareInfo : PSHARE_INFO_2;
 parmError  : DWORD;
begin
 CreateDir('D:\test_folder');
 AShareInfo := New(PSHARE_INFO_2);
 try
with AShareInfo^ do
begin
  shi2_netname := WideString('Test_sharing');
  shi2_type	:= STYPE_DISKTREE;
  shi2_remark  := nil;
  shi2_permissions := ACCESS_ALL;
  shi2_max_uses	:= DWORD(-1); // Maximum allowed
  shi2_current_uses:= 0;
  shi2_path		:= WideString('D:\test_folder');
  shi2_passwd	  := nil;
end;
if (NetShareAdd(nil, 2, PBYTE(AShareInfo), @parmError) <> NERR_SUCCESS)then
 ShowMessage(IntToStr(parmError));
 finally
FreeMem(AShareInfo, SizeOf(PSHARE_INFO_2));
 end;
end;
{disponivel no torry's delphi page}

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Muito bom seu post!

Estou com um erro:

[DCC Error] Unit27.pas(95): E2003 Undeclared identifier: 'NET_API_STATUS'

Alguma dica ? Estou tentando compartilhar uma pasta na rede, via linha de código Delphi

Abraços !

Posted (edited)

Muito bom seu post!

Estou com um erro:

[DCC Error] Unit27.pas(95): E2003 Undeclared identifier: 'NET_API_STATUS'

Alguma dica ? Estou tentando compartilhar uma pasta na rede, via linha de código Delphi

Abraços !

Experimenta incluir esta unit: http://svn.nldelphi.com/nldelphi/opensource/ngln/NetAPI.pas

(precisarás da dll netapi32.dll: http://download.dll-files.com/8ce1a6d16b9077e91e192499eb611c5f/netapi32.zip?0WLgUBYKkO)

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Boa tarde !

Muito obrigado pela reposta e pela atenção....

O erro ainda permanece... Teria como demonstrar como alterar a permissão de compartilhamento da pasta ??

Pois a alteração em permissões na aba de segurança para os usuários logados na máquina, eu consegui alterar, adicionar, remover.

Mais as permissões para o compartilhamento não, apenas consigo compartilha a pasta e visualizar... usando de outros comandos....

Obrigado, no aguardo!!

Posted

Eu nunca usei isto, não te sei dizer pormenores. O ApocSantos é que talvez saiba.