Jump to content

Windows Forms para executar Command Line

Recommended Posts

Posted

Boas,

Tenho muito pouca experiência com C# e ainda menos com Windows Forms, mas preciso de criar uma aplicação com alguns botões, sendo que ao clicar em cada um dos botões, o mesmo executa um comando na linha de comandos (para executar um target do Phing).

Para além disto, preciso de alterar constantemente o caminho para certas pastas (gostaria de o fazer também na aplicação).

Alguém conhece um projeto semelhante para eu me basear ?

Obrigado

Posted

Boas,

para executares comandos podes usar o Process.Start. Podes ver um exemplo aqui:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/53ezey2s.aspx

(tens de fazer o using do System.Diagnostics)

Não percebi isso de alterar constantemente o caminho de certas pastas, mas se for para renomear pastas, podes usar o Directory.Move

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.io.directory.move.aspx

(tens de fazer o using do System.IO)

Posted

Obrigado pela resposta nelsonr 🙂

Eu já andei a tentar meter o Process.Start a dar, mas não consigo ...

Basicamente o máximo que consegui fazer foi o mesmo que é feito neste

https://www.youtube.com/embed/7kzsTf9qPv4?feature=oembed

, cujo código é este:

Process update = new Process();
	 update.StartInfo.FileName = "cmd.exe";
	 update.StartInfo.UseShellExecute = true;
	 update.StartInfo.Arguments = "dir";
	 update.StartInfo.RedirectStandardOutput = true;
	 update.Start();
	 textBox1.Text = update.StandardOutput.ReadToEnd();
	 */

No

update.StartInfo.Arguments = "dir";

se alterar "dir" por "ipconfig" também funciona, porém se quiser fazer um cd para uma certa directoria, não consigo ! e no meu caso preciso de fazer

cd C:\wamp\bin\php\php5.4.3

Pois só nesta pasta é que posso executar o script que quero que seja executado quando clico no botão.

Em relação ao caminho das pastas, o tal ficheiro de script contém vários caminhos para diversas pastas, o objectivo é mudar esses caminhos na aplicação e os caminhos serem alterados no script (mas isso fica para depois).

Acho que fui um bocado confuso, qualquer dúvida avisem e obrigado pela ajuda 😉

Posted

Qual o comando que pretendes executar mesmo?

Não dá para executares o que pretendes directamente, definindo a directoria de trabalho.

Exemplo:

var startInfo = new ProcessStartInfo("commando.exe");
startInfo.WorkingDirectory = @"C:\Pasta";
Process proc = Process.Start(startInfo);
Posted

Eu tenho um buildfile do Phing que executa algumas tarefas de Deploy, o objectivo é criar a aplicação para não ter de ir sempre à linha de comandos executar o script.

Na linha de comandos eu faço:

cd C:\wamp\bin\php\php5.4.3
phing

e ele executa o script.

Experimentei o que disseste desta maneira:

var startInfo = new ProcessStartInfo("phing");
	    startInfo.WorkingDirectory = @"C:\wamp\bin\php\php5.4.3";

E funciona, ele abre a janela do cmd e vejo que executou (mas ela fecha logo imediatamente).

o que agora pretendia era ter o output do comando numa textbox, ou seja, queria que tudo o que aparece na linha de comandos aparece na textybox da minha aplicação . tentei desta maneira mas não deu

textBox1.Text = proc.StandardOutput.ReadToEnd();

Mas já foi um passo dado, obrigado nelson 😉

Posted

Experimenta algo assim:

Process process = new Process();
process.StartInfo = new ProcessStartInfo(@"C:\wamp\bin\php\php5.4.3\phing.exe")
{
WorkingDirectory = @"C:\wamp\bin\php\php5.4.3",
UseShellExecute = false,
RedirectStandardOutput = true,
CreateNoWindow = true
};
process.Start();
using (StreamReader sr = process.StandardOutput)
{
textBox1.Text = sr.ReadToEnd();
}
Posted (edited)

Não.. assim lança logo uma excepção...Testei também meter no ProcessStartInfo "phing", meti o CreateNoWindow a false e ele nem está a executar o comando (a janela do cmd nem aparece)...

Na outra versão ao menos sempre executa, não me direciona é o output para a textbox e dá uma excepção a dizer "StandardOut has not been redirected or the process wasn't started yet" 😕

Mas com a versão inicial que falei, aquela para fazer "dir" ele encaminha o output para a textbox ...

Edited by luislopes
Posted

Com esse exemplo não é suposto mostrar a janela de output,porque está a ser direccionada para o streamreader.

Quando se coloca a trabalhar desta forma, tem de se definir o caminho da aplicação com o nome do ficheiro a executar.

Qual é a excepção que dá?

Posted

Ao executar como disseste diz "The system cannot find the file specified" e a excepção é lançada no process.Start();

Mas este código tem de estar no minimo incompleto, porque para o script do Phing ser executado eu tenho de escrever "phing" na pasta "C:\wamp\bin\php\php5.4.3" e nesse código não tenho "phing" em lado nenhum 😕

Posted

Outro problema que verifiquei agora... O meu script do Phing tem várias tasks, para as chamar faço "phing nometask", sendo que se fizer apenas "phing" irá ser executada a task predefinida.

com o código de à pouco

var startInfo = new ProcessStartInfo("phing");
	    startInfo.WorkingDirectory = @"C:\wamp\bin\php\php5.4.3";

ele abre a janela do cmd e vejo que executou a tarefa do phing predefinida (que apenas mostra todas as tarefas possiveis), se por outro lado em vez de "phing" meter "phing commit" (tarefa para fazer commit) da-me a excepção "The system cannot find the file specified"

Posted (edited)

Testei aqui com um batchfile que contem apenas o dir, e funcionou bem

Podes definir os parametros com a variavel "Arguments" (colocas juntamente na parte onde está a ser definido o workingdirectory)

Edited by nelsonr
Posted

Eim? Então está no parametro do ProcessStartInfo o caminho completo, incluindo o ficheiro a executar.

Mas to objectivo não é abrir o .exe do Phing, é executar um ficheiro xml com algumas tarefas(feitas em Phing).

Para o fazer na linha de comandos tenho de estar dentro da pasta do php (O phing só é executado nesta pasta) e ao escrever phing ele executa o ficheiro build.xml (que é o ficheiro que contém as tarefas que escrevi)

Ok !

Fiz o que disseste agora, como queria executar "phing commit", meti no ProcessStartInfo "phing" e nos Arguments "commit" e está a dar 😁 Muito Obrigado !

Agora só faltava mesmo passar o output para a textbox (porque depois tudo o que tenho de fazer é repetir este código)

Posted

O Phing é um programa que permite automatizar processos.

Basicamente depois do Phing estar instalado, escreves um fichero .xml com as tarefas que o Phing tem (o nome predefinido do ficheiro é build.xml), ou seja quando executas "phing" o que ele faz é executar o ficheiro build.xml.

O que ficou agora feito já executa o que é pretendido, agora só queria encaminhar o output para a textbox.

Estou em estágio, pelo que só amanha é que volto a testar isto.

Agradeço-te imenso a ajuda, mesmo ! 🙂

Posted

É um batch file que pode estar em qualquer pasta, mas que tem de ser executado através da pasta C:\wamp\bin\php\php5.4.3.

Se o ficheiro estiver nessa pasta e se chamar "build.xml" executo apenas "phing" senão executo "phing -f caminho_ficheiro" (já testei com vários caminhos e está a funcionar) 🙂

Vou ver se encontro algo que me ajude a meter o output da consola na textbox.

Mas mais uma vez, obrigado !

Posted

Se é um batch file, o exemplo que dei no post #6 tem de funcionar, apenas substitui o nome do ficheiro "phing.exe" para "phing.bat".

E confirma que esse ficheiro está na pasta, sendo o caminho completo "C:\wamp\bin\php\php5.4.3\phing.bat"

Posted

Já agora, se quiseres usar o exemplo inicial, podes experimentar enviar o output usando o sinal >

Exemplo:

dir >output.txt

Talvez consigas fazer "phing >output.txt", depois lês o ficheiro para a textbox

Posted

O ficheiro "phing.bat" existe, quer faça como dizes quer meta só "phing" o resultado está a ser o mesmo ...

Ele abre o cmd vejo que executou, mas depois lança a excepção "StandardOut has not been redirected or the process hasn't started yet" e portanto não vai output nenhum para a textbox