Jump to content
samesdavis

[Resolvido] Relacionar tabelas de diferentes bases de dados

Recommended Posts

samesdavis

Olá pessoal,

Preciso de montar um tipo de consulta que relacione dois tipos de base de dados.

A base principal é a do Access. Então de forma manual, eu vinculei a tabela que preciso do SQL SERVER na base de dados do access.

Desta forma eu consegui fazer a consulta de forma manual.

Mas preciso de automatizar esse processo, de forma que eu possa jogar dentro de um Dataset o relacionamento das duas bases de dados. Mas não sei como fazer isso.

Este é o código que uso para enviar informações para a GRID.

Public Sub PreencheGrid()
       Dim ds As New DataSet
       Dim Busca As New clConexao

'limpa a grid
       Cursor.Current = Cursors.WaitCursor
       GridEntregas.Columns.Clear()

ds = Busca.RetornarDataSet("SELECT Cidade,Bairro,Cliente,ValorLanç,HR_SAIDA_LANC,HR_CHEGADA_LANC,NomeMotoboy,Sequencial,DtEntrada,ID_LANC,ID_TIPO_LANC, MOTOBOY FROM Qry_GRID_LANCAMENTOS_T ORDER BY HR_CHEGADA_LANC DESC;")

'preenche a Grid
       With GridEntregas
           .DataSource = ds.Tables(0)

.Columns(0).Width = 110
           .Columns(0).HeaderText = "Cidade"
           .Columns(0).Name = "Cidade"

.Columns(1).Width = 140
           .Columns(1).HeaderText = "Bairro"
           .Columns(1).Name = "Bairro"

End With
       lblTotalRegistros.Text = "Total de entregas: " & GridEntregas.RowCount

bs = New BindingSource()
       bs.DataSource = GridEntregas.DataSource
       Cursor.Current = Cursors.Default

End Sub

No caso o "BUSCA" está conectado ao Access.

Criei em um outro código, o objeto "BuscaSQL" que irá se conectar ao SQLSERVER.

A consulta que tenho de montar é essa:

SELECT Saidas.Data, Saidas.Sequencia
FROM Saidas LEFT JOIN Tbl_Lançamentos ON Saidas.Sequencia = Tbl_Lançamentos.SEQUENCIAL
WHERE (((Saidas.Data) Between #8/1/2013# And #8/31/2013#) AND ((Saidas.Vendedor2)>0) AND ((Tbl_Lançamentos.ID_LANC) Is Null)) ORDER BY Saidas.Sequencia;

Onde a tabela Saidas está no SQL SERVER e a tabela Tbl_Lançamentos está no Access.

Alguém sabe como faço para jogar dentro de um Dataset o relacionamento de duas tabelas de fontes de dados diferentes ?

Edited by thoga31
Tags code + GeSHi

samesdavis

Ninguém pode me ajudar nesse problema? sei que o tópico ficou repetido, porque o outro está marcado como resolvido, mas para o meu caso não resolveu, por isso abri outro. Se alguém responder ao tópico repetido será penalizado também como eu fui? quero apenas ajuda pessoal, apenas isso.

bioshock

Nunca fiz algo semelhante, mas olhando para o teu problema e se bem percebi, o que podes fazer é seleccionar primeiramente os dados do Access para dentro de um Dataset, depois fazes a query do SQL com os dados que estão no Dataset.

samesdavis

Como estou com muita pressa de resolver isso logo, tive que encontrar uma outra solução.

Importei os dados do SQL SERVER para dentro de matriz e depois enviei da matriz para uma tabela com o mesmo no Access.

Depois foi só fazer o relacionamento. Problema resolvido não como eu queria, mas foi resolvido. :thumbsup: