Ir para o conteúdo
Zex

Break - debate sobre o seu uso em Pascal

Mensagens Recomendadas

Zex

O presente tópico vem do seguimento deste post. thoga31

Acho que um moderador não deveria cometer a heresia de colocar break num programa de Pascal.

Se os vossos professores ensinam isso, então seria melhor eles ensinarem java.

Editado por thoga31
Tópico dividido

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Acho que um moderador não deveria cometer a heresia de colocar break num programa de Pascal.

Eu gosto do break...

O problema não é o comando em si, mas sim o que se faz com ele.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Qual é o problema com o break? E o que tem a ver o facto de ser Moderador ou não?

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Zex

Qual é o problema com o break? E o que tem a ver o facto de ser Moderador ou não?

Tem a ver com boas práticas de programação.

Talvez já ninguém se lembre mas a filosofia do Pascal diz que cada zona de código deve terminar a execução num "end" ou fim de ciclo.

O break provoca o fim de execução numa parte indeterminada...

Assim, só deve ser usado para casos inesperados que não deveriam ocorrer numa execução ideal.

Os professores deviam ensinar isso. E, aqui, os moderadores fazem o papel de professores.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Tem a ver com boas práticas de programação.

Talvez já ninguém se lembre mas a filosofia do Pascal diz que cada zona de código deve terminar a execução num "end" ou fim de ciclo.

O break provoca o fim de execução numa parte indeterminada...

Assim, só deve ser usado para casos inesperados que não deveriam ocorrer numa execução ideal.

Ou em situações em que devemos terminar o ciclo naquele ponto devido àquela condição e não deixar executar até ao fim. Evita situações clássicas como a repetição de uma instrução antes e dentro do ciclo relacionado com input. Fora o resto.

A filosofia é teoria, a prática é a realidade das coisas. Não vejo ali um mau uso do break.

Além disso, estás a assumir que fomos ou estamos a ser ensinados numa escola ou universidade. Então digo-te: se estás a ser ensinado numa escola/universidade e o teu professor deu tanta filosofia, um conselho para ele: desça à Terra e deixe de fazer programas-exemplo, e experimente fazer programas "a sério". Quereria ver onde parava a "filosofia".

E, aqui, os moderadores fazem o papel de professores.

Ah sim? Porquê?

Editado por thoga31
  • Voto 2

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Warrior

A utilização de breaks e continues por si só não representa qualquer má prática, as más prática advêm sempre do modo como são utilizados.

Pode-se fazer um exercício muito simples: seriam igualmente contra a cópia do código de input para uma nova função e a utilização de algo como "return -1;" em vez de "break"? O break é muito mais legível e só por fundamentalismo podemos defender o segundo em vez do primeiro.

• Voto 2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Kline777

Quanto a nao ser tecnicamente programação estruturada até podes ter razão.... mas isto não é nenhum artigo cientifico, é natural que as sugestões dadas sejam mais vocacionadas para a aplicação prática da linguagem do que para a teorica ou de aprendizagem.

Editado por Kline777

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
passarito

Boas e más práticas de programação tem muito que se lhe diga...

Não sou fundamentalista ao ponto de criticar alguém por usar o Break, no entanto na minha forma de programar tento evitá-lo ao máximo.

Mas isto tem tudo haver da forma como eu QUERO programar e não posso impigir a minha forma de programar a outro.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

A meu ver o Break e o Continue podem coexistir em plenitude com a programação estruturada desde que se faça um uso pensado e consciente.

Portanto, IMO, o problema não é usar a ferramenta - é a forma como uso a ferramenta. As facas são perigosas, mas eu uso-as para cortar cebola e descascar fruta, há outros que usam para esfaquear e matar.

Da mesma forma, há quem use o Break e o Continue com contra-peso e medida e há quem use e abuse deles em "situações what the hell".

Entre ver aquele Break e ver uma repetição do código de input, prefiro mil vezes ver o Break.

Eu apoiaria a crítica caso fosse utilizada uma estupidez que certas pessoas continuam a utilizar:

repeat
  if n < 0 then goto wth;
  // ...
until ({...});

wth:
// continua...

Isto sim é desestruturação completa. O Break não tem muito sítio para onde ir: vai ao final do ciclo. A label "wth" pode estar em qualquer lado, é onde me der na "real gana".

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Zex,

O break faz parte do paradigma da programação estruturada, é uma das instruções de saída precoce, muito usadas como forma de assegurar pré-condições em funções/procedimentos e, neste caso, em ciclos. O que podes argumentar é que a sua utilização vai contra o princípio dos single exit points, mas isso é apenas um princípio e não uma imposição do paradigma. Mais ainda, se há quem escreva código potencialmente perigoso/mal estruturado com recurso a break e continue então há uma grande probabilidade de que essa pessoa pura e simplesmente não saiba escrever código estruturado, independentemente das "boas práticas" que lhe forem ensinadas. Além disso, os paradigmas são entidades dinâmicas, mudam com o tempo à medida que vamos descobrindo as suas falhas (e elas existem!).

Falando agora um pouco de programação estruturada, será que encaixam nesse paradigma os programas que os ditos professores ensinam a fazer que são enfiados no bloco principal begin .. end sem qualquer fragmentação? Será que também são bem estruturados os programas que sem mais nem porquê recorrem a variáveis globais ou de outra forma todo o tipo de side-effects em vez de serem escritos de uma forma isolada e reutilizável? Parece-me redundante discutirmos aqui a utilidade dos professores ensinarem ou não a utilizar break quando tudo o que o paradigma estruturado tem de fundamental fica mal ensinado.

EDIT: E com isto pedia que parássemos com o off-topic nesta thread. De facto, eu próprio ajudei a ele, mas apercebi-me agora que estamos a fugir ao tópico original.

Editado por pwseo
reparo sobre o âmbito do tópico
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Já estava a dividir o tópico, mas fui a tempo de incluir a nova resposta :D

Tópico dividido, pode-se debater este assunto à vontade.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Pode-se fazer um exercício muito simples: seriam igualmente contra a cópia do código de input para uma nova função e a utilização de algo como "return -1;" em vez de "break"? O break é muito mais legível e só por fundamentalismo podemos defender o segundo em vez do primeiro.

Eu acho qualquer uma das formas pouco recomendável (embora use qualquer uma das formas por vezes :) ).

Eu apoiaria a crítica caso fosse utilizada uma estupidez que certas pessoas continuam a utilizar:

repeat
  if n < 0 then goto wth;
  // ...
until ({...});

wth:
// continua...

Isto sim é desestruturação completa. O Break não tem muito sítio para onde ir: vai ao final do ciclo. A label "wth" pode estar em qualquer lado, é onde me der na "real gana".

O problema não é tu não saberes para onde vais quando tens um break, o problema é não saberes à partida que tens um break no meio do ciclo, o que te impede de saberes a verdadeira condição de paragem do ciclo sem leres o código todo.

No caso em discussão, o facto do break estar próximo do início do ciclo, ajuda à legibilidade. Já agora, também não acho grande piada à utilização de true/false como condição de paragem de um ciclo...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo
Já agora, também não acho grande piada à utilização de true/false como condição de paragem de um ciclo...

Nem eu :\ Gostava que houvesse um forever algures na linguagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

O problema não é tu não saberes para onde vais quando tens um break, o problema é não saberes à partida que tens um break no meio do ciclo, o que te impede de saberes a verdadeira condição de paragem do ciclo sem leres o código todo.

No caso em discussão, o facto do break estar próximo do início do ciclo, ajuda à legibilidade. Já agora, também não acho grande piada à utilização de true/false como condição de paragem de um ciclo...

Eu cá uso comentários :D

Pessoalmente habituei-me a meter no início dos ciclos sem condição uns comentários que indicam as condições de paragem e as descrevem brevemente. Por exemplo (um exemplo muito simples, nunca faria isto na realidade):

while true do begin
  (* Condições de paragem:
   * #1 break -> (a < 1) -> número >=0 indica fim do input
   * #2 continue -> (a > 100) -> limite válido = [1..100], ignorar input *)
  readln(a);
  if a<1 then break;
  if a>100 then continue;
  // adicionar algures o número, ou whatever...
end;

(Também não gosto de ver o True/False ali...)

Nem eu :\ Gostava que houvesse um forever algures na linguagem.

Ai o Haskell :D

Mais "simples" (na medida em que fica mais dentro da sintaxe do Pascal) seria algo como isto:

do begin
  // código
end;

Simples e eficaz, parece-me. Não estou a ver a priori como farias um forever no contexto da sintaxe típica do Pascal. :)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Zex

Quem sabe o que está a fazer, pode fazer de qualquer maneira.

Mas, eu referia-me a uma pergunta dum programador principiante.

O post original dizia:

"Sou estudante e estou começando a estudar Pascal, e preciso de ajuda com meu código. Preciso que ele finalize caso eu digite um número negativo."

1 - Trata-se evidentemente de alguém que sabe muito pouco e que provavelmente não vai querer saber muito. Por isso, aconselho a usar apenas comandos básicos para não confundir o estudante.

2 - Aconselho a usar apenas linguagem estruturada simples porque a maior parte dos estudantes percebe melhor assim. E, provavelmente não aprenderam nas aulas comandos como "break" e "goto". Mesmo comandos úteis como "with" podem confundir o principiante.

3 - Aconselho a fazer o mínimo de alterações no programa do aluno.

Neste caso, bastaria alterar "while num>=0 do" para "while num>0 do".

4 - Para um programa que vai ser executado 2 ou 3 vezes a legibilidade tem muito mais importância que a eficiência. Por isso, é inútil optimizar a velocidade à custa da legibilidade. Também é aconselhável que cada função não tenha mais de um ecran de tamanho para se poder ler tudo de uma vez.

Lembrem-se: estamos a responder a um principiante amedrontado e não a um programador que quer saber tudo sobre programação.

Editado por Zex
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

5 - Se o principiante não começar a ver entretanto algumas coisas úteis e porreiras do Pascal, ficará a pensar para sempre que o Pascal é fraco.

6 - Se não mostrarmos ao principiante tais coisas úteis, explicando devidamente e esclarecendo sempre as suas dúvidas, estaremos sempre a renegá-lo ao seu estatuto de principiante e a colocarmo-nos num patamar superior, o que eu sinceramente abomino.

7 - Não há mal nenhum em mostrar as coisas que o Pascal tem.

1 - Trata-se evidentemente de alguém que sabe muito pouco e que provavelmente não vai querer saber muito. Por isso, aconselho a usar apenas comandos básicos para não confundir o estudante.

Estou para saber como deduziste isso. Quando eu comecei também perguntava coisas do género, e não me fiquei pelos básicos.

3 - Aconselho a fazer o mínimo de alterações no programa do aluno.

Neste caso, bastaria alterar "while num>=0 do" para "while num>0 do".

Se o código do aluno está demasiado extenso, demasiado complexo ou demasiado confuso, é nossa obrigação (no mínimo moral) de mostrar que há formas mais elegantes de se atingir o objectivo, e por último ensinar métodos mais eficientes.

4 - Para um programa que vai ser executado 2 ou 3 vezes a legibilidade tem muito mais importância que a eficiência. Por exemplo, cada função não deve ter mais de um ecran de tamanho para se poder ler tudo de uma vez.

Se a eficiência não é ensinada logo de raiz, quando será ensinada? Uma criança que aprenda a falar mal logo desde o início dificilmente irá acertar o seu discurso na vida adulta, será sempre um trambolho a falar.

Moral da história: o nosso papel é ajudar, ensinar e mostrar novos horizontes, não é meter um paninho bonito à frente deles a tapar tais horizontes e dizer "muito bem", é à conta disso que temos alunos de programação, e no final programadores, miseráveis nas escolas e universidades deste e doutros países. E, neste caso em concreto, o Pascal sofre particularmente pois nunca ninguém tem os dito-cujos para mostrar as potencialidades da linguagem, preferindo manter em mente "ah e tal, vamos manter as coisas simples para não confundir".

Última nota: foi com as "confusões" que me deram aqui no P@P que aprendi muito - vi mais do que aquilo que pensei que existia. Hoje em dia faço o mesmo, e com orgulho.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Concordo com o Zex até certo ponto, e é muito fácil de explicar o porquê. No início do ensino de programação o ponto mais importante é os alunos aprenderem a lógica, e não a eficiência. Dominar ciclos e condições, todo o fluxo de controlo de uma aplicação, e, para mim, só se devem preocupar com a eficiência apartir do momento em que já dominam o resto.

Aliás, é algo que vem naturalmente.

Se ensinassem esses truques logo de início, aposto que o código de 90% dos estudantes não passava de goto's e breaks, com uns if's à mistura.

Claro que, com o domínio da programação vêm as optimizações e aprender maneiras mais eficientes de fazer o mesmo, mas para isso é preciso dominar as várias formas de resolver um problema. Hoje em dia uso diversas vezes código semelhante ao que o pwseo colocou no post original, por várias razões, incluindo facilidade, rapidez e legibilidade. Um aparte, o facto de ele ser moderador não creio que tenha importância para o assunto.

Se a eficiência não é ensinada logo de raiz, quando será ensinada? Uma criança que aprenda a falar mal logo desde o início dificilmente irá acertar o seu discurso na vida adulta, será sempre um trambolho a falar.

Não é bem assim thoga... Tenta-te lá lembrar de quando te ensinaram a escrever... será que foi: o papá tem um pópó ou o meu progenitor tem um automóvel?

Editado por Flinger

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Fazer um edit ao post após este ter recebido resposta pode gerar alguma confusão.

Lembrem-se: estamos a responder a um principiante amedrontado e não a um programador que quer saber tudo sobre programação.

Amedrontado? Que estávamos a responder a um principiante, sim. Agora que estava amedrontado, não podemos inferir tal coisa. A não ser que infiras que todo e qualquer principiante é amedrontado.

Só queria acrescentar uma coisa que me tinha esquecido. Este é o código a partir do qual tal debate surgiu:

program NumPrimos(input{teclado}, output{video});

function primo(x{e}: integer): boolean;
  var
     i: integer;
  begin
    i:= 2;
    while (i<x) and ((x mod i)<>0) do
       i:= i+1;
    primo:= (i=x);
  end;
var
  num, qtd,  soma, maior, menor, maiorPrimo, menorPrimo: integer;
begin
    write(output, 'Digite um n£mero: ');
    readln(input, num);
    if num<0 then writeln('Nenhum numero lido foi maior que zero')
    else
       begin
          qtd:= 0;
          maior:= num;
          menor:= num;
          maiorPrimo:= -1;
          soma:= 0;
          while num>=0 do
             begin
                inc(qtd);
                soma:= soma + num;
                if num>maior then maior:= num
                else
                   if num<menor then menor:= num;
                if primo(num) then
                   if maiorPrimo = -1 then
                      begin
                         maiorPrimo:= num;
                         menorPrimo:= num;
                      end
                   else
                      if num<menorPrimo then menorPrimo:= num
                      else
                         if num>maiorPrimo then maiorPrimo:= num;
                write(output, 'Digite um numero: ');
                readln(input, num);
             end;
          writeln(output, 'O maior numero = ', maior, ' e o menor numero = ', menor);
          writeln(output, 'A media de todos os numeros lidos = ', soma/qtd:5:2);
          if maiorPrimo=-1 then
             writeln(output, 'Nenhum numero primo foi lido')
          else
             writeln(output, 'Maior primo = ', maiorPrimo, ' e o menor primo = ', menorPrimo);
       end;
    readln(input);
end.

E isto foi o que disseste:

Também é aconselhável que cada função não tenha mais de um ecran de tamanho para se poder ler tudo de uma vez.

Primeiro, uma função não tem de ter só um "ecrã", além de que é uma definição vaga. E, no presente caso, a dita função tinha bem mais que um ecrã, e a legibilidade era terrível.

Em suma, acho que até estávamos a indicar um caminho que levava a mais legibilidade e a uma função mais pequena, e que, por coincidência, levava a mais eficiência.

A questão era o uso do break, e agora já estamos a falar de batatas. @Zex, se não queres ver o break, aqui tens a solução sem break:

repeat
 write('Número? ');
 readln(n);

if n >= 0 then begin
   if n > max then max := n;
   if (n < min) or (count = 0) then min := n;

if isprime(n) then begin
     if n > maxp then maxp := n;
     if n < minp then minp := n;
     inc(pcount);
   end;

inc(sum, n);
   inc(count);
 end;
until n < 0;

Estás contra este código? Viola aquilo que disseste que se devia mostrar aos principiantes? A única diferença é não ter break.

My point is, tudo aquilo que disseste em nada se enquadra na solução dada pelo @pwseo. A única coisa que estava colocada em causa era o uso de break, e entretanto estávamos a falar do tamanho de funções (esta cumpre o suposto requisito), de estruturação simples (esta só tem if's e repeat), de legibilidade vs eficiência (esta é legível, não vejo onde a legibilidade foi comprometida em nome da eficiência), e de alterações mínimas ao programa do aluno.

Neste último ponto discordo totalmente: se um aluno dá a volta a Faro para ir do Terreiro do Paço até Almada, eu vou deixar estar e não ensinar que basta atravessar a Ponte 25 de Abril e cortar na primeira saída?

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

A eficiência será ensinada quando souberes o suficiente de algoritmos e de linguagens de programação. Primeiro escreves um algoritmo correcto e legível, e depois começas a pensar em como o podes transformar para obter algo mais eficiente, tendo em conta que frequentemente tens de comprometer a legibilidade para obteres a desejada eficiência.

Quando uma criança começa a falar (ou a ler/escrever), a preocupação também me parece que é ensiná-la a falar bem, e não a falar rápido.

No entanto, penso que a questão começou quando o pwseo falou em "legibilidade (e performance!)", ou seja, ele também colocou a legibilidade em primeiro lugar.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Concordo com o Zex até certo ponto, e é muito fácil de explicar o porquê. No início do ensino de programação o ponto mais importante é os alunos aprenderem a lógica, e não a eficiência. Dominar ciclos e condições, todo o fluxo de controlo de uma aplicação, e, para mim, só se devem preocupar com a eficiência apartir do momento em que já dominam o resto.

Aliás, é algo que vem naturalmente.

Ninguém nega nada disso. Mas acho que não se pode dizer que não devemos mostrar aos principiantes certas e determinadas coisas.

Se ensinassem esses truques logo de início, aposto que o código de 90% dos estudantes não passava de goto's e breaks, com uns if's à mistura.

Perdi-me na tua linha de raciocínio.

Todas essas suposições são feitas com base num princípio: o professor larga o ensino da programação estruturada e adopta quase só o break e o continue.

Eu apoio o ensino progresivo das técnicas disponíveis, mostrando sempre quando é que se está a fazer bom ou mau uso. Ou seja, nem tanto ao mar nem tanto à terra - não é só breaks nem é só coisas "clássicas". Há que ensinar a usar as ferramentas certas.

E vocês andam a batalhar com o goto que é obra. Eu referi o goto como um exemplo clássico de má programação se mal utilizado, e não como um bom método eficiente.

Não é bem assim thoga... Tenta-te lá lembrar de quando te ensinaram a escrever... será que foi: o papá tem um pópó ou o meu progenitor tem um automóvel?

Isso é evolução - começo a usar por exemplo classes e aprimoro os meus conhecimentos. Outra coisa é não acertar com 2 palavras e não saber expor ideias e pensamentos. Na universidade, infelizmente, vêem-se alunos de todos os cursos que para falar e, em especial, escrever dão dó.

A eficiência será ensinada quando souberes o suficiente de algoritmos e de linguagens de programação. Primeiro escreves um algoritmo correcto e legível, e depois começas a pensar em como o podes transformar para obter algo mais eficiente, tendo em conta que frequentemente tens de comprometer a legibilidade para obteres a desejada eficiência.

Quando uma criança começa a falar (ou a ler/escrever), a preocupação também me parece que é ensiná-la a falar bem, e não a falar rápido.

No entanto, penso que a questão começou quando o pwseo falou em "legibilidade (e performance!)", ou seja, ele também colocou a legibilidade em primeiro lugar.

Precisamente. E, no caso que nos trouxe até aqui, o algoritmo estava correcto ou quase correcto, e o @pwseo decidiu mostrar que havia uma forma mais simples, mais compacta e mais legível.

Portanto, volto a dizer: já estamos a debater batatas quando o assunto era o break. O @pwseo talvez tenha pecado em falar na performance, mas eu cá deduzi que ele falou dela como uma natural consequência (e pura coincidência) do uso de um código mais compacto e legível.

Orientem-me: o problema está no break ou onde?

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Flinger

Para mim, e para resumir, sim, está no break, porque estás a mostrar a um iniciado uma alternativa mais fácil de fugir ao uso dos ciclos, que são o objectivo da aprendizagem. Se lhe deres neste ponto essa alternativa, ele vai evitar ao máximo usar os ciclos que para ele são complicados.

O goto é o exemplo exagerado. Eu sei que não está ligado directamente a este caso, mas se nesta fase da aprendizagem mostrasses aos alunos o seu uso, eles iriam tentar resolver todos os problemas usando-o, já que seria mais fácil.

Entendo o teu ponto de vista, o pwseo mostrou outra forma, e não vejo nenhuma catástrofe nisso, mas creio que é preciso saber ler o nível das pessoas que colocam as dúvidas, e tentar orientá-las de forma a potenciar a sua aprendizagem... Vê isto como um refinamento do objectivo do fórum, que é ensinar os utilizadores a programar e não fazer o trabalho por eles, ou, neste caso, dar-lhes alternativas para não terem de aprender aquela matéria :D

Mais uma vez, não sou contra dar alternativas às pessoas, mas também não vejo mal nenhum em omitir certas soluções se tal ajuda ao seu crescimento.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Vou só posicionar-vos no meu ponto de vista, acho que é melhor.

Eu apoio o uso do break, continue e outras ferramentas afins quando as circunstâncias assim o exigem. Para cada situação dever-se-á usar a ferramenta correcta, e não digo "não!" a uma ferramenta apenas por princípio. Se a ferramenta foi inventada, é porque ela há-de ter alguma utilidade. Resta-me a mim aprender em que situações ela é útil, e resta-me a mim ensinar os mais novos isso mesmo.

Eu apoio o ensino progressivo de noções de legibilidade do código e optimização à medida que o aprendiz evolui. Na primeira vez que eu pedir um programa qualquer aceitarei que ele esteja no bloco principal, duma próxima vez quererei ver um uso de procedimentos e funções, e mais tarde um uso bem pensado de argumentos. Eu não disse que queria ver logo de início uma programação excepcionalmente exemplar.

Eu apoio o ensino balanceado das ferramentas todas que uma linguagem pode oferecer.

Eu não apoio a ideia de que se deve sempre simplificar ao máximo para os aprendizes - assim eles não evoluem. Eu aprendi a dizer "o meu progenitor tem um automóvel" porque os meus pais e as pessoas que me rodeavam me ensinaram a dizer mais do que "o papá tem um popó", isto de forma progressiva - primeiro aprendi "pai" e depois "progenitor", e primeiro aprendi "carro" antes de "automóvel". Tudo evolução natural. Os meus pais não tiveram o pensamento "ele sabe pouco, temos de lhe mostrar só dentro daquilo que ele sabe". Ainda hoje seria um bebé. A evolução faz-se de ensinamento e troca de conhecimentos. Se limitamos isso por estatutos, então teremos o caldo entornado. Isso é o mesmo que dizer que o professor não pode ensinar Reacções de Diels-Alder pois os alunos só sabem reacções de substituição nucleofílica.

Eu apoio a correcção em massa do código de um aprendiz se o código dele assim o exigir. Não o vou corrigir só porque sim, vou mostrar-lhe o caminho e explicar-lhe o porquê e qual foi o raciocínio que me levou àquele código mais simples. Ensino-o a pescar, portanto. Se o aprendiz está a usar um navio pesqueiro para pescar uma dúzia de peixinhos do rio para o jantar, acho que devo mostrar que basta usar um barco de recreio e uma cana de pesca com um anzol e um isco.

Em suma, eu apoio o ensino progressivo das coisas. E, em suma, apoio o @pwseo no seu código ao mostrar que há uma forma bem mais simples e legível para resolver o problema em causa. Podem questionar o uso do break naquele caso, eu entendo e apoio tal dúvida - é um ponto interessante de debate. Mas não concordo que me venham dizer que "break é uma heresia" e que não o devia ensinar.

Não se deve omitir nada nem mostrar tudo - deve ser ponderado.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Olá a todos,

Gostaria que este assunto ficasse encerrado; parece-me que vamos eternamente bater no mesmo. Sendo assim, vou começar por relembrar que eu respondi da forma que respondi porque me foi dito que parecia "uma heresia um moderador escrever código assim" (não literalmente, mas o significado foi precisamente o mesmo).

Em resposta, eu referi que achei aquela forma mais legível do que se utilizasse mais um nível de indentação. Além disso, sendo o meu código extremamente curto, facilmente se compreende que existe uma condição de paragem (está bem à vista, no início do ciclo e tudo).

A minha referência à performance não dizia respeito a este exemplo em particular, mas já que parece ser moda pegar por aí, vou clarificar: eu escrevi o código daquela forma exclusivamente porque o considero mais legível. Se o Zex achou o contrário, teve todas as oportunidades de demonstrar outras formas (ex.: com while n > 0 do (...)), sem ter feito o comentário que fez, e a discussão teria prosseguido nesse sentido.

Portanto, eu admito que há outras formas de escrever o código (naturalmente!), e até posso conceder que devo utilizar break mais vezes que o típico aprendiz em Pascal (porque sei quando o posso utilizar), mas o que me custa (e que motivou a minha resposta) é que critiquem o meu código com base numa espécie de "mandamento do paradigma" sem sequer olharem para legibilidade do exemplo em concreto. Mas já percebi que toda a legibilidade do mundo seria incapaz de encerrar a questão desta thread -- só mesmo o desaparecimento do break. Também não estou a dizer que a minha solução é a mais legível de todas! Esta seria perfeitamente adequada, mas desagradou-me a repetição de n > 0:

while n > 0 do
 ...
 readln(n);
 ...
 if n > 0 do begin
   ...
 end;
 ...
end;

Posto isto, considero preocupante que se pense (e quase se afirme a pés juntos) que não devem ser ensinados os comandos break, continue e até mesmo o goto, especialmente ao ponto de ignorar a legibilidade de soluções que façam uso destas keywords. Este tipo de "puritanismo" parece-me perigoso, mas pronto, é apenas a minha opinião.

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.