Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

RicardoCosta

[Resolvido] Backoffice para edição gráfica

Mensagens Recomendadas

RicardoCosta

Olá,

É a primeira vez que público um tópico aqui no forum. Penso que seja no sitio correcto visto que se trata da linguagem de PHP.

Eu estou habituado a fazer sites com um backoffice para gerir a informação do site no entanto, tenho me debatido com a ideia de como é possivel fazer um backoffice mas que em vez de gerir os dados do site para gerir a sua aparencia.

A minha pergunta não é sobre código mas sim, que tecnica devo usar?

Exemplos:

Quero que no backoffice consiga mudar a cor de fundo do site?

Este dado deve ficar armazenado em base de dados e por sua vez cada vez que carrega o site é necessário ir buscar esta referencia ou o prorpio backoffice modifica o ficheiro?

Atenção, as ideias a cima referidas nenhum delas pode estar correcta.

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

Se fosse a ti não ia por esse caminho, é mais penoso que lidar com informação. Mas se queres mesmo fazer, podes fazê-lo como estás a exemplificar, mas usa cache para não estar sempre a carregar essa informação da base de dados, e faz o sistema reconstruir a cache quando um valor muda no backoffice para o utilizador final nunca chegar a pedir esses dados da BD.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoCosta

Se fosse a ti não ia por esse caminho, é mais penoso que lidar com informação. Mas se queres mesmo fazer, podes fazê-lo como estás a exemplificar, mas usa cache para não estar sempre a carregar essa informação da base de dados, e faz o sistema reconstruir a cache quando um valor muda no backoffice para o utilizador final nunca chegar a pedir esses dados da BD.

Como farias?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
RicardoCosta

Se tivesse mesmo de fazer, faria como disse acima, ou com XML em vez de uma base de dados para guardar valores, mas mais uma vez, o caminho é tão penoso que só o faria mesmo se tivesse que ser.

Ou seja, usar um xml como ficheiro de configuração e no backoffice editava directamente o ficheiro?

No entanto, como é que detectava que o ficheiro de xml tinha sido editado? Ou a entrada do site ia sempre buscar esse ficheiro?(tambem não deve ter muito tamanho)

(Tenho de pesquisar um pouco sobre ficheiros de xml. Nunca tive necessiade de usar, mas agora que falas acho que ja tinha visto alguma coisa de ser usado como ficheiro de configuração)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.