Ir para o conteúdo
thoga31

Monitor não reconhecido devidamente

Mensagens Recomendadas

thoga31

Olá, pessoal. Adquiri um monitor novo e recebi-o hoje. Liguei-o ao PC e ele funcionou na perfeição, no próprio MSB já estava a resolução recomendada aplicada: 1920x1080.

O problema é que, depois de umas 2 horas de bom funcionamento, regresso do jantar com a imagem em 1024x768! Vou às definições de visualização, e o monitor deixou de ser reconhecido pelo nome, como estava antes, e a gama de resoluções oferecidas é própria de quando se liga um periférico não especializado, como uma televisão: máximo de 1600x1200. Aliás, o PC diz agora que é um dispositivo não PnP.

Testei o monitor com o meu portátil para controlar se não era problema dele: reconheceu-o pelo nome, e quando seleccionei a opção "Only display #2", o monitor principal passou a ser o novo, e o do prtátil foi desligado - mudou automaticamente para a resolução recomendada, 1920x1080, e correu durante mais 1 horas e tal sem problemas nenhuns.

O que já tentei fazer no PC:

• Ligar e desligar a conexão VGA tanto no PC como no monitor, com ele desligado (o fabricante não recomenda fazer esta operação com o monitor ligado);
  • Reiniciar o PC;
  • Experimentar no Ubuntu (em dual-boot), e tem o mesmo comportamento e reconhece-o como um dispositivo "Unknown";
  • Instalar as drivers manualmente, reiniciando o PC;
  • Desinstalar e voltar a instalar tudo;
  • Reiniciar o PC (com Restart e Shutdown);
  • Fazer Reset com o botão próprio do PC;
  • Experimentar com outro cabo, repetindo muitos dos passos já ditos;
  • Não sei se me estou a esquecer de alguma coisa, no meio de tanta coisa que já tentei...

Já me disseram que podia ser um problema da BIOS, como falta de upgrade - funcionou por 2 horas e só após esse tempo é que se lembrou que não gostava do monitor? É uma hipótese remota, acham a mais plausível?

Um pormenor: experimentei conectar à porta oferecida pela própria motherboard, mas não é efectuado nenhum output.

Informações adicionais: o monitor é um Samsung S23C570H, e a placa gráfica é uma ATI Radeon HD 5450.

Obrigado.

Cumprimentos ;)

Editado por thoga31

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Para já, sim: é o cabo que vem de origem com o monitor, bem como só tenho um cabo VGA-VGA comprado à parte por mim pois nunca tive nenhum dispositivo com DVI.

Descobri que esta situação deve-se aos próprios cabos (lá me lembrei de ter tido um problema semelhante em tempos), o de origem deve ter defeito de fabrico, e o meu não deve estar a 100% para grandes resoluções:

- com o de origem obtenho uma imagem tremida em barras horizontais, qualquer que seja a resolução;

- com o meu, fica "desfocada" para resoluções acima mas não igual a 1600x900.

Vou comprar um cabo HDMI. Se o problema persistir mesmo assim, então a minha teoria vai pelos canos e poderei preocupar-me a sério.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
MMarques

Usa um cabo DVI-DVI que resolves os problemas todos, não uses HDMI-DVI pois podes ter problemas com a resolução (aconteceu-me com uma televisão fica bom com DVI-DVI e corta o ecrã usando HDMI-DVI)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Problema resolvido. o cabo HDMI-HDMI tratou do problema. Em conjunto tive de instalar a driver da Samsing que vinha no CD para o modo HDMI, e tive de fazer alterações nas definições da GPU.

@MMarques, obrigado pela ajuda disponibilizada. De facto o monitor não tem DVI, pelo que a solução óptima seria o HDMI ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
MMarques

Engraçado, nunca tinha visto um monitor sem DVI (sem contar com os dinossauros).

Ainda bem que conseguiste resolver o problema, é sempre melhor usar um cabo HDMI-HDMI ou DVI-DVI do que HDMI-DVI pois muitas vezes há problemas com ecrã cortado e etc.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Também me surpreendi quando vi que não tinha DVI, mas não me preocupei pois a placa gráfica tem, de facto, o HDMI.

Ainda apanhei um susto quando fiquei com barras pretas à volta. Mas descobri que a placa gráfica, por alguma razão absurda que desconheço e pode não ser absurda, fazia um redimensionamento para grandes resoluções. Lá tive de redimensionar isto para 0%. :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Supostamente ela estava activada quando o desktop veio para as minhas mãos, uma vez que, estupidamente, quem o montou decidiu que valia mais ligar ao VGA da motherboard do que da placa gráfica... e dava imagem :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.