Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Daniivo

Melhor Free (Game Engine)

Mensagens Recomendadas

Daniivo

Pessoal tive a procurar alguns motores de jogos, e realmente existe mt variedade, tanta que nao é facil de escolher uma...

cocos2d-x.org

flatredball.com

unreal

foram as que me chamaram mais atenção....

alguém aqui que tenha experiência na matéria, e que me possa falar um pouco deste mundo ou seja linha de aprendizagem... é possível fazer alguma coisa bonita com um engine free??

o ojectivo é perceber um pouco disto e depois logo vejo se vale a pena me meter em algum projecto...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Boas,

isso do engine depende um bocado do tipo de jogo que pretendes fazer e se tens preferencia pela linguagem a usar.

Sim é possível fazer muita coisa sem gastar um tostão.

Podes também dar uma vista de olhos no Unity.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

o unity nao é bastante limitado para a versao free???

pois eu so ser as linguagens tradicionais, eu n percebo nada de luas e etcs....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Tem algumas limitações mas com a versão free já consegues fazer bastante

http://unity3d.com/unity/licenses

nao é exatamente o que eu procuro.... é extremamente limitado....

o ideal para mim era um motor (open sorce) com linguagem bastante normal como java ou html5. podia ser mesmo 2D

alguém tem sugestões, alguém com experiência???

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_game_engines

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
shumy

PS: alguem ja testou este??

http://jmonkeyengine.org

Eu da ultima vez que testei, tive problemas a carregar modelos do blender no IDE deles.

E tentei por a funcionar para android, mas não consegui.

De qualquer forma isto foi já algum tempo, quando estava em beta.

Em geral, gostei da arquitectura e da API.

• Voto 1

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Seria útil indicares para que plataformas pretendes desenvolver.

Tenho usado várias frameworks/SDKs (não são apenas motores de Jogo), os três mais comuns e que considero melhores são:

- LibGDX, usa como linguagem de programação Java, e permite compilar/converter para Android, Desktop (Java), iOS (com Mono), HTML5. Uso para ter o mesmo jogo em Desktop e em Android, ou só para Desktop já que me permite usar OpenGL e OpenGL ES (suporta vários backends como o LWJGL ou WebGL) de forma muito simples e com uma API fácil de perceber. Tem melhor suporte para 2D que para 3D. Se não quiseres suportar iOS esta é a minha recomendação.

- Cocos2D ou Cocos3D, apenas para iOS. É a melhor framework que conheço para desenvolvimento nativo para iOS. O projecto original é o de iPhone/iOS, os restantes "spin-offs" não estão tão testados nem são mantidos pela mesma equipa e a qualidade varia muito de projecto para projecto.

- Corona SDK, apenas para desenvolvimento móvel 2D, programas em Lua e o código é interpretado usado a framework, podes criar projectos para várias plataformas móveis. Muito simples de fazer jogos 2D, bom suporte para acesso ao hardware e para quem quer desenvolver depressa mantendo várias plataformas com um só código é uma óptima solução. Não é livre, tendo uma versão gratuita e modelos pagos, e o facto de estares a programar em Lua e teres o código a ser interpretado no dispositivo móvel afecta ligeiramente a performance mas nada que se note em jogos 2D.

O Unity3D é bastante bom se apenas quiseres seguir o modelo que eles oferecem, quando queres ser original então a coisa torna-se mais complicada. O suporte para dispositivos móveis é fraco (ex. os componentes de input são limitados e simulam joysticks em vez de usarem as capacidades do equipamento móvel), ligar o teu código ao hardware não oferece as mesmas facilidades nem resultados que noutros sistemas. No entanto, usei o Unity3D apenas para testar alguns conceitos e não aprofundei muito.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Seria útil indicares para que plataformas pretendes desenvolver.

Tenho usado várias frameworks/SDKs (não são apenas motores de Jogo), os três mais comuns e que considero melhores são:

- LibGDX, usa como linguagem de programação Java, e permite compilar/converter para Android, Desktop (Java), iOS (com Mono), HTML5. Uso para ter o mesmo jogo em Desktop e em Android, ou só para Desktop já que me permite usar OpenGL e OpenGL ES (suporta vários backends como o LWJGL ou WebGL) de forma muito simples e com uma API fácil de perceber. Tem melhor suporte para 2D que para 3D. Se não quiseres suportar iOS esta é a minha recomendação.

- Cocos2D ou Cocos3D, apenas para iOS. É a melhor framework que conheço para desenvolvimento nativo para iOS. O projecto original é o de iPhone/iOS, os restantes "spin-offs" não estão tão testados nem são mantidos pela mesma equipa e a qualidade varia muito de projecto para projecto.

- Corona SDK, apenas para desenvolvimento móvel 2D, programas em Lua e o código é interpretado usado a framework, podes criar projectos para várias plataformas móveis. Muito simples de fazer jogos 2D, bom suporte para acesso ao hardware e para quem quer desenvolver depressa mantendo várias plataformas com um só código é uma óptima solução. Não é livre, tendo uma versão gratuita e modelos pagos, e o facto de estares a programar em Lua e teres o código a ser interpretado no dispositivo móvel afecta ligeiramente a performance mas nada que se note em jogos 2D.

O Unity3D é bastante bom se apenas quiseres seguir o modelo que eles oferecem, quando queres ser original então a coisa torna-se mais complicada. O suporte para dispositivos móveis é fraco (ex. os componentes de input são limitados e simulam joysticks em vez de usarem as capacidades do equipamento móvel), ligar o teu código ao hardware não oferece as mesmas facilidades nem resultados que noutros sistemas. No entanto, usei o Unity3D apenas para testar alguns conceitos e não aprofundei muito.

nao posso deixar de agradecer pelas informações!!!

o meu objectivoé aprender, eu tenho conhecimento de java c c#.

o que eu gostava de desenvolver o jogo em 2 linguagens ou em HTML5 ou em JAVA, o jogo tanto pode ser em 2D como em 3D embora tvz começar pelo 2D em suma da menos trabalho.

consoante o que tive a procurar encontrei:

Editado por Daniivo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Se tens conhecimentos em Java, então a minha recomendação vai para a LibGDX, é uma framework bastante robusta e boa para quem quer começar. Podes facilmente testar o jogo no computador e depois experimentar em outras plataformas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Se tens conhecimentos em Java, então a minha recomendação vai para a LibGDX, é uma framework bastante robusta e boa para quem quer começar. Podes facilmente testar o jogo no computador e depois experimentar em outras plataformas.

Obrigado

e abusando mais um bocadinho. O que é que recomendas para html?

conheces construct2??

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Para HTML é mais complicado, existem muitas frameworks. Nunca usei o o Construct mas já experimentei o Limejs, http://www.limejs.com. Depende muito do tipo de jogo que queres desenvolver já que a nível de performance e suporte para browsers vais ter bastantes problemas, seja qual for o motor que uses, ou até se fizeres o código sem uso de um motor.

Escolhe um qualquer :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
FMacau

Nessas linguagens tens o Construct 2 é free mas um pouco limitado, se quiseres fazer ainda mais de raiz pegas no Adobe Flash e pronto :/

Agora em 3D, tens o Blender que dá para brincares um pouco, com uma grande facilidade.

Tens o Unity mas como já foi falado, tem algumas limitações na versão free, mas com "algumas pesquisas" descobres a versão completa ;)

Tens o Unreal Development Kit, usado no Unreal Tournment, que é bastante bom para jogos do género FPS.

O Cry Engine 3 limita-te um pouco aos objectos e ferramentas do Crysis...

Dos TornadoTwins tens o FPS Control (uma aplicação em conjunto do Unity) que te facilita bastante no código mas está um pouco limitado na versão free, mas mesmo assim aconselho-te a dar uma vista de olhos :)

Tens ainda o Stencyl que é semelhante ao Construct 2.

E assim que me lembre são só alguns programas com os quais já trabalhei, se precisares de mais alguma coisa avisa :D

Filipe Macau © 2013

Web Designer & Designer Gráfico @ - http://www.filipemacau.com/ | geral@filipemacau.com

Web Design . Design Gráfico . Decoração . Desenho . Fotografia . Video . Informática . Merchandise . Tradução

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Para HTML é mais complicado, existem muitas frameworks. Nunca usei o o Construct mas já experimentei o Limejs, http://www.limejs.com. Depende muito do tipo de jogo que queres desenvolver já que a nível de performance e suporte para browsers vais ter bastantes problemas, seja qual for o motor que uses, ou até se fizeres o código sem uso de um motor.

Escolhe um qualquer :)

boas pessoal

eu ainda nao me decidi por onde começar lol

as conclusoes que tenho tirado.

Construct 2:

Free-limitado

fácil de desenvolver que ate chega a ser de alguma forma limitado, ou seja, temos que adaptar o que queremos fazer ao que o game engine permite fazer....

o melhor engine que encontrei foi o impactjs, 99$.

O limite é mesmo a nossa criatividade, muito poderoso com uma comunidade excelente.

alguém conhece ou ja usou que me?

Fica aqui a minha ideia fazer algo semelhante a isto:

https://www.youtube.com/embed/7I0egsjt_1o?feature=oembed

Como primeiro jogo, espero que o salto n seja maior que a perna...

Editado por Rui Carlos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Knitter

Faz um clone do space invaders, um tetris ou um arkanoid, eventualmente um ou dois níveis de um sokoban. Depois podes pensar em um cenário ou dois de um desse tipo, e quando perceberes bem como tudo isso funciona, podes refazer tudo com suporte para multi-jogador. Nessa altura já terás algumas bases para começar a fazer um jogo como o que pretendes.

Espero que tenhas noção que vais demorar meses até teres algo que se possa chamar jogo, vais precisar de investir muitas horas e precisar de bastante força de vontade (para não falar de ajuda e muito estudo) até teres alguma coisa que se possa chamar um jogo :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Primeiro jogo um MMO... acho melhor ires com calma :D

Pessoal diga-me "Força homem tu consegues.." :P

a minha ideia nao precisa de ser propriamente um mmo, seria mais um RPG. mas algo assim.

eu ja fiz tetris em java e snakes etc. mas eu nao domino o javascript e é ai que eu quero aprofundar, para tar é preciso ter algo que me motive tenho que fazer algo que me faça vibrar.

Faz um clone do space invaders, um tetris ou um arkanoid, eventualmente um ou dois níveis de um sokoban. Depois podes pensar em um cenário ou dois de um desse tipo, e quando perceberes bem como tudo isso funciona, podes refazer tudo com suporte para multi-jogador. Nessa altura já terás algumas bases para começar a fazer um jogo como o que pretendes.

Espero que tenhas noção que vais demorar meses até teres algo que se possa chamar jogo, vais precisar de investir muitas horas e precisar de bastante força de vontade (para não falar de ajuda e muito estudo) até teres alguma coisa que se possa chamar um jogo :)

o meu 1º objectivo é meter 2 bonecos a correr num mapa. e seguir logo se ve... os moobs e casas NPCs colisões

Editado por Daniivo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

Força, tu consegues. :)

falta-me um engine!! e com uma comunidade "excepcional" se me intendem... :P

Editado por Daniivo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

ok ... queres um engine ? : http://irrlicht.sourceforge.net/

tu normalmente tens umas intervençoes porreiras agora é que caiste de comprido, lol, nos a falarmos de game engines em HTML5 tu metes-me um c++.

eu ja tenho um 3d engine que gostei bastante jmonkey em java que vou trabalhar com ele daqui a uns 4/5 meses

sugeres alguma coisa em html5 happy?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

no teu post inicial (e alguns mais à frente) perguntas por um engine e não fazias destinção sobre que tipo de pataforma pretendias

foram recomendados vários ... eu não compreendo é a tua intensão de usar dois distintos.

queres teres dois trabalhos quando 1 é mais do que suficiente ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Daniivo

no teu post inicial (e alguns mais à frente) perguntas por um engine e não fazias destinção sobre que tipo de pataforma pretendias

foram recomendados vários ... eu não compreendo é a tua intensão de usar dois distintos.

queres teres dois trabalhos quando 1 é mais do que suficiente ?

tu n percebes eu explico-te.

eu ja ando para aprofundar HTML5 a algum tempo mas nunca tive paxorra de aprender, ou melhor nunca tive nada que me motivasse... dai surgiu a ideia do RPG ou MMO

o java, este semestre eu vou dar java na faculdade, embora ja tenha conhecimento razoável em java, decidi com o objectivo de aprofundar conhecimentos fazer uma brincadeira em java, mas ja decidi o engine.

Editado por Daniivo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.