Jump to content
Sign in to follow this  
D3POD

[Resolvido] Ajustar Form à tela

Recommended Posts

D3POD

Boas, estou a criar uma aplicação em c#, mas deparei-me com um problema.

Como é que eu posso fazer com que todas os forms da minha aplicação ocupem o tamanho total do ecrã?

Se eu definir o tamanho manualmente ao colocar o programa num pc com resolução diferente, este fica mais pequeno ou maior, dependendo do caso.

Cumprimentos

nelsonr

Boas,

podes por no form_load de cada form algo assim:

private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)
{
this.Top = 0;
this.Left = 0;
this.Width = System.Windows.Forms.Screen.PrimaryScreen.Bounds.Width;
this.Height = System.Windows.Forms.Screen.PrimaryScreen.Bounds.Height;
}

D3POD

Boas, obrigado pela tua resposta :)

Eu já tinha experimentado algumas soluções do género, mas obtive um problema e acabei por não as usar.

O problema é que ao fazer isso os controles ficam todos mal posicionados, pois mantem a posição do form que eu fiz.

Ou seja, eu faço um form por exemplo 1024x768, mas queria que independentemente da resolução ele ocupasse o ecrã por completo e os controles se mantivessem nos sítios.

Cumprimentos

nelsonr

Boas,

em cada controlo tens uma propriedade que é o "anchor".

Ai podes dizer que lados do controlo estão colados ao controlo pai.

Por exemplo, os botões normalmente estão com o anchor Top, Left, o que quer dizer que independentemente do tamanho do form, ficam na mesma posicao.

Se mudares por exemplo para bottom right, o botao fica sempre na mesma posicao em relação a parte de baixo/direito do form.

O mesmo usas para por exemplo uma textbox. Podes por o anchor Top, Left, Right que faz com que a text box estique conforme o tamanho do form.

Agora as ancoras a usar depende de cada controlo que tens no form

rumbafum

Para um form aparecer sempre maximizado independentemente das resoluções podes usar no form a propriedade WindowState:

WindowState = FormWindowState.Maximized;

D3POD

Boas, sim isso eu tinha feito, o problema era que os controles não ficava nos sítios, ou seja, mantinham a mesma distância com outros e ficava tudo num canto.

Mas com a ajuda dada a cima consegui resolver isso :-)