Ir para o conteúdo
Eros Matheus

Ajuda com Router DHCP e switch Vlans

Mensagens Recomendadas

Eros Matheus

Bom dia,

Estou precisando de uma ajudinha aki, com uma configuração de rede alguém pode me ajudar.

estou fazendo a simulação no packet trace.

a configuração e essa tenho um switch dividido em 3 vlans vlan 10, 20, e 30 e tenho um router a fazer de servidor dhcp. ate ai fui bem mas quando liguei o serv dhcp o router não atribui os ips as vlans,

tentei activar o service dhcp e não consigo.

será que no packet trace não e possível.

já criei o dhcp pool para cada vlan e nada.

o que pretendo e que o router dhcp atribua os ips para as vlans automático,

E possível fazer isso com um router cisco?

a outra duvida é no switch , com as vlans já criada quando coloco os ips manual não consigo fazer o ping nas vlans.

existe algum comando que temos que dar para as vlans se comunicarem entre si.

alguém poderia me ajudar com essas duas duvidas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
saca-rolhas

Pelo o que eu entendi tu pretendes passar o protocolo DHCP através do router para se atribuir IPs às 3 VLans envolvidas, cada uma com a sua pool.

Para te puder ajudar mais tens de me dizer como e onde o servidor está instalado.

Pois pelo o que sei não é possível passar o protocolo DHCP para fora do router pois o DHCP atribui IPs para uma rede. Creio que a solução passa por colocar um servidor de DHCP por cada VLan uma vez que o packet tracer (pelo menos a versão 5.3.3) não permite múltiplas NIC no servidor como tal tens de simular 3 servidores num e nunca com um router atrás, pois se os PCs não têm IP definido não têm gateway, se não têm gateway não sabem por onde devem sair para ir a outra VLan.

The worst part of censorship is ****

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.