D3POD Posted August 26, 2013 at 07:42 PM Report #522697 Posted August 26, 2013 at 07:42 PM (edited) Olá pessoal, estou a criar uma pequena aplicação em que faço a uso de uma base de dados MySQL. Estou a guiar-me por uns tutoriais que encontrei, que me têm servido para perceber algumas coisas, como o funcionamento das classes e a importância das mesmas. Na parte onde faço a ligação do programa com a base de dados, criei 3 classes (ligacao/conexao/atributos) de forma a poder colocar a funcionar tudo direitinho. Segue então o código de cada classe. Ligação: package psv; import java.sql.*; import java.util.*; public class ligacao { private Connection con; public ligacao (Connection con){ setCon(con); } public Connection getCon() { return con; } public void setCon(Connection con){ this.con = con; } } Conexão: package psv; import java.sql.*; public class conexao { public static Connection abrirconexao() { Connection con = null; try { Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver").newInstance(); String url = ""; url += "jdbc:mysql://127.0.0.1/estacionamento?"; url += "user=root&password=4321"; con = DriverManager.getConnection(url); System.out.println("Conexão Aberta."); } catch (SQLException e) { System.out.println(e.getMessage()); } catch (ClassNotFoundException e) { System.out.println(e.getMessage()); } catch (Exception e) { System.out.println(e.getMessage()); } return con; } public static void fecharconexao(Connection con) { try { con.close(); System.out.println("Conexão fechada."); } catch (SQLException e){ System.out.println(e.getMessage()); } catch (Exception e){ System.out.println(e.getMessage()); } } } Atributos: private int id; private int doc; private String serie; private String tipo; private String produto; private String nserie; private String data; private String garantia; //id public int getid() { return id; } public void setid(int id) { this.id = id; } //doc public int getdoc() { return doc; } public void setdoc(int doc) { this.doc = doc; } //serie public String getserie() { return serie; } public void setserie(String serie) { this.serie = serie; } //tipo public String gettipo() { return tipo; } public void settipo(String tipo) { this.tipo = tipo; } //produto public String getproduto() { return produto; } public void setproduto(String produto) { this.produto = produto; } //nseries public String getnserie() { return nserie; } public void setnserie(String nserie) { this.nserie = nserie; } //data public String getdata() { return data; } public void setdata(String data) { this.data = data; } //garantia public String getgarantia() { return garantia; } public void setgarantia(String garantia) { this.garantia = garantia; } } Penso que até aqui esteja tudo correcto, agora o meu problema é que tenho que fazer os métodos inserir e consultar, os restantes para já não são necessários mas será para implementar em breve. Nos tutoriais explicam bem o código, mas não sei onde o colocar... tenho que criar uma classe? Estou a usar Swing. Cumprimentos, Diogo Lamego Edited August 27, 2013 at 02:55 PM by Baderous geshi
jpfelgueiras Posted August 28, 2013 at 12:38 AM Report #522788 Posted August 28, 2013 at 12:38 AM Já pensaste em usar hibernate ? Pode dar-te mais trabalho ao inicio mas depois facilita-te muito a vida.
Recommended Posts