Ir para o conteúdo
nunopicado

SQL Server, versão minimalista

Mensagens Recomendadas

nunopicado

Boas

Ando aqui com umas ideias de mudar o meu software de MySQL para MSSQL, devido às limitações de licença.

A trocar de MySQL, que conheço de forma razoável, tem de ser por um que:

A) Me dê garantias de haver na net explicação para tudo o que for necessitando fazer (foi assim que aprendi MySQL ;) )

B) Me dê argumentos para dizer ao chefe que, depois de a custo o ter convencido também a usar MySQL, agora tem de mudar para outra coisa

Ora, tanto quanto sei (corrijam-me se estiver enganado), a única que cumpre os requisitos é o MSSQL.

No Entanto, para a aplicação que é, mesmo o Express, é um completo Overkill.

90% das vezes será monoposto, e estar a instalar um server completo é realmente demais.

Lembrei-me portanto da versão LocalDB, que parece ser interessante. LocalDB na maior parte dos casos, SQLExpress quando é preciso multiposto, ficheiros compativeis... whatever!

Mas, não podia ser tudo bom... Esta coisa não funciona no XP, o que por agora, é imprescindível.

No caso do MySQL, tenho usado a versão UniServer, uma versão canibalizada e minimalista do MySQL, que para o que preciso, chega e sobra.

Haverá algo parecido para o MSSQL, ou um "LocalDB" que funcione no XP e seja compativel com multiposto, quando necessário (mesmo que nos casos multiposto fosse necessário instalar o SQLExpress completo, desde que o ficheiro da DB fosse compatível)?

NOTA: Pus também em ideia PostgreSQL e Firebird.

No entanto, após funcionar com o MySQL, e tendo já o programa feito com todas as querys e blablabla, está a custar-me reaprender tudo noutro dialecto para no fim afinal também não dar (além que convencer o chefe destes dois... vai lá, vai!)

No caso do MSSQL, embora não esteja tão à vontade como com MySQL, sempre tenho algumas luzes!

Editado por nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

se o server e' o cliente(monoposto) porque que nao vais para o SQLite, nao e' preciso servidor, basta um ficheiro, o que achas?

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

O sqlite é porreiro (também já o usei duas ou três vezes) mas tem aqui dois problemas:

a) Não há uma "versão server", 100% compatível, que possa passar uma base de dados existente para quando precisar de multiposto.

Segundo sei, multiposto em sqlite não é recomendado, embora haja quem já tenha feito. No entanto, há alguma informação sensível no que toca a inserção sequêncial, e a minima falha de acesso concorrêncial dá-me cabo do esquema, pelo que não posso inventar muito.

b) Posso estar enganado, mas a minha DB penso não ser possível reproduzir no sqlite. Tipos de dados, blobs, foreign keys, e algumas querys de complexidade já grandinha. - não sei se o sqlite suporta tudo isto, das vezes que o usei foram coisas simples, e não me deixou grande sensação de poderio.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

Da' uma olhada para o MSSQL Compact, depois se quiseres passar para multi-posto, basta mudares a connection string para a instancia correcta do MSSQL Express(ou Server)

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Da' uma olhada para o MSSQL Compact, depois se quiseres passar para multi-posto, basta mudares a connection string para a instancia correcta do MSSQL Express(ou Server)

E os ficheiros da bd / dialeto SQL são compativeis?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax

Em termos de Sintax se nao me engano deve ser praticamente identico, o ficheiro de BD e' diferente, mas deve haver ferramentas para migracao directa de dados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.