Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá! Sou estudante e estou começando a estudar Pascal, e preciso de ajuda com meu código.

Preciso de duas coisas, deve ser simples pra quem já tem uma certa prática. Ao digitar um número negativo meu código finaliza e me traz um resumo, preciso que ele finalize caso eu digite um número negativo e zero. E preciso que no final me diga quantos numeros primos foram digitados. Desde já agradeço. Segue o esboço.

program NumPrimos(input{teclado}, output{video});

function primo(x{e}: integer): boolean;
  var
     i: integer;
  begin
    i:= 2;
    while (i<x) and ((x mod i)<>0) do
       i:= i+1;
    primo:= (i=x);
  end;
var
  num, qtd,  soma, maior, menor, maiorPrimo, menorPrimo: integer;
begin
    write(output, 'Digite um n£mero: ');
    readln(input, num);
    if num<0 then writeln('Nenhum numero lido foi maior que zero')
    else
       begin
          qtd:= 0;
          maior:= num;
          menor:= num;
          maiorPrimo:= -1;
          soma:= 0;
          while num>=0 do
             begin
                inc(qtd);
                soma:= soma + num;
                if num>maior then maior:= num
                else
                   if num<menor then menor:= num;
                if primo(num) then
                   if maiorPrimo = -1 then
                      begin
                         maiorPrimo:= num;
                         menorPrimo:= num;
                      end
                   else
                      if num<menorPrimo then menorPrimo:= num
                      else
                         if num>maiorPrimo then maiorPrimo:= num;
                write(output, 'Digite um numero: ');
                readln(input, num);
             end;
          writeln(output, 'O maior numero = ', maior, ' e o menor numero = ', menor);
          writeln(output, 'A media de todos os numeros lidos = ', soma/qtd:5:2);
          if maiorPrimo=-1 then