Ir para o conteúdo
the_shadow

[PEDIDO] Programa simples!

Mensagens Recomendadas

the_shadow

Boas programadores, eu sei que o vosso tempo disponivel nao é muito, mas tenho um pedido.

Eu no meu trabalho preciso retirar diariamente e duas vezes por dia os dados da temperatura e humidade do local, e como um ZERO que sou estava a utilizar o Excel, mas é tao entediante estar sempre á procura do ultimo dia em que inseri os dados que decidi pedir-vos este favor, como eu trabalho em mac e no emprego é windows, a unica forma é um programa JAVA, eu eu nao entendo mesmo nada de nada de Java

Pretendia fazer o seguinte:

uma janela (Programa) depois o campo onde detecta o dia e as horas do PC e dois sitios para entroduzir os dados da temperatura e humidade, e apenas o botao para salvar... e outro botao para no fim do mes imprimir a folha dos dados com a Hora a que foram introduzidas, era possivel alguem dar uma ajuda?

Obrigado desde ja

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NunoDinis

Eu no meu trabalho preciso retirar diariamente e duas vezes por dia os dados da temperatura e humidade do local, e como um ZERO que sou estava a utilizar o Excel, mas é tao entediante estar sempre á procura do ultimo dia em que inseri os dados que decidi pedir-vos este favor, como eu trabalho em mac e no emprego é windows, a unica forma é um programa JAVA, eu eu nao entendo mesmo nada de nada de Java

Não é a unica. Se desenvolveres em ambiente web podes aceder à aplicação em qualquer sítio, a qualquer hora.

Cá não se pedem trabalhos, ajudamos sim, em eventuais dúvidas que possas ter. Reza para que alguém tenha essa simples app já feita e te queira disponibilizar :P

Estranha forma de vida que tem a capacidade de transformar comandos em mensagens de erro.

ndsotware.org

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunoais

Aqui não se fazem trabalhos. Se queres tentar algo podes pesquisar na internet. Aqui só ajudamos, não fazemos pelos outros.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ernest Duarte

Bom dia the_shadow,

Como dito por NunoDinis o ambiente web permite resolver o problema.

Mas o Java pode ficar do lado servidor (entre outras soluções) já que quando se fala em Web tem sempre uma parte cliente e outra servidor.

De acordo com Sir Timothy John Berners-Lee a web = modelo cliente-servidor baseado no protocolo HTTP

Do lado cliente tem em geral um Browser no qual corre em geral o tríptico HTML + CSS + Javascript

Os pilares do web são HTTP e HTML quanto ao CSS e JS vieram depois.

A primeira questão é : Há o que, do lado do servidor WEB ? em geral Java EE (Servlet), .Net, PHP, Python, Ruby , etc...

A minha resposta é que Java EE com uma SERVLET do lado servidor pode ser uma boa solução simples.

A segunda questão é por que não utilizar uma aplicação Desktop do tipo SWING ?

Por que HTML+CSS+JS precisa de um Browser e SWING de um JRE (Java Runtime Environment).

Sabendo disso tudo proponho duas soluções baseadas na Web e com JAVA do lado servidor :

Captura AUTOMATICA :

I- A primeira é radical é de trocar os sensores de temperatura e humidade do local por uns sensores ligados via um Arduino, Raspberry Pi (ou equivalente) a rede Internet.

E captura, em intervalos regulares automaticamente. E para isso poderia utilizar o Cloud Computing dos objetos : http://open.sen.se/

ou se não utilizar um servidor Java EE com uma Servlet Java.

Captura MANUAL :

II- A segunda mais clássica seria de fazer entrada manual dos dados dos sensores de temperatura e humidade via um Web Browser, ligado a um servidor escrito em Java EE

no qual só meto uma única Servlet. Essa servlet gera dinamicamente uma pagina Web ( HTML5 + CSS3 + JS) com um formulário com três campos ( Time and Date, temperatura, humidade ). E dois botões um para salvar e outro para imprimir.

Tudo isto para dizer que, com uma única Servlet o problema é resolvido em cerca de uma hora.

E claro a Servlet utiliza Java Excel API ( http://jexcelapi.sourceforge.net/ )

Java Excel API : the API can be invoked from within a servlet, thus giving access to Excel spreadsheets over internet and intranet web applications...

A Servlet poderia converter os dados no formato Excel em PDF e poderia também meter os dados numa Base de dados de tipo https://mariadb.org/

So falta uma questão : Onde eu coloco o meu servidor Java EE com a minha Servlet ?

Duas soluções uma no Cloud Computing (GAE, OpenShift, Jelastic, ou qualquer outro gratuito) ou na máquina servidor da empresa ou se não na sua casa se tiver uma boa rede ADSL ou VDSL, ou até mesmo FTTH Fiber To The Home.

Cordialemente

Ernest Duarte

Editado por Ernest Duarte

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpfelgueiras

Sem querer ofender ninguém.

Não me parece que quem vem pedir para fazer um progra(minha) esteja interessado em saber o que é Servlets, Protocolo HTTP, J2EE, JRE, SWING, Cloud Computing, Micro-Controladores/Processadores e etc...

Quanto tempo e que uma pessoa, sem conhecimentos de programação, demora a aprender o suficiente para prepara um raspberry pi com sensores de temperatura, instalar um web conteiner, uma base de dados, desenvolver em J2EE HTML JS CSS e SQL ??? A não ser que o intuito seja aprender a programar, mais vale continuares com o teu xls.

Se não querem fazer o que ele está a pedir (o que eu compreendo) também não estão a conseguir ajudar.

Se estiveres interessado, eu disponho-me (que tiver interessado que se disponha também) a fazer um (micro)orçamento para o projecto em questão.

• Voto 2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ernest Duarte

Bom dia jpfelgueiras,

Não posso deixar passar os seus preconceitos que não são muito amigáveis​​. Pensar e falar no lugar dos outros também não.

Na sua resposta só vejo criticas dos outros mas não vejo nenhuma resposta construtiva e positiva a não ser continuar na mesma.

Pode criticar e não estar de acordo mas por favor evite distorcer as respostas e escrever coisas que não forram escritas.

Se você não compreende o que foi escrito não se preocupe com os outros que vão compreender.

Cordialmente

Ernest Duarte

Editado por Ernest Duarte

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
capricorn

Boas programadores, eu sei que o vosso tempo disponivel nao é muito, mas tenho um pedido.

Pretendia fazer o seguinte:

uma janela (Programa) depois o campo onde detecta o dia e as horas do PC e dois sitios para entroduzir os dados da temperatura e humidade, e apenas o botao para salvar... e outro botao para no fim do mes imprimir a folha dos dados com a Hora a que foram introduzidas, era possivel alguem dar uma ajuda?

Obrigado desde ja

Onde estás a ir buscar os valores da temperatura e humidade?

O programa tem de correr como serviço num computador, e depois os outros podem ir lá ler essa informação. Seria o Mac a correr o serviço?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpfelgueiras

Bom dia jpfelgueiras,

Não posso deixar passar os seus preconceitos que não são muito amigáveis​​. Pensar e falar no lugar dos outros também não.

Na sua resposta só vejo criticas dos outros mas não vejo nenhuma resposta construtiva e positiva a não ser continuar na mesma.

Pode criticar e não estar de acordo mas por favor evite distorcer as respostas e escrever coisas que não forram escritas.

Se você não compreende o que foi escrito não se preocupe com os outros que vão compreender.

Cordialmente

Ernest Duarte

A resposta construtiva é: "A não ser que o intuito seja aprender a programar, mais vale continuares com o teu xls."

Podes-me informar qual foi a questão que distorci?

Não te preocupes que eu compreendi o que escreveste, embora considero que não disseste nada de relevante. Agora duvido e que o the_shadow tenham compreendido.

Sem ofensa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.