Ir para o conteúdo
FDomingos

Gmail: Google diz que utilizadores não devem esperar ter privacidade

Mensagens Recomendadas

FDomingos
Num processo em tribunal sobre data-mining, os advogados da Google dizem que as pessoas assinaram determinados termos de utilização do serviço e que, como tal, n devem esperar privacidade nas suas comunicações.

A Google está em tribunal devido à funcionalidade do Gmail que pesquisa as mensagens em busca de palavras-chave, para melhor servir publicidade. Os queixosos argumentam que esta funcionalidade representa uma interceção ilegal das suas comunicações eletrónicas.

A CNet indica que os advogados da Google citam uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA de 1979, para colocar de parte as acusações: “tal como quem envia uma carta para um colega de trabalho não pode ficar surpreendido se o assistente do destinatário abrir a carta, as pessoas que usam hoje em dia e-mail não podem ficar surpreendidas se os seus e-mails forem processados pela empresa de email do destinatário. Na realidade, uma pessoa não tem qualquer expectativa legítima de privacidade relativamente a informação que der voluntariamente a terceiros”. Os advogados indicam ainda que, além do mais, os utilizadores do Gmail aceitaram estes termos de serviço quando abriram as suas contas de email.

A organização Consumer Watchdog já veio dizer que esta afirmação é um “reconhecimento espantoso” e avisa que quem se preocupar com a sua privacidade não deve usar os serviços de email da Google. “A Google usa a analogia errada. Enviar email é como dar uma carta aos Correios”, indicou John M. Simpson, da Consumer Watchdog. “Eu espero que os Correios entreguem a carta baseando-se na morada escrita no envelope. Não espero que o funcionário abra a carta para a ler”.

A afirmação dos advogados da Google parece também ir contra as Políticas e Princípios da própria Google que, a propósito dos seus serviços, indica nas FAQs que “Estamos a trabalhar constantemente para garantir uma forte segurança, proteger a sua privacidade e tornar o Google ainda mais eficaz e eficiente para si.”

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013-08-14-gmail-google-diz-que-utilizadores-nao-devem-esperar-ter-privacidade

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

É estranho e mesmo assustador estarem a utilizar estes argumentos de forma tão natural. Agora dizer que surpreende, nãã. Estão apenas a assumir uma coisa que já todos nós sabemos que acontece.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Uma coisa é os serviços americanos vigiarem as comunicações remotas - quem não deve não teme, e se com isso temos melhor prevenção de terrorismo e outras situações, não me afecta.

Outra coisa é o serviço de mail utilizar as minhas comunicações para publicidade.

Os argumentos são estapafúrdios, claro - o funcionário pode abrir a carta, mas essa não é a política dos Correios. Outra coisa é o funcionário abrir a carta e essa ser a política dos Correios - simplesmente não os utilizava.

É alarmante a situação a que estamos a chegar nesta área, é absolutamente ridículo. Pena pena é dependermos já tanto destes serviços, caso contrário dava imensa vontade de fazer um boicote global e ver estas empresas afundar até à miséria. Quem tudo quer, tudo perde, sempre ouvi dizer - querem ganhar mais com publicidade "melhorada", haviam de perder tudo o que têm.

Knowledge is free! | Occasional Fortnite player

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

E esperava-se o quê??

Há já imenso tempo que se percebeu que o modelo de negócio da Google e outros é a informação sobre os seus utilizadores em troca de serviços "livres". E quando isto vem a público fica toda a gente indignada?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Sendo este um tópico ideal para dar uma opinião, nós damos. Não vamos abrir tópicos de cada vez que ganhamos uma nova opinião acerca de um assunto de tecnologia, certo? A notícia foi aqui colocada, damos as nossas opiniões, mesmo que tenham sido formadas à muito tempo. Penso eu de que...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Sendo este um tópico ideal para dar uma opinião, nós damos. Não vamos abrir tópicos de cada vez que ganhamos uma nova opinião acerca de um assunto de tecnologia, certo? A notícia foi aqui colocada, damos as nossas opiniões, mesmo que tenham sido formadas à muito tempo. Penso eu de que...

Não percebi o tom deste comentário. Apesar da opinião ter sido formada há algum tempo, podes sempre não usar os servicos ou produtos deles. Certamente que existem empresas que a troco de dinheiro te fornecem a privacidade (até determinado nível, pelo menos) que pretendes. Agora toda esta indignacão contra um servico que é "de borla" e para o qual 90% das pessoas não leu as condicões de utilizacão é um pouco ridículo.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Também é preciso ter em conta que eles já mudaram as condições várias vezes.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Virneto

Eu sei perfeitamente que o negócio deles é a informação. Mas estes temas costumam ficar mais ou menos omissos.

Faz-me mais impressão que estejam dispostos a passar este argumento numa audiência de tribunal (se li bem). Ou seja, o facto de estarem dispostos a apoderar-se das informações dos utilizadores é uma coisa. Que estejam a assumi-lo e alegar que isto é normal, correto, e que têm direito a faze-lo... (ainda para mais considerando a atenção recente que se tem dado à partilha de dados entre grandes empresas e entidades governativas).

Por outro lado, o facto de estar nos seus termos e condições não o torna legal para toda a utilização que eles possam estar a fazer. (independentemente de lerem ou não)

Nos produtos com alternativas a minha posição já tem sido a de não utilizar os produtos/serviços da goggle como diz o @bubulindo.

Edição para acrescentar: Noutros produtos/serviços, continuo a utilizar os da Google porque simplesmente não encontro melhor.

É assim mesmo. Temos de ver que estamos a falar de uma empresa gigantesca...e os Gigantes serão Gigantes!!! :D

Editado por Virneto

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

E esperava-se o quê??

Há já imenso tempo que se percebeu que o modelo de negócio da Google e outros é a informação sobre os seus utilizadores em troca de serviços "livres". E quando isto vem a público fica toda a gente indignada?

O problema é nunca se sabe bem até que ponto é que o Google (e outros) vai para obter informações sobre os utilizadores.

Penso que a indignação agora é mesmo com a forma mais ou menos aberta como o Google diz que não devem esperar privacidade. É que pode-se sempre ir um pouco mais longe em termos de desrespeito pela privacidade dos utilizadores.

(Mas também acho que quem não gosta das políticas do Gmail, deve deixar de usar o serviço.)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Como feedback do público, era bom que após esta notícia, a Google perdesse uma boa parte dos utilizadores. Estas grandes empresas que acham que têm "o rei na barriga", tem que sentir a pressão dos utilizadores só assim se esforçam para melhorar os serviços. Por vezes esquecem-se que estão onde estão graças aos utilizadores.

Infelizmente também estou um pouco agarrado aos produtos Google... após esta notícia só me apetece desenvolver o meu cliente de webmail com linux + node.js + bootstrap... até podia ficar melhor do que o gmail...

Editado por taviroquai
  • Voto 2

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Até parece que não existem milhares de alternativas ao Gmail. O problema é que o pessoal já está agarrado ao Gmail, mudar de endereço não é exactamente uma coisa fácil.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Eu compreendo que a privacidade deve acabar onde começa a ilegalidade/criminalidade. Alias, sempre achei que é impossivel co-existir (nem sei bem como dizer isto) privacidade e medidas de segurança para controlar a ilegalidade/criminalidade...

NSA? :P

Editado por taviroquai
  • Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

O problema é que o pessoal já está agarrado ao Gmail, mudar de endereço não é exactamente uma coisa fácil.

Interessante, o que é mais difícil, mudar de email ou número de telemóvel?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HecKel

Até parece que não existem milhares de alternativas ao Gmail. O problema é que o pessoal já está agarrado ao Gmail, mudar de endereço não é exactamente uma coisa fácil.

Eu cada vez uso menos os produtos da Google, mas quanto ao Gmail, é complicado encontrar melhor. Já tentei outros serviços, mas nunca encontrei um tão bom e tão robusto como o gmail. But, ​don’t be evil, right? :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Outro problema é o desconhecimento de outros serviços para além do gmail, hotmail e poucos mais. Todo o pessoal que conheço tem o seu mail com uma destas duas opções do mercado. Onde estão as outras? ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Outro problema é o desconhecimento de outros serviços para além do gmail, hotmail e poucos mais. Todo o pessoal que conheço tem o seu mail com uma destas duas opções do mercado. Onde estão as outras? ;)

http://lmgtfy.com/?q=free+email+services

:P

No entanto, verdade seja dita, não são assim tantos como isso.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

http://lmgtfy.com/?q=free+email+services

:P

No entanto, verdade seja dita, não são assim tantos como isso.

Pois, eu sei de outros serviços... Mas a maioria do pessoal não se lembra de fazer o que tu fizeste, pois pensam que, tal como só existe Windows ou Mac, e tal como só existe Internet Explorer, também só há gmail e hotmail, pelo que nunca na vida pensam em fazer tal pesquisa. E mesmo que informemos destas coisas, insistem em não querer saber mais... :D

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.