Ir para o conteúdo
thoga31

[Resolvido] Processos task* consomem Internet a taxas astronómicas

Mensagens Recomendadas

thoga31

Olá, pessoal.

Ando aqui num dilema com o meu computador e a Internet.

Estou neste momento em férias e ando com a minha internet móvel (uma pen), e desde o início de Agosto, mais coisa menos coisa, que reparei que tem havido um gasto astronómico de Internet. Não me teria apercebido não fossem os registos dos primeiros 7 dias do mês dizerem-me que já tinha gasto quase 50% do plafond mensal.

Tenho andado a investigar o assunto, e sempre que me conecto à Internet inicia-se uma taxa de download altíssima que é até incomum para esta pen - recorrendo ao netstat fui ver que processos estavam a exigir conexões à rede e fui desligando os processos ou alterar-lhes as propriedades - desactivei a sincronização automática da Dropbox, desactivei a actualização automática das definições do antivírus, entre outros. E ainda assim o gasto era o mesmo.

Tive de me virar para os processos aos quais não pensaria serem os responsáveis: taskeng, taskhost e taskhostex (e uma vez o WWAHost). Portanto, quando me ligo à Internet estes três processos iniciam e, quando os forço a terminar, o download termina e volta tudo ao normal.

Segundo investiguei há vírus que simulam estes nomes, mas a origem destes processos todos está na System32 e não noutro directório qualquer.

E é aqui que chego ao ponto em que não consegui ainda encontrar informação útil acerca deste problema que estou a ter por esses cantos da Internet.

Como poderei eu detectar o porquê destes gastos incríveis de Internet e como poderei resolver esta situação? É que, parecendo que não, enquanto tento terminar os processos (de vez em quando eles reiniciam) acabo por gastar 30 MB em nada, e 30*30=900 MB num mês para esta brincadeira. O meu plafond é de 2GB, e era suposto eu usar os 2 GB para mim, e não metade deles em algo que nem sequer sei o que é nem porque é.

Cumprimentos,

thoga31 ;)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

@Rui Carlos, agradeço-te as dicas, mas por alguma razão as definições estão bloqueadas e não consigo de maneira nenhuma alterar as definições. Nem sequer tenho permissão para parar o serviço, mesmo em modo de administrador.

Também acho estranho os processos consumirem tanta net - hoje gastou à partida cerca de 49 MB, e depois parou. Houve um dia que foi 200 MB. Sinceramente não entendo, é a primeira vez que estes processos estão a ter este comportamento.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Carlos

Tendo em conta a função desse processo, acho que não faz sentido gastar net.

Podes também tentar encerrar o processo no gestor de tarefas, e ver o que é que acontece (convém é que não estejas a fazer nada crítico na altura).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Eu costumo encerrar de imediato os processos mal ligo à net, já me habituei a abrir o Gestor de Tarefas antes de ligar o modem :D

Aliás, foi desta forma que descobri que eram estes os processos a consumir. E de facto é estranho, supostamente eles não deviam consumir net... :confused:

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nelsonr

Não dá para entrar em safe mode com rede?

Ou então corre o msconfig e verifica o que está a ser executado no arranque, ver se há alguma coisa suspeita

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Já corri o Avast, o Windows Defender e o Spybot, nenhum deles encontrou o que quer que fosse.

No msconfig não encontro nada de suspeito, apenas uma tonelada de serviços da Microsoft e meia dúzia de outros serviços perfeitamente normais, excepto um que suspeito saber o que é - "UI Assistant Service", penso que seja da banda larga, mas não tenho a certeza. O programa que gere a banda larga é o "UImain.exe", portanto estou a fazer esta associação.

Isto é mesmo muito estranho... agora venho a um café da terra que tem wi-fi, e constato que há sempre um gasto inicial de Internet - hoje foi de cerca de 90MB.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Se é um gasto inicial, isso pode estar relacionado com os updates do sistema e do anti-vírus ou outro software que tenha updates automáticos (se bem que 90MB me parece um pouco exagerado).

desactivei a sincronização automática da Dropbox, desactivei a actualização automática das definições do antivírus, entre outros. E ainda assim o gasto era o mesmo.

Além disso, o Windows Update não tem as actualizações automática ligadas, ele apenas me avisa de novas actualizações e eu escolho quais instalo e quando instalo. E sim, isto não consome 90MB.

Não são actualizações nem nada que se pareça. Até os tiles do ecrã Iniciar estão desligados (excepto o Correio).

O que comprova que são estes processos task* é simplesmente isto: quando me ligo à Internet há a tal taxa de download, e quando termino estes processos este download termina de imediato. Se encerrar os processos logo a seguir a ligar à net, este download só ocorre por uns 5~10 segundos (o tempo de confirmar os pedidos de encerramento dos processos). Mais, se desligar a net e voltar a ligar, estes processos arrancam mal a conexão é feita.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
programadorvb6

Olá thoga31.

O que descreves tem todo o aspecto de sere vitima de um programa RAT ( Server).

Nota: Não adianta correres software anti-malware etc.. visto serem desenhados sobre arquitetura FUD.

Editado por programadorvb6

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Supostamente esses programas deveriam estar em contacto constante com o PC, suponho? Mas se eu termino os processos task*, o contacto termina. E se eu deixar correr os processos, eles acabam por deixar de consumir Internet passado algum tempo e tudo volta ao normal (podem gastar 40, 90 ou 150 MB, mas lá param - eu é que não tenho plafond para isto todos os dias, gastava tudo numa semana e meia).

Um programa RAD não deveria estar sempre a comunicar, mesmo com taxas baixas de upload/download, em vez de parar por completo e só fazer a conexão quando arranco?

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
programadorvb6

Olá thoga31

Dependendo do server (RAT) instalado e a configuração efetuada por quem criou.

Editado por programadorvb6

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Eu de qualquer das formas vou formatar o PC em breve. Depois digo se a sede por internet normalizou ;)

Obrigado a todos.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.