Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

gregoriolima

Problemas com a compilação do programa

Mensagens Recomendadas

gregoriolima

Estou com um problema na hora de compilar o meu código, ele está perfeito, foi feito em sala de aula.

Recentemente, eu instalei o linux Ubuntu, sei que tenho que instala as bibliotecas do opengl, principalmente a mesa 3d, que estou com dificuldades para instala-las....

Embora tenha instalado várias bibliotecas, o mesmo erro persiste:

gcc -o teste1 teste1.cpp -lGL -lglut -lglu

teste1.cpp:7:21: erro fatal: gl/gl.h: Arquivo ou diretório não encontrado

compilação terminada.

Alguém pode me ajudar?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gregoriolima

Manolo, esse erro que eu postei acima, foi corrigido, mas agora apareceu outro... que eu não entendi

gregorioborges@ubuntu:~/Documentos/CG$ gcc -o teste1 teste1.cpp -lGL -lglut -lGLU

/usr/bin/ld: /tmp/ccDAeFio.o: referência indefinida ao símbolo '__gxx_personality_v0@@CXXABI_1.3'

/usr/bin/ld: nota: '__gxx_personality_v0@@CXXABI_1.3' é definido em DSO /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6 então tente adicioná-lo à linha de comando do vinculador

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6: could not read symbols: Operação inválida

collect2: erro: ld returned 1 exit status

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Fabiana Pereira

Como você conseguiu resolver, estou com o mesmo erro.

On 12/08/2013 at 11:43 PM, gregoriolima said:

Manolo, esse erro que eu postei acima, foi corrigido, mas agora apareceu outro... que eu não entendi

gregorioborges@ubuntu:~/Documentos/CG$ gcc -o teste1 teste1.cpp -lGL -lglut -lGLU

/usr/bin/ld: /tmp/ccDAeFio.o: referência indefinida ao símbolo '__gxx_personality_v0@@CXXABI_1.3'

/usr/bin/ld: nota: '__gxx_personality_v0@@CXXABI_1.3' é definido em DSO /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6 então tente adicioná-lo à linha de comando do vinculador

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libstdc++.so.6: could not read symbols: Operação inválida

collect2: erro: ld returned 1 exit status

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

estás a usar usar código c++ e a compilar com o gcc e não com o g++

nota que quando digo que estás a usar código c++ não quer dizer que seja o teu, mas sim um header c++ qualquer

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.