Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hercles

Probabilidade em várias tentativas

Mensagens Recomendadas

Hercles

Um credor está a procura de João e a probabilidade de encontrá-lo em casa é de 0,4. Qual a probabilidade do credor encontrá-lo uma vez em casa, fazendo 5 tentativas?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

Bom o credor só tem duas possibilidade, o joão está ou não está. como temos 5 tentatativa ... creio que seria algo do tipo 5/1 ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Se a tua resposta seria 5, ela está errada porque uma probabilidade tem que ser um número entre 0 e 1 (0 - quase impossibilidade, 1 - quase certeza).

Podes dizer-me quais são as tuas bases em probabilidades, e qual é a motivação da pergunta que estás a fazer, para ver se consigo ajudar-te mais facilmente?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

0 (zero) significa impossível e 1 significa que é certo. Certamente que o resultado está entre esses dois valores.

Podes considerar que existem 5 casos: 3 de o João não estar em casa (3/5 = 0.6), 2 de estar (2/5 = 0.4). Significa que, nas 5 tentativas tens 25 casos, dos quais só não te interessa que aconteçam 3.

Editado por KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Sim, a "fórmula" que tens que usar é a da distribuição binomial: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_binomial

O número de vezes que o credor encontra o João em 5 tentativas é dado pela variável X ~ Bin(n = 5, p = 0.4).

Mais precisamente, e assumindo que "a probabilidade do credor encontrá-lo uma vez em casa" se refere à probabilidade de o encontrar pelo menos uma vez em 5 tentativas, este evento é a negação de "nunca o encontrar em 5 tentativas", e como tal a sua probabilidade é 1 - p(X = 0).

Se analisares a fórmula vais reparar que p(X = 0) se reduz a 0.6 ^ 5. Em alguns casos particulares, como calcular a probabilidade de nunca encontrar o João, ou de o encontrar sempre, a distribuição binomial reduz-se ao produto das probabilidades dos eventos independentes (que é uma potência, porque a probabilidade de cada evento é a mesma).

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

Essa seria a probabilidade de tentar 5 vezes e encontrar o João exactamente uma vez, sim - um evento diferente daquele que eu estava a considerar no post acima.

Editado por pedrosorio

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

MAS NÃO ESTA CERTO? Um credor está a procura de João e a probabilidade de encontrá-lo em casa é de 0,4. Qual a probabilidade do credor encontrá-lo uma vez em casa, fazendo 5 tentativas? 0,2592

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

Se a tua resposta seria 5, ela está errada porque uma probabilidade tem que ser um número entre 0 e 1 (0 - quase impossibilidade, 1 - quase certeza).

Podes dizer-me quais são as tuas bases em probabilidades, e qual é a motivação da pergunta que estás a fazer, para ver se consigo ajudar-te mais facilmente?

digitei errado a é 1/5

0 (zero) significa impossível e 1 significa que é certo. Certamente que o resultado está entre esses dois valores.

Podes considerar que existem 5 casos: 3 de o João não estar em casa (3/5 = 0.6), 2 de estar (2/5 = 0.4). Significa que, nas 5 tentativas tens 25 casos, dos quais só não te interessa que aconteçam 3.

poderia ser ao contrario tambem, não? 3 caso de ele está em casa e 2 dele não está. nao?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrosorio

MAS NÃO ESTA CERTO? Um credor está a procura de João e a probabilidade de encontrá-lo em casa é de 0,4. Qual a probabilidade do credor encontrá-lo uma vez em casa, fazendo 5 tentativas? 0,2592

Sim. Se um credor fizer 5 visitas a casa do João e mesmo depois de o encontrar (por exemplo na 2ª vez) continuar a ir lá até à 5ª vez (para beber um cafézinho quiçá?) a resposta correcta é essa. Pode ser essa a pergunta desejada, o que só me leva a pensar que quem fez esse enunciado estava mais interessado em escrever algo para te obrigar a usar a distribuição binomial do que em fazer-te pensar.

No contexto da pergunta, faria muito mais sentido para mim que fosse algo do género "qual é a probabilidade do credor encontrar o João, sabendo que vai fazer um máximo de 5 tentativas até o encontrar". Essa probabilidade é calculada como indiquei acima e é aproximadamente ~0.92

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

Bom vou primeiro aprender o portugues de portugal, acho melhor... Mas obrigado mesmo assim pelas tentativas, eu realmento não sei nada de probabilidade e estatistica

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.