Ir para o conteúdo
Hercles

As variavies nos escopo desejado... Aguém pode passa um informação de como funciona isto?

Mensagens Recomendadas

Hercles

As variavies nos escopo desejado... Aguém pode passa um informação de como funciona isto?

Variável com escopo de procedure...

Variável com escopo de formulário...

Variável com escopo de unidade...

Variável com escopo de aplicação...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

O escopo é a área do programa onde as variáveis são relevantes e à qual pertencem...

Por exemplo, as de aplicação são variáveis globais do programa principal, assim como as de procedimento são as vulgares variáveis locais.

As de Unit são variáveis globais de uma determinada unidade.

As de formulário não sei bem a que te referes, mas possivelmente são as variáveis de classes, entre as quais, as forms.

A nível prático, só podes usar variáveis do teu escopo actual ou dos seus ascendentes.

Por exemplo, dentro de um determinado procedimento, podes usar as variáveis locais desse procedimento, ou as globais da Unit a que pertence o dito.

Não podes usar variáveis de outro procedimento, ou de outra Unit (a não ser que a referencies na cláusula uses).

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Ja te responderam a isso no outro topico.

Basta adicionar a unit1 às units 2 e 3?

Caso tal obrigue a referencias cruzadas (caso a unit 2 ou 3 já sejam chamadas pela 1), mete-se a unit1 na clausula uses da secção implementation da unit 2 ou 3.

De qualquer maneira, isto deve ser evitado. Este tipo de programação é uma das grandes causas de problemas dos iniciantes, que são quem mais usa e abusa de variaveis de escopo alargado!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

É que da pra manipular os dados dos formulário só utilizando as TEdit (caixas). Ai eu não sei o que é o certo, parece não tem necessiade de declarar variavel

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

O certo é gastar o mínimo de recursos sem por em causa a estabilidade e performance do programa.

Dito isto, os TEdit agem como variáveis de escopo alargado, pelo que neste contexto, servem perfeitamente sem necessidade de variaveis globais.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Hercles

valeu!!!! ah!!!! instalei o Xubuntu 32. O 64 não consegui a instalação do Lazarus completo e achei o 32 melhor do que o 64 mais rápido. Show de bola o Xubuntu.

Editado por Hercles

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Só uma nota: não digam "escopo", é bastante preferível utilizar os nomes ingleses destes conceitos e não os traduzir. Aliás, muitos deles não devem sequer ser traduzidos.

Estamos portanto a falar do scope em que as variáveis se integram, e não no "escopo". ;)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.